Antes de começar essa resenha, devo adiantar que gosto muito do Rick Riordan e não irei medir elogios para descrever o terceiro e último livro da série "As Crônicas dos Kane".

Título: As Crônicas dos Kane #3

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 343

Resenha por: Guilherme Cepeda

Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre o Kane tem somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar. Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.
AVISO
 

"Esta é a transcrição de um arquivo de áudio. Carter e Sadie Kane já me mandaram outras duas gravações, que eu transcrevi nos livros A pirâmide vermelha e O trono de fogo. Sinto-me honrado com a confiança dos Kane, mas preciso avisar que este terceiro relato é o mais perturbador até agora. O áudio chegou à minha casa em uma caixa chamuscada e esburacada com marcas de garras e dentes que o zoólogo municipal não conseguiu identificar. Não fossem os hieró-glifos protetores do lado de fora, duvido que a caixa tivesse sobrevivido à jornada.

Continue lendo e você vai entender o porquê."
 

Em “A Sombra da Serpente” o autor trabalhou os seus maiores atributos, que dentre elas foram: Criar uma história cativante com base na mitologia, desenvolver os personagens junto com a história, mostrar algumas lições de vida no decorrer das “tarefas” e por ultimo, mas não menos importante, dar uma verdadeira aula de história.


Rick Riordan trouxe um enredo interessante para esse livro. Quem acompanha essa série, sabe que desde o começo os irmãos Kane lutam contra as forças de Apófis, um ser que ameaça engolir o sol e jogar o mundo no eterno caos e escuridão. Vou me conter em detalhes sobre a história para não revelar nenhum ponto chave do livro, e confesso que essa é a resenha mais intrigante que eu já fiz dessa série. Qualquer detalhe a mais que eu revelar vai acabar com a graça da trama, portando vou destacar na narrativa, os personagens e afins.

As histórias do Tio Rick são feitas para serem “devoradas”, sim, isso mesmo, devoradas, e em questão de horas. Nunca consigo largar os livros dele ante de terminar. Sadie e Carter deixaram as diferenças de lado e estão mais unidos do que nunca. A narrativa desse livro é eletrizante ao ponto de que prende o leitor até a última página. Mas, muitos personagens e batalhas são narradas consecutivamente, então, cuidado para não se perder no meio do caminho. Os personagens secundários ganharam destaque nesse livro, Anúbis, Zia e até alguns Deuses ganharam papeis importantes e ações cômicas no decorrer da historia. 

Tenho certeza de que vou me arrepender do que vou falar, e de que Carter jamais vai me deixar esquecer, mas a realidade é que eu contava com meu irmão desde nossa mudança para a Casa do Brooklyn. Eu passei a depender de sua força. Confiava que ele sempre tomaria as decisões certas, mesmo quando ele não acreditasse em si mesmo. ao descobrir seu nome secreto, eu vi uma característica muito clara entretecida em sua personalidade: liderança. Pág. 283

O livro é um presente para os fãs, e acredito que a maioria vai ficar satisfeito com o desfecho dessa trilogia. Lembro até hoje de uma citação que usei para descrever "A Pirâmide Vermelha": um livro cheio de mistério, magia e muita aventura. Leia e viaje pelo mundo em busca dos milenares segredos egípcios contados de maneira eletrizante pelo Tio Rick.

Até mais Irmãos Kane! Foi bom passar esses anos com vocês.

Deixe sua opinião aqui :)

Sem mais artigos