Resenha: Cidade dos Anjos Caidos, de Cassandra Clare 5
Resenhas

Resenha: Cidade dos Anjos Caidos, de Cassandra Clare

Resenha: Cidade dos Anjos Caidos, de Cassandra Clare 6 Título: Cidade dos Anjos Caídos

Autora: Cassandra Clare

Editora: Galera

Páginas: 364

Resenha por: Mari
A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

 

Já falei nas resenhas passadas que eu AMO AMO AMO essa série. E quanto mais leio dela, mais quero ler. Sim, eu ando bastante irritada com essas séries enormes, que parecem não ter mais fim, que só enrolam a gente, e que cada ano ganham um livro a mais. Sim, eu também sei que INSTRUMENTOS MORTAIS era para ser uma trilogia e que CLARE fez exatamente o que eu falei acima, mas gente, ela eu tenho que perdoar. Tenho porque a mulher é fantástica! Ela escreve de forma envolvente, explora vários aspectos da personalidade humana, explora vários personagens sobrenaturais e explora vários sentimentos pessoais.CASSANDRINHA (olhem a intimidade) é meu xodozinho, e mesmo que ela resolva escrever mais 20 livros da série eu vou continuar lendo e amando, pois ela SEMPRE tem algo novo a acrescentar, SEMPRE tem um novo aspecto para nos envolver em suas histórias.

 

CIDADE DOS ANJOS CAÍDOS dá um enfoque maior no personagem de Simon e na sua transição para se entender como vampiro. Mesmo sendo vampiro, Simon se mantém fiel a seus amigos e em nenhum momento se sente frustrado por não poder entrar no Instituto. Nesse primeiro volume, que enfoca bastante o personagem,Cassandra explora o lado das relações pessoais dele, o relacionamento com a mãe que está se deteriorando, sua aproximação com as mulheres, sua personalidade bastante sagaz e irônica, etc.

 

Claro que os demais personagens da trama não são esquecidos. Clary continua uma fofa! Ela é forte, determinada, batalhadora. Eu adoro essa menina! E torço muito para que ela tenha uma recaída e volte para o amigo Simon. Eu sei, eu sei, Jace é o astro do livro, mas não o engulo. O garoto é problemático demais! Toda hora ele tem algum “piti”. Dessa vez ele se afasta de Clary sem motivo aparente. Ok, eu sei, depois ele sempre revela ter um motivo, mas mesmo assim, acho Jace completamente exagerado em suas atitudes, em suas reclusões, em seus afastamentos, seus pensamentos, em tudo. Acho sua personalidade demasiada profunda, e que ele complica todas as coisas simples; não sei como Clary o suporta! Haja amor… ¬¬ Enquanto que Simon é leve, alegre, divertido, brincalhão, etc. (Clary, precisamos ter uma conversa séria sobre garotos!)

 

Ok, estou me desviando do enredo do livro. Sorry.

 

Nessa nova trama da Cassandra, Caçadores de Sombras estão morrendo. Não caçadores “normais”, mas aqueles que já fizeram parte da Clave. Cada um deles que morre é deixado perto de um grupo do submundo: fadas, lobisomens, etc, dando a entender que alguém não está satisfeito com o que foi proposto e aceito pela Clave.

 

No meio dessa batalha está Simon, um vampiro diurno, que chama atenção por seu poder de andar à luz do sol e pela marca que carrega em sua testa, feita por Clary. Clary que nesse volume da série se encontra perdida em relação à Jace, que está se afastando dela por algum motivo que ela não sabe qual é e que não consegue fazê-lo falar. Apesar disso, ela se mantém muito bem na relação e em suas convicções. Jamais faz o papel de mocinha frágil e sofredora, pelo contrário, sempre que pode dá uma “cutucada” em Jace, às vezes de forma nada educada (eu AMO essa garota!). 

 

Mas depois de tantos assassinatos, o que os personagens podem fazer é unir forças para desvendá-los e descobrir as razões de eles estarem acontecendo.

 

Esse foi um dos volumes da série que mais me agradaram, apesar de Cassandra dar enfoque aos vampiros, e eu estar enjoada deles, ela o faz com maestria. Cada personagem vampiro é diferente em todos os aspectos. São muitas personalidades exploradas de forma construtiva e envolvente. São muitos os mistérios que cercam CIDADE DOS ANJOS CAÍDOS e um desfecho que JAMAIS consegui imaginar. A forma como a autora liga vidas e personagens (até os de ANJO MECÂNICO) me deixa besta! É um cerebrozinho demasiado criativo o que essa mulher tem. Leiam para compreenderem o que eu digo.

 

Resenha postada originalmente no blog s2 Ler

 

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Cidade dos Anjos Caidos, de Cassandra Clare 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

5 Comments

  1. Estava com receio de ler essa série por ser muito grande. Até trilogias estão me enchendo o saco rs

    Mas, assim como a sua venho lendo várias resenhas falando maravilhas dessa série. Estou muito curiosa para ler!

    Adorei a resenha.

    bj

  2. eu também amooooooo essa sérei, pra você ter uma ideia não aguentei esperar o lançamento e li quase todos eles em inglês kakak, eu gostei bastante desse volume, mas o meu favorito ainda é o cidade de vidro, não sei porque, deve ser porque originalmente era pra ser o fim da serie. A Cassie é minha autora favorita tbm, amo demais as séries dela ^^ Seus personagens são ótimos
    Beijos http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
    My recent post Laço de Incentivo a Leitura

  3. Eu quero ler a série. Tenho lido resenhas e comentários ótimos a respeito dela. A cada leitura de uma resenha vou ficando mais e mais curiosa. Sua resenha está ótima, muito boa mesmo. Bjs.
    My recent post EM TUDO

  4. Nossa a Série de livros Instrumentos Mortais são super interessante,a Cassandra Clare está de parabéns,e as capas são um show à parte,muito curiosa para ler o próximo livro.
    é um livro que você começa a ler e não quer largar até terminar,e fica torcendo pelos personagens,dá pra imaginar até as aventuras, seguindo Clary ,Jace,Simon e oque vai acontecer.

  5. Esse é um dos livros que mais quero ler este ano, adorei sua resenha, ele parece ser muito interessante, já vi várias pessoas que recomendam este livro 😀

Leave a reply