Resenha: As Aventuras de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo, Gustavo Rosseb 3
Resenhas

Resenha: As Aventuras de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo, Gustavo Rosseb

E se ao invés de descobrir que você é filho de um deus grego ou de uma família de bruxos, seu pai fosse uma criatura mistica do folclore brasileiro?

 O Oitavo Vilarejo é o primeiro livro da série As Aventuras de Tibor Lobato sobre um garoto órfão que, junto de sua irmã mais velha, vai para a casa de sua avó no interior. Um lugar dividido por vários vilarejos e que recebe visitas estranhas na época da quaresma.

Primeiramente tenho que dizer como eu gostei da história. Esse negócio de colocar jovens num lugar afastado da cidade e os fazes descobrir um mundo mágico não é algo novo, mas é como você executa que realmente faz toda a diferença, e acho que posso dizer que tem algo de refrescante em nos levar em uma histórica que já conhecemos com o folclore brasileiro. Quer dizer, Cuca, Mula Sem Cabeça e o Saci-Pererê são coias que já ouvimos antes, mas por algum motivo nunca demos muita importância.

O autor Gustavo Rosseb conseguiu muito bem utilizar esses personagens e nos entregar toda uma magia. A história tem uma narrativa bem gostosa de acompanhar e personagens combinam perfeitamente com a atmosfera. Eu gostei muitos das crianças. TiborSátirRurique. Eles são o trio de protagonista com desejo por aventura e que te divertem muito pelo caminho.

Acho que a maior reclamação que tenho com esse livro seria com certas partes da narrativa. Sim, eu acabei de elogia-la agora pouca. Gustavo realmente criou uma narrativa leve e perfeita para uma fábula mais jovem, que ele criou, o meu problema mesmo foi com a divisão de ponto de vista.

A história é em 3° pessoa e segue o Tibor. Não tem nenhum problema em colocar outro ponto de vista também, muitos autores fazem isso, mas mostrar os pensamentos de outro personagem quando ele próprio não está narrando é um tanto confuso para mim.

Tinha horas que estávamos seguindo o Tibor e do nada ia para sua irmã ou para Rurique. Não sei se é porque estou acostumado com aquela narrativa em que só descobrimos as coisas quando o narrador descobre, mas isso me atrapalhou um pouco.

Mas não dá para diminuir o livro. Ele é bem aventureiro, divertido e perfeito para todos que querem uma boa aventura jovem. Consigo ver muitas crianças descobrindo o quão bom pode ser ler com Tibor Lobato.

E que venha o segundo livro.

maxresdefault

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: As Aventuras de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo, Gustavo Rosseb 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.