Resenha: Delirio, de Lauren Oliver. 9
Resenhas

Resenha: Delirio, de Lauren Oliver.

Resenha: Delirio, de Lauren Oliver. 10
 
 
 
 
 
 
 
 
Delírio #1

Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 352 

Resenha por: Guilherme Cepeda
 
 
 
 
 
 
 
“Amor, a mais mortal das coisas mortais: mata quando você tem e quando você não tem!”
 
No passado o amor era considerado um sentimento bom a ser celebrado e buscado,era uma das razões de vida da humanidade, o que nos movia e nos dava razão para continuar e não desistir da vida. Hoje no entanto, segundo o Shhh (suma de hábitos, higiene e harmonia) o amor é diagnosticado como uma doença, pois afeta a nossa mente impedindo-nos de pensar com clareza ou tomar decisões racionais sobre o nosso próprio bem estar, todos esses sintomas são definidos como o “amor deliria nervosa” que foi extinta pela intervenção.

Dizem que antigamente o amor levava às pessoas a loucura. A Shhh também concorda por aqueles que morreram por amores perdidos ou nunca encontrados, é o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele.

Lena vive numa sociedade onde o amor é tratado como uma doença, aos 18 anos todos os cidadãos são obrigados a passar por um procedimento para extinguir todo e qualquer sentimento relacionado a paixão. Desde pequena ela era instruída a agir dentro dos padrões da sociedade que no livro se caracteriza como uma espécie de ditadura onde a intervenção ditava o toque de recolher e o direito de parear pessoas compatíveis para que se tornassem um casal. No dia se sua pré-avaliação para a cirurgia, o procedimento de Lena é interrompido pela ação dos inválidos, cidadãos que fugiram se recusaram ou resistiram às ações do governo ou foram infectados com “deliria nervosa” a partir dai Lena começa a se questionar seus ensinamentos da sociedade contidos no Shhh uma “ espécie de manual de sobrevivência” são realmente válidas e seu amor é realmente uma doença. 

Delírio é uma distopia focada no romance, Lauren Oliver sabe descrever as mais diversas emoções com maestria, tive a oportunidade de conferir o trabalho da autora em “Antes que eu vá” e não me decepcionei com Delírio. Ela sabe usar as palavras de um jeito que levam o leitor a ficar imerso na história, entender os sentimentos dos personagens e acompanhar o desenvolvimento dos mesmos, sempre com uma mensagem maior, e no caso de Delírio foi o poder do Amor.

A narrativa do livro é envolvente, é uma daquelas histórias que você não consegue largar até a ultima página, Lauren criou em Lena uma personagem forte, com a missão de passar a mensagem para os leitores de que "A maior coisa que você vai aprender é simplesmente amar e ser amado em troca." É uma das primeiras distopias que eu leio que traz uma mensagem tão forte, e juntamente com o clima do livro a autora proporciona ao leitor algumas horas de entretenimento e em alguns casos, o questionamento do que realmente é importante na sociedade em que vivemos.

 
Recomendo o livro para todos os fãs de Distopias, e tenho certeza que Delírio também vai agradar aqueles que são fãs de Romance. Lauren Oliver soube fazer uma ponte para o próximo livro, mal posso esperar para ler “Pandemônio”.
 
Resenha: Delirio, de Lauren Oliver. 11
– Outras Capas: 
 
Resenha: Delirio, de Lauren Oliver. 12Resenha: Delirio, de Lauren Oliver. 13

 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Delirio, de Lauren Oliver. 14


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

76 Comments

  1. Estou louca para ler. Li esse mês Antes que eu vá e gostei bastante, então acho que vou gostar de Delírio também, principalmente porque gosto do tema.

    Gostei muito da resenha.

    Beijos.

    Carissa Vieira
    Arte Around The World
    My recent post Blogosfera Anti-Plágio

    1. Oi Carissa
      Que bom que você gostou da resenha \o\ Super gostei de Antes que eu vá *—-* a Lauren escreve muito bem. Corre e compra Delírio kkkk

      Obrigado pela resenha

      Bjs

      Att. Guilherme
      My recent post News: A Escolha e Um Homem de Sorte, de Nicholas Sparks

  2. Tô querendo ler esse livro, mas por enquanto vou deixar na minha lista de leituras futuras, pois agora vou comprar o livro Uncharted – O Quarto Labirinto, adaptação literária do game para Play 3 – que nem no caso de Assassin'S Creed. E a propósito, ótima resenha 😀

    Abraços, Joshua – pensamentosdojoshua.blogspot.com
    My recent post Crítica de Filme – Anjos e Demônios

    1. Hey Joshua
      Eu quero esse livro, já está a venda? Se tiver, me manda o link? Estou louco atrás desse livro, mas não achei em lugar nenhum pra comprar T_T
      Brigadão, quando ler Delírio passa aqui pra falar o que achou, super recomendo o livro.

      Obrigado pelo comentário

      Abraços

      Att. Guilherme
      My recent post Resenha: Delirio, de Lauren Oliver.

  3. Li ele em inglês e amei. ainda não li 'Antes que eu vá' mas já tá na minha lista.
    Comprei o livro em português e pra minha tristeza ele chegou todo detonado =(
    [submarino e seu trato sempre me deixando triste.]

    Beijos!

  4. Oi Gui
    eu gostei bastante do livro, tanto que se tornou um dos meus favoritos. Em termos de distopia, achei a história um pouco parecida com o livro Destino, só que com o diferencial que o amor é tratado como uma doença,o que eu achei uma grande jogada da autora. Foi muito inteligente e inovador.
    O final é de deixar qualquer "serumano" surtando para ler o próximo livro rs
    Ótima resenha, como sempre.
    bjos

    My recent post [Resenha] As vantagens de ser invisível – Stephen Chbosky

  5. a capa em ingles é maravilhosa!
    Esse livro parece bom! demais, sów

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry,e outras duas especiais.
    Espero sua visita!

  6. Acho que o livro vai agradar mais aos fãs de um belo romance do que os fãs de distopias propriamente ditas. Eu gostei do livro, mas não gostei e, infelizmente, não consigo explicar essa minha divergência, rs. Beijão.
    My recent post Assista: Enrolados

  7. É, eu também estou no time dos que não saíram tão agradados assim de Delirium. O livro tem um cenário forte e sólido, não é à toa que eu queria muito ler o SHHH. Mas, como você falou, o livro é mais focado no romance do que na distopia e é o que desacelera (e muito) a história. Não achei o desenvolvimento dos personagens tão bem construídos assim. Na maioria das vezes, a Lauren escreve de uma forma que faz com que o leitor entenda o que a Lena sente, mas noutras a personagem age de forma tão sem sentido que é difícil não se decepcionar.

    Enfim, eu também não esperava muito do livro, mas esperava que me surpreendesse. Quero ler Pandemonium, mas já sei o que esperar.

  8. Nossa sociedade está realmente acabando Gui, infelizmente, livros assim que nos fazem pensar mais! E também sobre o livro trazer uma mensagem tão forte, é o que maioria dos livros deveriam começar a fazer. adorei a resenha. ^^

  9. Esse livro está com muitas opiniões divididas por aí, acho que isso aconteceu por causa da grande expectativa que se criou pelo lançamento deste. Ainda não li, mas com certeza já está na minha lista de leituras futuras!

  10. Todas as resenhas que li falam super bem desse livro.

    Achei bem intrigante sua resenha. *o*

    My recent post Borralheiro – Minha Viagem Pela Casa

  11. Ta todo mundo falando tão bem desse livro que eu decidi comprar ele hoje *-*
    My recent post Citação do Dia #14

  12. Amei a capa americana, e a brasileira ficou boa também-raridade!!- quero muito ler esse livro, desde que vi a resenha dele nos sites americados ele conserteza entro na minha lista.

  13. Nossa desde que lançou nos EUA
    eu quis ler esse livro,mas como eu
    não gosto e não sou mto boa de inglês acabei desistindo de ler.
    Agora surgiu a oportunidade perfeita.
    Acho que o que mais me chamou atenção foi o fato dela abordar o amor de uma forma tão diferente do que estamos acostumados *como uma doença*
    A capa é linda,a outra é mais bonita ainda
    E que venha mais uma distopia.kkkkkkkkkk

    bjs Nati

  14. Perfeito!!
    Esse negócio de distopia e romance juntos, me deixou muito curiosa, com vontade de ler, tá me dando até um siricutico!!! rsrsrs
    Adorei!
    Bjkas

  15. Quero demaissss esse livro! Esse ano das distopias está sendo ótimo, adoro o gênero e os livros lançados estão sendo muito bons! Não tinha me ligado que é a mesma autora do livro Antes que eu vá, é outro que quero muito ler pelas resenhas ótimas que tenho lido sobre. Já li Estilhaça-me e amei, Delírio será o próximo distópico, já está na minha lista!

  16. Desde que saiu na blogosfera esse livro me encantei não só com a capa, mas com seu conteúdo. Imagine só, a cura para o amor! Nunca mais viver com aquele buraco no peito, com saudades ou sofrer por alguém que não corresponde seus sentimentos! Não sei se eu escolheria a cura, pois o amor quando funciona, só traz felicidade. Com certeza pela sinopse, dá pra ver que Lena é uma personagem forte, que tem que passar uma mensagem aos leitores. Muitos autores não conseguem essa proeza. Apenas criam um personagem por criar, para fazer parte do livro. Adorei a resenha, continue assim!
    =*

  17. Desde que vi essa capa, fiquei encantada pelo livro…Depois que li a resenha então…Amei a história, não só pelo assunto, mas também por causa da personagem…Consegui me encantar por ela antes de 'conhecê-la' realmente.
    Achei a história muuito interessante, e concordo que o amor é uma doença, que pode curar, mas também pode machucar muito.
    E, se essa vacina realmente existisse, eu com certeza tomaria.

  18. Adoro livros que fogem dos enredos padrões e buscam contar algo novo. Já faz tempo que quero ler ele pelo fato de tratar o amor como uma coisa negativa que pode trazer mal a sociedade. Fico pensando várias coisas, por exemplo como ficarão as pessoas sem o amor, como serão o convívio entre as pessoas.Estas e muitas outras perguntas me vem a cabeça e me deixam louco pra ler ele.

  19. Muito incrivel essa historia, bem original! E adoro historias do dum futuro distante meio distópico, são boas historias pra se pensar mais, não vejo a hora de começar a ler!!

  20. Quanta confusão, cada um da uma opinião tão contrária que até hoje não decidi se gosto ou não, o que sei é que tenho que ler esse o mais rápido possivel pra ter minha opinião rs . Sua resenha ficou ótima e a capa de Delirium é linda !

  21. Ainda não tive a oportunidade de "provar" o Antes Que Eu Vá, mas devido as resenhas de Delírio que tenho lido, estou muito instigado a conhecer a distopia criada pela Lauren. Claro, ainda não acho que a história tão interessante, mas valerá a leitura.

  22. Estou muito ansiosa para ler este livro, ele parece ser ótimo!

  23. Gente dizem que esse livro é uma distopia muito boa. Fui no evento aqui em Brasília e adorei tudo do livro , comentários e a própria história.

  24. não gosto de romance mas concerteza quero ler esse livro pelo pouco da distopia.

  25. Mesmo que o livro tenha deixado a desejar para alguns, eu quero muito ler, nossa a sinopse me pegou de jeito, adorei a resenha.Adoro distopias, mesmo que como você disse este seja mais focado no romance , ai sim vou gostar mais ainda ! : )

  26. Sou fã de distopias sim, mas precisa ter uma narrativa envolvente e personagens bem construídos, o que acredito ser o caso de Delírio! É realmente muito bom não se decepcionar com uma leitura!Se proporcionar reflexão, aí a missão fica completa!

  27. Li um livro dessa autora e realmente não gostei. A leitura foi terrivelmente arrastada. Mas me apaixonei pela capa desse livro, nesse caso, vou dar mais uma chance. Quem sabe eu não mude de opinião. Mas achei a outra capa, com a moça, mais bonita. Bjkss

  28. Me interessei pelo livro, como seria viver sem amor??
    quero ler esse livro, o tema distopia me chamou atenção
    bjs

  29. Gostei de como descreve o livro, ele deve ser bem legal!!! Esta ja na minha lista! !

  30. Eu ainda não li o livro, mas quero muito ler, falam muito bem sobre ele.
    To precisando de um Romance pra ver se consigo com a minha rotina de leitura.
    Gostei muito da resenha Gui. Impossível não deixar de gostar e concordar com a sua opinião.

    Abraço

  31. Eu estou louca pra ler esse livro!! Colocar o amor como uma doença foi realmente uma coisa diferente!! E adoro livros que fazem a gente refletir. Acho que vou adorar esse.

    Não conhecia essa outra capa, com a garota. Que linda!! =)
    My recent post [Resenha] Beijada Por Um Anjo 2 – A Força do Amor

  32. Já vi uns cometários sobre esse livro onde as pessoas estão bem divididas uns gostam outros nem tanto. Eu quero muito ler esse livro, pois usarem o amor como uma doença acabou me deixando curiosa para saber o que se passa. Delírio já está na minha listinha de leitura. Parabéns pela sua resenha!

  33. Esse livro me deixou bem curiosa, quero le-lo o quanto antes.
    Ótima resenha.

  34. Ah eu queroooooooooooo, me apaixonei pela história….

  35. Super me interessei, parece a história de um filme que o cara que faz o Batman fez ^^

    Na minha opinião viver sem sentir e como se vc estivesse incompleto, além de não ter graça nenhuma.

    Fiquei curiosa sobre o que acontecera com Lena.

    bjs adorei a resenha

  36. Quero muito ler esse livro. Sou viciado em distopias e todas as resenhas que li sobre ele me deixaram ainda mais com vontade de lê-lo. Parabéns pela resenha =D…

    HUGS =D!!!

  37. Excelente resenha!! Já li "Antes que eu vá" e me surpreendi com o modo como a autora apresenta a história e descreve os sentimentos. Estou muito ansiosa para ler "Delírio", já tinha ouvido muitas pessoas falando do livro antes mesmo de ele ser lançado pela intrínseca no Brasil. Espero lê-lo em breve. 😀

  38. Tô louca pra ler esse livro, amo livros que englobem o amor de maneiras diferentes. Não sei se tô enganada mas por tudo que tenho lido sobre ele tenho me lembrado um pouco de Feios hm'
    Espero poder lê-lo logo (yn)

    Beijinhos :**
    http://londondreamylondon.blogspot.com.br/

  39. Tô louca de curiosidade pra ler esse livro. Adoro distopias! E se forem regadas com bastante romance, eu acho irresistivel.
    Apesar de achar, sei lá, não é tão distópico assim, já que o mundo anda perdendo tanto em sentimento… 🙁

  40. Distópia focada no romance. Não me agrada muito, mesmo assim ainda quero ler! Lembra muito Destino, que não gostei muito. A premissa é bem original e viajada, kkk. Pelo menos a narrativa é boa, pelo que vc disse. Tenho antes que eu vá, mas ainda nem li.

  41. Boa resenha… achei o enredo bem legal… é um tema tb bem diferente… e acho q deve deixar o leitor fazendo analise sobre o tema.

  42. Estou morrendo de vontade de ler Delírio, fiquei encantada com o tema dele. Uma distopia bem interessante, é meio difícil imaginar como seria o mundo que conhecemos sem o amor. Apesar de as vezes eu considerar o amor como uma doença, não conseguiria viver sem ele. Espero que o livro não me decepcione, pois estou com grande expectativa sobre ele, li diversas resenhas bem positivas e não vejo a hora de poder lê-lo. Gostei da sua resenha.

    Abraços.

  43. Quero muito ler esse livro. Já li muitos livros desse gênero, então acho que vou gostar bastante de Delírio também, principalmente porque gosto do tema.Gostei muito da resenha.

  44. Bom, todo livro que fala de amor chama a minha atenção de forma quase que surpreendente.
    Afinal, este é um tema que não falta na literatura. Tanto internacional quanto nacional.
    Mas acredito que ainda assim seja um tema que precisamos ler, pensar, e discutir. Não sobre o que é amor, mas sim de como a sociedade enxerga este sentimento tão essencial a nós seres humanos.
    Acredito que apesar de qualquer coisa este livro nos traz uma discussão no mínimo relevante que pretendo ter.
    Parabéns pela resenha Guilherme! Maravilhosa!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

  45. é segue mais ou menos a mesma linha de Feios , quero muito ler esse livro *–*

  46. faz um tempinho q qro ler esse livro. adoro distopias e apesar de esta parecer diferente, até mais romantica talvez, tive vontade de ler desde a primeira resenha!

  47. o livro é mais ou menos, gosto do jeito que a Lauren escreve, prende o leitor… só que como o Arthur Numeriano disse, tem umas coisas bastante sem sentido

  48. Distopia + romance = ótimo livro.
    Bom, pelo menos acho que vai ser ótimo pois adoro romances e distopias.
    Essa resenha me animou hein 😉

  49. To querendo ler esse livro a um tempo, quase todo mundo (como vc) fala bem dele!

    Um mundo sem emoções é muito tenso, parece um filme que eu vi com o cara que faz o Batman…

    Enfim, adorei sua resenha!!

    bjs

  50. O livro é bom, mas não correspondeu as expectativas que se tinha acerca do seu lançamento. Acho que a autora poderia ter explorado mais a história, boa parte do livro a história se arrastava e quando ficou boa o livro terminou. E também não achei que tenha deixado aquela expectativa para o próximo livro.

    Beijinhos

  51. Olá! Adorei sua resenha, esse livro parece que agradou a maioria dos blogueiros pois na maioria das vezes é resenhas positivas, e por isso, e pela capa e sinopse maravilhosas que eu estou muito interessada nesse livro! 
    Bjusss

  52. Oie 🙂
    Nussa, gosto desse gênero, só leio resenhas boas a respeito, mas sou das que tenho que ler e ter minha própria opinião, afinal, cada pessoa tem sua química com um livro.
    Mas, acho que irei gostar bastante.
    Bjs
    My recent post E Minas Gerais me Persegue!

  53. Pontos sobre a escrita da Oliver muito bem colocados. To morrendo p ler esse livro de tanto que falam.
    Ótima resenha!
    e ah! prefiro a capa de baixo (a primeira delas) hahahaha

    😉
    My recent post Stolen!

  54. Não sou fã de trilogias e séries, só leio quando tenho todos os livros em mãos, mas quando estiver completa, com certeza essa série estará entre as minha desejadas para leitura. A autora realmente é muito boa e sabe como construir personagens e situações.

  55. Desde que toquei nesse livro – e estava sem dinheiro para comprar, mimimi -, apaixonei-me por ele. A capa é simplesmente linda. Só tocando para ver. E a história… adoro distopias! Essa, particularmente, tem uma ótima premissa. Li várias resenhas positivas e estou louca para tê-lo! *–*

  56. Eu também só li um livro da Lauren, que é o "Antes que eu vá". Li aquele mesmo sabendo que muitas pessoas não tinham gostado, mas não tinha como eu ter apreciado mais a leitura. A escrita é agradável e, como você disse, a autora sabe usar as palavras de modo que não desgrudemos do livro até a última página. Adoro personagens fortes como a deste livro. Estou curiosíssima pra conhecer essa história! *-*
    Beijão!
    My recent post Promoção Mês dos Namorados!

  57. Mais um livro de sociedade distópica q está chamando mta atenção…
    Vi mta gente falando q o final deixa a desejar mas acredito q seja por causa da continuação, enfim…mas um romance é sempre um romance né!
    Quero mto ler para tirar as minhas conclusões…

    Bjoo
    My recent post Quotes #2: Liberte meu coração

  58. Já li varias resenhas sobre esse livro e cada vez mais minha vontade de lê-lo aumenta.
    Como tbm vi muitas criticas sobre ele. mais mesmo assim quero muito ler e ter minha própria opinão.
    Pelo pouco que li falando sobre o livro, a historia mostra se bem intensa.
    Bjos…

  59. perfeeito demais, amei o livro. espero poder lê – lo logo.

  60. Eu nunca li nenhuma distopia e tenho muita curiosidade para conhecer o gênero, e acho que seria bom começar por Delírio já que o tema é o amor, e eu adoro isso. Espero ler em breve, e tenho certeza que vou gostar! A capa nacional ficou muito mais bonita do que a original! *-*

  61. Confesso que no começo esse livro não me chamou atenção…mesmo com as pessoas surtando com ele e tal…mas não tinha me tocado…em um determinado momento que eu não sei qual, me interessei por ele.

    E um livro que tenha uma frase como essa >>> "“Amor, a mais mortal das coisas mortais: mata quando você tem e quando você não tem!"…com certeza merece minha consideração.

    Passei a prestar mais atenção nele e o que mais me chamou atenção é essa análise fria e calculista sobre o amor ser uma doença. Parece surreal neh? Mas será que é mesmo tão surreal assim? O amor realmente nos faz cometer atos insanos. Mas não imagino um mundo sem amor.

    Acreditei na história e pretendo conhecê-la em breve.

  62. Eu tenho Antes que eu vá aqui e vou ler em breve!
    Os livros da Lauren Oliver sempre me chamam a atenção e Delírio chamou a minha desde o lançamento.
    Ótimo ler a resenha e ver que a escrita é envolvente. To muito curiosa pra ler e saber mais sobre esse tema tão interessante.
    Espero ler logo também!

  63. To querendo muito ler esse livro, só que uma coisa que me decepciona é que a capa não é azul, é uma coisa meio cinza, mas a historia é perfeita, pelo menos a resenha sim

  64. Estou apaixonada por esse livro… fui na turne da intrinseca e me apaixone mais ainda!!

  65. Essa capa é simplesmente perfeita….

  66. Esse livro está me deixando interessada, pelo simples fatos que as blogueiras parecem não se decidir entre o muito ruim e o muito bom. E um livro distópico, ainda por cima? Preciso dele na minha instante! E a capa é muito bonita esteticamente, espero que também seja por dentro. Beleza chama atenção, a verdade é essa.

  67. PRECISO DESSE LIVRO! Tantos livros que eu quero… mas esse está entre os primeiros. <3

  68. Eu acho o tema do livro muito interessante.
    Vai agradar bastante quem gosta de romances.
    Quero muito ler.

  69. Esse livro parece ser mesmo surpreendente!! Aborda um tema que, pelo menos eu, nunca tinha visto nenhum outro livro abordar. A autora deve ser incrível , nunca li nenhum livro dela mas já li diversas resenhas de livros seus e todas são positivas, isso me dá bastante curiosidade de conhecer seu trabalho, principalmente "Delírio", que parece ser a estrela entre seus livros e o mais novo queridinho no blogosfera literária!

    Beijos e Sucesso!

  70. Apesar de ter visto que o amor era retratado como doença no livro, pensei que não seria 100% o assunto principal, mas estou ansioso para lê-lo e ver como é retratado pela Lauren Oliver, a capa é demais…
    Passem lá no Simbolista também meninas: http://www.osimbolista.blogspot.com

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.