Resenha: A Escolhida, Lois Lowry 3
Resenhas

Resenha: A Escolhida, Lois Lowry

O conhecimento ainda é algo importante na continuação de O Doador de Memórias, embora não tenha conseguido chegar no mesmo nível que seu antecessor.

Em A Escolhida não voltamos a reencontrar os personagens do primeiro livro. Jonas e Gabriel ainda estão perdidos e não sabemos o que aconteceu com eles. Nessa continuação, somos apresentados a um novo vilarejo e no poder que existe nas mãos dos artistas.

Parte de mim sentiu uma certa dificuldade em entrar na história por não ter Jonas ou qualquer indício do mundo que fomos apresentado no primeiro volume. Nunca imaginei que pudesse existir um vilarejo assim no mundo do Doador, tão cruel e duro. Eu achava que os outros vilarejos seguiriam regras parecidas do de Jonas, mas o de Kira se livra das pessoas que para eles são inúteis. A garota quase foi levada pela sua perna deformada, mas logo o Conselho dos Guardiões descobre que precisa dos seus dons.1

Eu achei muito interessante o modo como o conhecimento foi introduzido nesse livro, como pertencendo aos artistas que tinham o poder de mudar o mundo. Kira, Thomas e Jo formaram um trio divertido de se acompanhar e você começa a gostar deles, embora você precise de um bom tempo para isso.

É como eu disse no começo da resenha, o livro não consegue trazer a mesma sensação de O Doador de Memórias. A história de Jonas é tão tocante e sensível, que você se vê imerso nas ideias complexas que ela traz. Infelizmente, você só sente um pouco disso no final da continuação.

O final realmente me fez querer mais desse mundo e estou muito feliz que o terceiro livro vai seguir o Matt, que foi de longe meu personagem favorito. Depois da grande revelação que a autora Lois Lowry trouxe, ela pode muito bem conectar todos os pontos perdidos no próximo livro. 

Mesmo com problemas, A Escolhida consegue trazer uma distopia mais tocante, algo que não vemos em séries famosas do gênero como Maze Runner, Jogos Vorazes e Divergente.

Imagem via Palácio de Livros. 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: A Escolhida, Lois Lowry 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.