Resenha: A Sombra da Serpente, de Rick Riordan 5
Resenhas

Resenha: A Sombra da Serpente, de Rick Riordan

Antes de começar essa resenha, devo adiantar que gosto muito do Rick Riordan e não irei medir elogios para descrever o terceiro e último livro da série "As Crônicas dos Kane".

Resenha: A Sombra da Serpente, de Rick Riordan 6

Título: As Crônicas dos Kane #3

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 343

Resenha por: Guilherme Cepeda

Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre o Kane tem somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar. Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.
AVISO
 

"Esta é a transcrição de um arquivo de áudio. Carter e Sadie Kane já me mandaram outras duas gravações, que eu transcrevi nos livros A pirâmide vermelha e O trono de fogo. Sinto-me honrado com a confiança dos Kane, mas preciso avisar que este terceiro relato é o mais perturbador até agora. O áudio chegou à minha casa em uma caixa chamuscada e esburacada com marcas de garras e dentes que o zoólogo municipal não conseguiu identificar. Não fossem os hieró-glifos protetores do lado de fora, duvido que a caixa tivesse sobrevivido à jornada.

Continue lendo e você vai entender o porquê."
 

Em “A Sombra da Serpente” o autor trabalhou os seus maiores atributos, que dentre elas foram: Criar uma história cativante com base na mitologia, desenvolver os personagens junto com a história, mostrar algumas lições de vida no decorrer das “tarefas” e por ultimo, mas não menos importante, dar uma verdadeira aula de história.

Rick Riordan trouxe um enredo interessante para esse livro. Quem acompanha essa série, sabe que desde o começo os irmãos Kane lutam contra as forças de Apófis, um ser que ameaça engolir o sol e jogar o mundo no eterno caos e escuridão. Vou me conter em detalhes sobre a história para não revelar nenhum ponto chave do livro, e confesso que essa é a resenha mais intrigante que eu já fiz dessa série. Qualquer detalhe a mais que eu revelar vai acabar com a graça da trama, portando vou destacar na narrativa, os personagens e afins.

As histórias do Tio Rick são feitas para serem “devoradas”, sim, isso mesmo, devoradas, e em questão de horas. Nunca consigo largar os livros dele ante de terminar. Sadie e Carter deixaram as diferenças de lado e estão mais unidos do que nunca. A narrativa desse livro é eletrizante ao ponto de que prende o leitor até a última página. Mas, muitos personagens e batalhas são narradas consecutivamente, então, cuidado para não se perder no meio do caminho. Os personagens secundários ganharam destaque nesse livro, Anúbis, Zia e até alguns Deuses ganharam papeis importantes e ações cômicas no decorrer da historia. 

Tenho certeza de que vou me arrepender do que vou falar, e de que Carter jamais vai me deixar esquecer, mas a realidade é que eu contava com meu irmão desde nossa mudança para a Casa do Brooklyn. Eu passei a depender de sua força. Confiava que ele sempre tomaria as decisões certas, mesmo quando ele não acreditasse em si mesmo. ao descobrir seu nome secreto, eu vi uma característica muito clara entretecida em sua personalidade: liderança. Pág. 283

O livro é um presente para os fãs, e acredito que a maioria vai ficar satisfeito com o desfecho dessa trilogia. Lembro até hoje de uma citação que usei para descrever "A Pirâmide Vermelha": um livro cheio de mistério, magia e muita aventura. Leia e viaje pelo mundo em busca dos milenares segredos egípcios contados de maneira eletrizante pelo Tio Rick.

Até mais Irmãos Kane! Foi bom passar esses anos com vocês.

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: A Sombra da Serpente, de Rick Riordan 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

54 Comments

  1. Depois dessa resenha , tenho que começar a ler imediatamente o primeiro que faz um ano que eu comprei e está lá me esperando !

    1. RUN Ma o/
      Tanto livro que eu falo pra você correr pra ler kkkkkkkkkkkk
      Mas Tio Rick é tipo TOP na lista \o\
      Quando ler APV me fala o que você achou ^^

      Abraços

  2. Olha, sou fã da série Percy Jackson e Os Olimpianos, também de Os Heróis do Olimpo, e alguns outros livros do Tio Rick, mais ainda não comecei As Crônicas dos Kane! Sua resenha me convenceu e eu vou correr pra comprar a trilogia, e já que se trata de Riordan, creio que não vou me decepcionar!

  3. Quero muuuito ler , ainda mais depois dessa resenha. Sempre ótimas as resenhas. Beijo.

  4. É uma pena que o Riordan tenha feito essa saga tão pequena. Sou fã dele desde que comecei a ler Percy Jackson, espero mesmo que o desfecho seja tão bom quanto o resto da saga, quero ver o Carter pegando a Zia ;D

  5. Já li o final, e você transmitiu muito bem tudo que se precisa para deixar alguém com vontade de ler a saga! Vi muitos criticarem que houve um investimento muito grande no romance e menos na ação, mas acho que foi suficiente. Recomendo!!

  6. Super ansioso pra ler ele. Amei os dois primeiros, Mitologia Egípcia é linda.
    Só fiquei chateado pelo fim da série, acho que teria muito mais coisa pra se explorar.
    Espero outros do Tio Rick envolvendo mitologia egípcia
    My recent post temporary-expression:

    Melody Malone

  7. Rick Riordian é simplesmente o cara viu, as aventuras dele te fazem viajar longe demais! Muito boa a resenha, o livro é supremo!

  8. Adoro os livros de Tio Rick!! Ainda não li essa série, mas com ctz deve ser tão fantástica quanto todas que ele escreve *__* Principalmente por ser de Mitologia Egípicia.. nossa, não tem tema mais perfeito!

  9. Achei que a saga seria maior :O tenho os dois primeiros mas ainda não li, mas pretendo ler muito em breve!

  10. Me apaixonei pelos livros do Rick quando li Percy Jackson, porque sou adoro mitologia e ele escreve de forma envolvente. já comprei os dois primeiros livros da série mas ainda não os li, quero ter o s tres para quando começar poder ler até o fim sem pausa.. mas estou super ansiosa pra conhecer a historia de Sadie e Carter e ver qual foi o final que Rick escolheu para esses dois jovens heróis.

  11. li apenas percy jackson e os olimpianos, mas pretendo muito ler os outros livros do Rick! ótima resenha!

  12. Cara, essa série é demais! Mais uma vez Tio Rick mostra porque está entre os melhores.
    Pena que ela já acabou.. Sadie e Carter vão deixar muitas saudades!
    Espero que produzam logo os filmes..
    Bela resenha!
    @DavidLBromsson

  13. Parece ser um excelente livro, morrendo de vontade de ler aki!!

  14. Ainda não li o primeiro, mas fiquei com muita vontade depois dessa resenha.

  15. Me apaixonei pela história apenas com as primeiras frases da resenha… não conheço as obras dele, vo providenciar já!

  16. Não sei o que esperar de Serpent's Shadow. Red Pyramid foi horrível, mas Throne of Fire foi excelente, mas não a ponto de me tornar fã da série. Confesso que só tenho motivos para ler Serpent's Shadow: um, porque é um livro do Rick Riordan; dois, porque é o último livro da série, então, como eu já tenho os dois primeiros, não vou morrer se comprar o terceiro.

  17. Amo livros baseados em mitologia, estou extremamente curiosa pra ler esse *_*

  18. Essa resenha me deixou super ansiosa para começar a ler logo *-*

  19. Como eu tinha te dito no twitter to lendo A Pirâmide vermelha! To na metade do livro e amando cada página fico me controlando para não ler tudo de uma vez, pois apesar de ter o segundo livro ainda não tenho o terceiro e sei que vou me desesperar para ler qd terminar assim como era com Percy Jackson
    aiai adorei a resenha fiquei com medo de ler e ver spoilers FATO mas li e gostei bastante Parabéns! :*

  20. Eu também achei que a série fosse ser maior, sabe? Eu estou gostando muito e achei bem original a história ser uma transcrição de um audio… ideia bem legal! Estou quase na metade do livro e estou gostando muito. Apesar de eu adorar história egípcia, por incrível que pareça, ainda gosto mais dos livros com mitologia greco-romana
    My recent post Qual foi o primeiro livro que você leu (ou leram pra você)?

  21. Eu li os dois primeiros e quero muuuuuuuito ler esse. ;; quero ver como tudo vai terminar.

  22. Gostaria de ler outros livros do Rick Riordan, afinal só li Percy Jackson e os Olimpianos, mas é difícil de encontrar livros novos aqui. Nunca imaginei que o Tio Rick fosse escrever sobre a cultura egípcia, foi uma surpresa pra mim.

  23. Adoro os livros de Rick Riordan a escrita dele é otima e essa serie é realmente muito boa adoro as discursões de Carter e Sadie que não são poucas e este ultimo tem recebido bons elogios.

  24. Estou lendo A Pirâmide Vermelha e estou fascinada pelo livro!! Não vejo a hora de ler o resto da série. Já pedi de amigo secreto na empresa o terceiro kkkkk Gotta love Rick Riordan

  25. Eu não li a resenha pra evitar Spoiler, porque to lendo a piramide vermelha, mas parece ótimo!!
    Luís Eduardo Partichelli Potrich
    Lexus
    @blogexlibris

  26. Adoro os irmãos Kane. Sadie tem sacadas ótimas, e Carter? Uma mistura linda de irmão e líder generoso. (é o que eu acho ok?) Quero muito ter o encerramento da saga na minha coleção.

  27. Como está na resenhas as histórias do Tio Rick são realmente feitas para serem devoradas *—* fascinante!

  28. Ótima resenha (:
    Lucas T. Costa, tb' achei q a saga ia ser maior, achei q ia ter 5 livros igual PJO e HDO
    My recent post Geente, poderiam postar quem é você alasca? e o apanhador no campo de centeio, pfvrrrr! bjs

  29. Ótima resenha (:
    Lucas T. Costa, tb' achei q ia ser maior, achei q ia ter 5 livros igual PJO e HDO

  30. Eu to esperando esse livro a seculos já li os outros dois e a demora me deixou com mais vontade ler!!

  31. Nossa sua resenha está muito bem redigida,li os anteriores, e depois deste post fiquei com mais curiosidade para ler A Sombra da Serpente.
    Porque Tio Rick nos encanta e surpreende com mais uma obra incrível que vai explorar com tanta paixão, veracidade e emoção a mitologia fascinante do Egito. Com elementos: mundo da magia,deuses,hieróglifos,as viagens fantásticas para outra dimensão, conseguem transportar o leitor para esse mundo e aguçar a imaginação acompanhando os irmãos Kane, Sadie e Carter, desde que iniciaram sua jornada como magos da casa da vida, em suas aventuras até este momento.

  32. Ain, gosto tanto do tio Rick *-* Tô ansiosa para conhecer o desfecho dessa série, mas ao mesmo tempo não terminar. Gosto tanto dessa história, dos personagens.

  33. Já li essa as Crônicas dos Kane além é claro de Percy Jackson, como sempre Rick é maravilhoso, suas histórias são envolventes, as vezes um pouco confuso por causa da mitologia, com seus nomes diferentes. Mas o leitor é compensado com muita aventura, magia e algumas rizadas. Tiu Rick espero ansiosa pela próxima série, saga, crônica ,enfim, do que sua bela imaginação criar.

  34. Mesmo concorrendo à promoção não resisti e comprei o livro. Também, depois dessa resenha você quase me matou de curiosidade, Guilherme.

    Beijos!
    My recent post Séries: Estou amando Once Upon A Time

  35. Não vejo a hora de terminar o trono de fogo e começar a sombra da serpente! que eu espero ou ganhar na promoção ou de natal! hahahahahahaha *_*

  36. Cara, essa série é demais! Mais uma vez Tio Rick mostra porque está entre os melhores.
    Pena que ela já acabou.. Sadie e Carter vão deixar muitas saudades!
    Espero que produzam logo os filmes..
    Bela resenha!

  37. Mitologia egípcia é o que há.

  38. Não li nenhum livro dessa série, mas espero começar logo, porque eu acho que são ótimos livros, bem escritos e muito trabalhados, que pela capa já dão um gostinho de querer ler.
    Amei a resenha!

  39. Eu preciso desse livro çç Tenho o trono de fogo e eu estou amando ler! É realmente incrível e os personagens são ótimos!! Porém ainda preciso comprar a piramide vermelha, porque quando comprei o trono de fogo eu não tinha visto que era parte de uma coleção.. Amei a resenha, bj :*

  40. Nossa fiquei emplogada para ler essa trilogia, visto que seu post estás cheio de mistério…

  41. Essa saga parece muito boa, estou com muita vontade de ler *-*

  42. pronto, com uma resenha dessas eu quero mais ainda ler um livro q ja tava na minha wish list desde que li a piramide vermelha ano passado XD

  43. Eu amo essa serie… eu amei os dois ultimos ( a piramide , e o trono ) não acredito que esse vai ser o ultimo. Já vi que vou ficar numa daquelas ressacas literárias tristes
    My recent post Tormenta – A sequência de Fallen

  44. Ainda não li os livros dessa série, mas sua resenha estimule-me a não perder mais tempo até porque o tema da mitologia egípcia parece ser muito bem trabalhado.

  45. Eu amo essa coisa de "arquivo em áudio" e tal o
    Já li todos os livros antes desse e estou doida para descobrir o desfecho… Bem, é uma pena mais uma ótima saga acabar…

  46. Apesar de o Rick Riordan ser bastante aclamado, ainda não li nenhum livro dele. Gosto bastante de livros desse gênero que ele escreve, e creio que as histórias dele devem ser muito boas. Pretento começar a ler tudo dele em breve.

    @_Dom_Dom

  47. Por incrível que pareça ainda não li nenhum livro do tio Rick. Mas como você disse que é um livro para se devorar com certeza vou começar a ler.

  48. É impossível não estar ansiosa pra ler ASS. Tem tanta coisa pelo meio, né Sadie? auhsuasha PS: Doninhas estão doentes hahaha

  49. Já li o primeiro e gostei muito , acabei de comprar o segundo e o terceiro e tenho certeza de que vou gostar também, principalmente deste. Além do mais , a capa dele é incrível!!!

  50. Os livros do Rick são incríveis, esses também não deixam de ser, ele é um ótimo escritor e sempre surpreende a todos 😀

Leave a reply