Resenha: Bling Ring, de Nancy Jo Sales 3
Resenhas

Resenha: Bling Ring, de Nancy Jo Sales

bling_ring

 

 

 

Bling Ring: A Gangue de Hollywood
Autora: Nancy Jo Sales
Número de páginas: 272
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2013
Compre pelo link

 

 

 

 

 

A obra de Nancy Jo Sales retrata a atual busca pela fama desenfreada onde pessoas ganham os 15 minutos de fama por atos sem sentido ou participam de reality shows como Big Brother e sua cópia mal feita “A Fazenda” e ganham o status de “ex…”, entrando no mundo das “subcelebridades”, mas a gangue de Bling Ring queria mais, eles queriam fazer parte daquele mundo, queriam ser celebridades.

Acho que o que ela queria era ser parte daquele estilo de vida. Quero dizer, o tipo de vida que todos nós queremos ter.

Por meio de depoimentos, entrevistas e argumentos (muitos deles inválidos e generalizados), Nancy Jo Sales narra à história de uma gangue de adolescentes que almejava o mundo das celebridades, o luxo, as roupas caras, acessórios e o modo de vida dos famosos.

Uma pesquisa realizada em 2011 pela ChildFund Alliance (…) revelou que a maioria das crianças em países em desenvolvimento aspirava a se tornar médicos ou professores (…), falavam em melhorar as escolas de seus países e providenciar para que “houvesse mais comida”, enquanto seus colegas do mundo desenvolvido querem crescer para ter o tipo de emprego que os tornará ricos e famosos – atleta profissional, ator, cantor, estilista. Ou, para os menos esforçados, ladrão.

A gangue roubou as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton, Audrina Patridge entre outros, levando o equivalente a três milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex e bolsas da Louis Vuitton. A “Bling Ring” usava as redes sociais para rastrear o paradeiro das celebridades e ver quando a “barra estaria limpa”.

Quem tem conhecimento do ocorrido entre os anos de 2008 e 2009, sabe que a cultura de vida dos adolescentes que vivem no subúrbio de Los Angeles (comparado com a situação econômica do nosso país, seria equivalente a classe B) é diferente do resto do mundo, principalmente pela região que os crimes ocorreram, onde uma parcela das estrelas de Hollywood resolveu se instalar e não se importam com dinheiro, deixando suas residências abertas, carros destrancados com a chave no contato e o luxo são espalhados por toda a parte.

O fator social de Bling Ring está na superexposição das pessoas nas redes sociais, e como os anônimos tiram proveito disso às vezes achando que são amigos das pessoas famosas e que fazem parte de suas vidas, já que acompanham todos os eventos, compras, refeições e tudo o que der na telha das pessoas postarem em suas respectivas redes sociais.

Os jovens foram pegos exatamente por esse fator, além do famoso “boca-a-boca”, onde se gabava para os amigos das suas “conquistas”, parte deles relatavam os acontecimentos no Facebook e postavam fotos dentro da casa das celebridades. Se não fosse por esse fato que a autora deixou de explorar, acredito que o desfecho da história fosse diferente.

Nancy Jo Sales poderia ter aproveitado melhor esse gancho (coisa que retrataram bem no filme) e transformado seu livro em um conteúdo interessante, mas optou por generalizar os adolescentes e usou argumentos que a meu ver mostram o desespero da autora em culpar a A Gangue de Hollywood. Leia o seguinte trecho do livro:

Curiosamente, adolescentes que leem tabloides e assistam programas de TV sobre celebridades como Entertainment Tonight e Access Hollywood são mais propensos a sentirem que um dia também vão se tornar famosos. Garotas e garotos que descrevem a si mesmos como solitários se mostram mais inclinados a concordar com a afirmação: “Meu ídolo favorito faz com que eu me sinta melhor e esqueça todos os meus problemas”.

A autora explora os feitos da chamada “Bling Ring” e as ambições de cada integrante da gangue, mostrando que para eles o ato de invadir a cada dos famosos não era algo errado já que eles tinham demais e não usavam, os jovens costumavam chamar aquilo de “ir às compras”. O fato mais engraçado do livro é a presença da Paris Hilton, que foi “assaltada” várias vezes e não se tocou, só foi descobrir quando os fatos vieram à tona por intermédio de outros famosos.

Recomendo a leitura para quem quiser se aprofundar no mundo das celebridades, e também recomendo o filme, que nesse caso é muito melhor que o livro, salva uma das adaptações que posso comentar isso.

Resenha escrita por Guilherme Cepeda – Burn Book ©


Garanta o seu exemplar de "Bling ring" pelo link, ou clicando nas imagens abaixo. 

saraiva1   submarino1

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Bling Ring, de Nancy Jo Sales 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

41 Comments

  1. Ainda não assisti o filme, só porque quero ler o livro antes. Estou fascinado pela história!

  2. Eu adoro ler e adoro mais ainda a Emma! Quero ler o livro antes de assistir o filme porque Hollywood tem a péssima mania de estragar os livros quando produzem os filmes! rsrsrs

  3. deve ser um livro bem interessante, com mistério e ação, quero muito ler e depois assistir o filme..

  4. Estou com muita vontade de ler esse livro, é uma tema que acho que não tem como não despertar curiosidade (pelo menos em mim rs). Muito surreal o que eles faziam.
    Ah, quero ver o filme também!
    My recent post Eu assisti: Abril Despedaçado, Walter Salles

  5. Fiquei surpresas em saber que tinham duas versões do filme Bling Ring, Uma indie e outra com a Emma Watson. Sinceramente, achei que a indie ficou melhor =/

  6. O filme me deixou muito animado, é um ótimo filme de fato.
    Agora quero muito ler o livro, justamente para me aprofundar nesta questão de celebridades. É um livro que acho que preciso ler.
    Muito legal a resenha!

    My recent post [#OSCAR2013] Resenha "A Hora Mais Escura" , Um Filme Excepcional.

  7. Eu preciso muito ler esse livro…..

  8. Eu jurava que esse livro era tipo um romance, mas não, é meio que um estudo sobre o caso. Algo me diz que deve ser bom ler, até por questões sociais.

  9. Assisti o filme, achei muito incrível o jeito que a personagem da Emma jogou a situação a favor dela.

  10. quero muito ler

  11. Eu quero o livro Bling Ring: a Gangue de Hollywood

  12. Adorei o filme o livro deve ser muito bom quero muito ler

  13. Quero muito ler esse livro, esta entre os meus desejos pra próxima compra!!

  14. Aim quero muito esse livro *——————-*

  15. Bela resenha, resumindo muito bem o conteúdo do livro, abordando pontos relevantes do livro, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.

  16. OMMMMMMG >< ameeeei dmmmms *-* queroo pra miiim ><

  17. Acho a história mediana, mas por intermédio dessa resenha fiquei curiosa para saber como ela (Nancy) irá desenvolver a história desses jovens.

  18. Emma Watson na capa, já quero ler, rs

  19. Bela resenha, abordando pontos relevantes do livro, de forma simples e inteligente, nos dando uma boa noção sobre o enredo, despertando o interesse dos leitores.

  20. Bem curioso e raro isso do filme ser melhor que a obra literária do qual ele foi baseado.
    Eu gosto de livros jornalísticos como esse parece ser, pena que, pelo jeito, a autora não foi tão feliz quanto poderia ter sido.
    Acho que essa história tem mais relevância para os americanos, do que para gente, mas ainda assim é bem interessante.

  21. Eu não assisti o filma, mas confesso q não estou muito animada com o livro… Fiquei bem curiosa com a resenha, mas o livro não me conquistou completamente….

  22. Pra falar a verdade assisti o filme só por causa da Emma k, mas achei a história super interessante. Uma gangue que queria ter um estilo de vida como o da Paris e Lindsay, quem não? uahauha
    quero muito ler o livro

  23. O Livro eu abandonei, não consegui dar sequência na leitura, sabe não me prendeu.
    Mais gostaria muito de assistir ao filme, pelo trailer parece ser bom.
    Beijos, Taty Assis.
    My recent post Culpalist – Filmes para morrer de medo

  24. Estou louca para ver a Emma no filme baseado nesse livro, mas só depois de lê-lo a história parece ser bem original, ansiosa haha

  25. Minha amiga leu e amou…. Tambem quero ler <3

  26. Sempre achei esse livro e o filme muito interessantes. Gosto quando retratam a juventude em sua faceta menos admirável, e com seriedade e profundidade. Eu confesso que me interessei primeiramente por este livro quando vi o filme – quando vi a Emma Watson, pra ser mais preciso. Foi um ótimo e delicioso susto ver que ela faria um tipo diferente de papel. E então quero ler o livro desde então.
    Mas o fato é que muita gente fala bem do livro, e eu estou definitivamente disposto a lê-lo. Além de que, pessoalmente, o fato do Orlando Bloom ser citado já me chama toda a atenção que tenho. *-* #fã xD
    Beijão! Parabéns pela resenha. Está adorável. ^^
    My recent post (À Espera do) Equilíbrio de Freya – crônica.

  27. Gostei o filme, e o jeito que a Emma queria se livrar e dar uma de santinha. Preciso do livro agora!

  28. Vai ser o próximo livro que comprarei.

  29. Eu li o primeiro capítulo disponibilizado pela Intrínseca e gostei bastante do modo jornalístico como a história foi abordada. Quando soube do livro pensei que seria narrado de uma forma diferente, mas gostei da surpresa ao ler a prévia. Ainda quero muito ler a história, pois gosto quando aprofundam em temas interessantes e atuais. Principalmente este que está tão ligado a realidade em que vivemos.

  30. Costumo sempre ler os livros antes de ver filme, vou tentar com esse também!!

  31. Acho legal, baseando em sua resenha, o modo que a escritora retrata a ânsia dos adolescentes de se tornarem famosos, fazendo seja o que for! A parte da Paris Hilton parece ser realmente engraçada hahaha Fiquei curiosa pra ler.
    My recent post Photo

  32. NECESSITO *–*

  33. Li bons comentários sobre esse livro e pelo que li na resenha, parece ser uma boa leitura.

  34. Li este livro nos últimos três dias e ainda vou postar minha resenha. É interessantíssimo, porque eu estava curiosa sobre ele desde que lançaram o filme. Acho que, na verdade, todo mundo gosta de saber como acontece a vida dos famosos e toda adolescente sonha em ter algo que algum deles possui. A maneira com que o livro é narrado é legal por isso, dá pra entender direitinho o que cada um da Bling Ring queria com tais atitudes. Mal posso esperar pra ver o filme!
    My recent post Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

  35. Eu vi o filme eu gostei muito, agora quero ler o livro.

  36. O livro parece bom, fiquei bastante interessada em ler!

  37. Ainda não assisti o filme, só porque quero ler o livro antes. Precisando muito

Leave a reply