Autora: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 256
Resenha por: Carol
Minha primeira reação ao começar a ler o livro foi: será que é realmente o livro que serviu de base para a série de TV???
As diferenças são absurdas, e a única coisa preservada, praticamente, foi o nome das personagens principais. Mas enfim, a resenha é sobre o livro, e não sobre a série então…
Cassie Blake é uma jovem de 16 anos (ou seria 17? Enfim…) que está passando suas tediosas férias com a mãe na pequena cidade de Cape Cod. Nada na cidade atrai Cassie, principalmente sua ‘amiga’ Portia. Quando finalmente acredita que irá se livrar da cidade e de sua amiga, e voltar para sua casa na California, Cassie descobre que, por causa de uma mudança de planos inesperada, ela e a mãe mudarão para a antiga casa de sua avó, na remota e desconhecida New Salem.
Antes que a mudança seja efetuada, um episódio completamente inusitado ocorre na praia, e faz com que Cassie acabe se apaixonando por um desconhecido muito misterioso.
Ao chegar a New Salem, que por acaso nem consta no mapa, Cassie é surpreendida com uma cidade relativamente rústica e de casas muito³ antigas. Sua avó, que no começo parecia velha e medonha, com o passar do tempo acaba se tornando muito agradável. Ao contrário da avó, a casa não é nada agradável, e seus cômodos e móveis antigos, acabam trazendo certo desconforto inicial à Cassie.
Na escola, Cassie se depara com duas realidades diferentes. A primeira é a do grupo de amigos liderado por Feye, uma garota absurdamente linda e malvada, que tem ao seu redor, amigos igualmente belos e malignos. A segunda é a do grupo liderado por Diana, deslumbrante e simpática, ela está cercada por pessoas que procuram sempre fazer o bem ao próximo. Da pior forma possível, Cassie logo descobre que se aproximar de Feye não é um bom negócio.
Quando se adapta à nova cidade, Cassie logo percebe que ‘coisas’ estão acontecendo diferentemente da forma normal. Ela passa a ter sensações estranhas, e intuições inexplicáveis, que só são reforçadas por atitudes bizarras de Feye e seus amigos.
No entanto, nem tudo é tão simples quanto uma simples rixa entre grupos que não se gostam dentro da escola. Há muito mais por trás de rostos bonitos e corpos musculosos (oi Adam-que no livro não é gay e não usa lápis de olho) e Cassie descobre que está diretamente ligada a todos os estranhos acontecimentos a seu redor.
Cheio de elementos místicos, e rituais obscuros, a história nos prende do início ao fim. Indico a todos que gostam de mistérios fantásticos e bruxaria.
Adorei a forma como o livro foi escrito. Apesar de grande maioria preferir a série de TV, me apaixonei pela história escrita, que acabou sendo totalmente diferente do que eu esperava.
A escrita de L.J.Smith me surpreendeu. Eu li Diários do Vampiro e quase babei de sono em cima dos livros. Mas em Círculo Secreto, não consegui desgrudar da leitura nem um minuto. Muito bem escrito e formatado. Algumas vezes previsível, mas nada que deixasse a literatura maçante ou cansativa.
Minha única crítica negativa, é que a sinopse do livro já contou tudo…
A tradução da Galera Record está perfeita, e adorei a capa do livro(principalmente o papel ‘fofinho’ igual o das capas da série Fallen).
Não vejo a hora de ler a continuação (que segundo boatos, será publicada no primeiro semestre do ano que vem), por afinal, muitas das perguntas deixadas em aberto, não podem ser respondidas através da série de TV.