E se ao invés de descobrir que você é filho de um deus grego ou de uma família de bruxos, seu pai fosse uma criatura mistica do folclore brasileiro?

 O Oitavo Vilarejo é o primeiro livro da série As Aventuras de Tibor Lobato sobre um garoto órfão que, junto de sua irmã mais velha, vai para a casa de sua avó no interior. Um lugar dividido por vários vilarejos e que recebe visitas estranhas na época da quaresma.

Primeiramente tenho que dizer como eu gostei da história. Esse negócio de colocar jovens num lugar afastado da cidade e os fazes descobrir um mundo mágico não é algo novo, mas é como você executa que realmente faz toda a diferença, e acho que posso dizer que tem algo de refrescante em nos levar em uma histórica que já conhecemos com o folclore brasileiro. Quer dizer, Cuca, Mula Sem Cabeça e o Saci-Pererê são coias que já ouvimos antes, mas por algum motivo nunca demos muita importância.

O autor Gustavo Rosseb conseguiu muito bem utilizar esses personagens e nos entregar toda uma magia. A história tem uma narrativa bem gostosa de acompanhar e personagens combinam perfeitamente com a atmosfera. Eu gostei muitos das crianças. TiborSátirRurique. Eles são o trio de protagonista com desejo por aventura e que te divertem muito pelo caminho.

Acho que a maior reclamação que tenho com esse livro seria com certas partes da narrativa. Sim, eu acabei de elogia-la agora pouca. Gustavo realmente criou uma narrativa leve e perfeita para uma fábula mais jovem, que ele criou, o meu problema mesmo foi com a divisão de ponto de vista.

A história é em 3° pessoa e segue o Tibor. Não tem nenhum problema em colocar outro ponto de vista também, muitos autores fazem isso, mas mostrar os pensamentos de outro personagem quando ele próprio não está narrando é um tanto confuso para mim.

Tinha horas que estávamos seguindo o Tibor e do nada ia para sua irmã ou para Rurique. Não sei se é porque estou acostumado com aquela narrativa em que só descobrimos as coisas quando o narrador descobre, mas isso me atrapalhou um pouco.

Mas não dá para diminuir o livro. Ele é bem aventureiro, divertido e perfeito para todos que querem uma boa aventura jovem. Consigo ver muitas crianças descobrindo o quão bom pode ser ler com Tibor Lobato.

E que venha o segundo livro.


» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «

maxresdefault


Resenha: As Aventuras de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo, Gustavo Rosseb
81%Pontuação geral
Capa80%
Enredo 85%
Narrativa 80%
Personagens 80%
Votação do leitor 0 Votos
0%

Deixe sua opinião aqui :)

Sem mais artigos