Resenha: Devoted, de Hilary Duff 5
Resenhas

Resenha: Devoted, de Hilary Duff

Resenha: Devoted, de Hilary Duff 6

Título: Devoted (Devoção) – Elixir, vol. 2

Autor: Hilary Duff

Editora: Editora iD 

Páginas: 317

Publicado em: 2012

Resenha por: Guilherme Cepeda
No primeiro volume da série, Elixir, Clea Raymond encontrou sua alma gêmea: Sage, um rapaz misterioso e muito bonito. Ela descobre que eles se amam há muitas vidas, mas em cada uma delas, a paixão dos dois acaba terminando de maneira trágica.
Clea quer, mais do que tudo, que a história não se repita novamente. Ela deseja viver esse amor. Mas há pessoas que querem destruir Sage e roubar o Elixir que o torna imortal. E conseguem chegar bem perto…
Sage foi sequestrado e Clea não vai sossegar até reencontrá-lo. Ela sabe que ele está bem, pode sentir. Com a ajuda de Ben, seu grande amigo, a moça sai em busca de Sage e os dois têm de se aliar à Vingança Maldita, antigos inimigos, para tentar chegar até onde ele está.
Será que essa é mesmo a coisa certa a fazer? Ou será que Clea está apenas selando novamente seu destino trágico?

Confesso que fiquei decepcionado com Devoted. Esperava mais da Hilary Duff e mesmo sendo fã dela o livro deixou muito a desejar. Fiquei frustrado quando terminei, com o sentimento de que faltava algo, talvez não fosse o momento para o livro, mas como parte da análise crítica dei 3 estrelas, pela tentativa da autora de desenvolver uma trama convincente, acredito que ela tenha guardado o melhor pra o 3° livro, mas vamos a resenha.

Devoted é a sequência do livro Elixir. Quando eu li o primeiro volume da série, fiquei empolgado e surpreso com a novo ramo que a atriz estava tomando e resolvi arriscar na continuação. Durante a leitura, senti que a autora se atrapalhou com a inserção de novos personagens na série, que acabaram tirando o foco do romance principal, por mais que os novos personagens de “Devoted” sejam interessantes, até mais do que própria personagem principal.

A escrita não evoluiu junto com a série. Apesar de Hilary ser descritiva em suas criações, mostrando ao leitor exatamente o que se passa na cena do livro ela perde pontos no vocabulário simples e despreocupado, passando a ideia de que não se empenhou realmente para contar sua história ao mundo. A tradução não está ruim, somente alguns erros de revisão que passaram desapercebidos pela editora que me incomodaram um pouco, como por exemplo em determinado momento do livro o nome do personagem “Ben” é trocado por “Bem” e por ai vai.
 
A narrativa do livro flue bem, mas em questão de detalhes e riqueza a trama é quase nula. Parece que a autora não sabia como desenvolver a trama, deixando o livro sem um climax, aquele momento que você para e volta para ler a mesma página 5 vezes para absorver. Retiro meu comentário que eu fiz na resenha de Elixir, definitivamente ele não vale para Devoted: (Se você ainda está pensando “nossa, não vou ler um livro da Hilary Duff” não sabe o que está perdendo.”).
 
A missão de um blogueiro literário é fazer uma crítica justa e coerente ao que leu. Independente se você gosta da autora ou se você recebeu o livro de uma editora parceira, a sinceridade sempre tem que prevalecer.
 
Esperava que o livro seguisse a mesma linha de Elixir, se concentrando no relacionamento de Clea e Sage, mas a autora se perdeu durante a narrativa e acabou que Devoted foi um misto de frustração, desespero e esperança de que a autora Hilary Duff salve a série no terceiro e último livro da série, True com lançamento previsto para 16 de abril de 2013.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Devoted, de Hilary Duff 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

49 Comments

  1. É a segunda resenha que eu leio com pessoas falando que ele deixou a desejar em relação a Elixir, mas acho que é impossível não querer ler Devoted depois de ter devorado Elixir. E tenho certeza que ao terminar de ler vou querer ler True logo em seguida 😡
    Tudo para saber como termina a história de Clea e Sage

    1. Ja li esse livro, amei…
      Ja até fiz resenha, lê mesmo é mto boom !

      My recent post [Resenha] Lua Nova – Stephenie Meyer

  2. Mesmo o livro deixando um pouco a desejar eu ainda quero lê-lo e saber o q vai acontecer com a Clea Raymond.

  3. Ainda não li nada dessa série, mas quem sabe uma hora eu me animo…

    Beijo

  4. Oie,
    Já tinha desistido da série, ainda mais quando vejo que o livro não é tão bom quanto elixir acho que fiz a coisa certa rsrsrs
    Bjocas =D
    My recent post Duelo de Lordes!

  5. É disso que eu gosto Gui, e você cumpre muito bem à missão, me informando o quão tedioso é esse livro, porque ela (a autora) pode até ter começado bem o primeiro livro com a ajuda de uma outra pessoa, mas decair em Devoted, aff… Mas fazer o quê, eu adoro ela, gosto dessa narrativa escassa que ela gosta de escrever, e quero tirar minhas conclusões nesse pra ver se é isso mesmo.
    Vou aguardar esperançosamente que o terceiro seja melhor que o segundo da série. Resenha perfeita Gui! Parabéns!

  6. Acho que sou uma das poucas pessoas que amou esse livrinho.
    Beijos !
    My recent post [Resenha] Lua Nova – Stephenie Meyer

  7. Eu comprei o Elixir na bienal de 2011 e vou te contar que e fiquei pasma da forma como o livro termina e fiquei pensando comigo "não, perai. Ela TEM que continuar porque esse não foi um final mesmo" "preciso de mais" hahahahah e ai saiu o Devoted <3 estou louca para comprar e lê-lo.

    Eu vejo a Hilary enquanto estou lendo o livro e aparece alguma ação de Clea hahahaha

    Beijos! http://www.likeparadise.com.br
    My recent post Hot Pants

  8. Essa resenha só fez eu sentir mais vontade ainda de ler o livro! Amei!

  9. O problemas da série é justamente este, não se pode revelar tudo de uma vez e o leitor sempre espera uma crescente na trama, o que muitas vezes não acontece.
    Bjs, Rose:)
    My recent post Quebra Cabeça Novo Conceito #1: Atualização #2

  10. Ainda não li essa série, e pelas resenhas que estou lendo….
    Quem sabe se eu ganhar, mas eu comprar para ler…

  11. Muito ansiosa para ler

  12. Quando comprei Elixir está super empolgada para ler..Afinal sempre curti os filmes que a Hillary fazia e tava curiosa a respeito dessa nova empreitada..enfim lá fui eu adquiri o livr e li…COnfesso que não curti muito o livro…achei meio forçado..e pelo o q tudo indicada a continuação tb não será uma das melhores..enfim lerei para saber o desenrolar da história..
    Só eu não curti essa MUDANÇA RADICAL nas capas ? O primeiro livro para o 2 a diferença é drástica..enfim…a ler

  13. Eu ainda não li o primeiro volume, e concordo com o comentario da @Fabdosconvites esse negócio de ficar fazendo continuações de livros fazem com que enquanto você não terminar a série toda sempre sinta que tem algo faltando e você sempre espera mais da continuação que às vezes decepciona.
    MAs quero ler essa série para ver como a Hilary se saiu.

  14. nao acho que o livro seja assim tao ruim,talvez seja um livro para poucos,romances de leitura leve nem sempre sao bm compreendidos,ea hilary engressou a pouco no mundo da escrita,nao deu tempo dela ser "perfeita'' nas suas historia.gostei da resenha pela sinceridade.
    e quero muito ler esse livro.=]

  15. Eua inda nao pude ler Elixir,mas mooorro de vontade de le-lo.Devoted tem uma capa perfeita -mais q Elixir-,o q so aumento a vontade de ler ele.Axo q historia um pouco ''normal'',mas meesmo assim ainda me enteressei por ele.Hilary é diva em tudo q faz.

  16. continuação de elixir… estou doida para ler…

  17. Bem confesso que não estou louca para ler essa série depois do seu post, vou esperar vc ler o 3 e caso seja bom como do primeiro coloque na lista de leituras

  18. Vou ter que ler o livro Elixir para não ficar perdida no meio da estória!
    My recent post Manual da noiva

  19. Ver a resenha só da mais vontade de ler , haha

  20. Excelente resenha, destacando os pontos importantes do livro, despertando a curiosidade dos leitores

  21. Já li vários comentarios de pessoas dizendo que Devoted foi decepcionante! quando terminei de ler Elixir, fiquei querendo muuuuuito ler Devoted, porque precisava saber a continuidade da história. confesso que ainda não terminei de ler Devoted e tenho medo de me decepcionar também…

  22. Impossível ler os livros e não ver a Hilary Duff como Clea.

  23. li Elixir e me apaixonei completamente pela historia, não vejo a hora de ler a continuação, nunca imaginei que a Hilary escrevesse tão bem assim :DD

  24. Nunca lir essa serie pelo que eu vir não me agradou muinto ;(

  25. Adorei Elixir e achei Devoted muito bom, acho que ela conseguiu manter o ritmo!
    Estou ansioso por True

  26. Comprei o Elixir na bienal o ano passado, li e abandonei, mas um dia resolvi dar uma nova chance pra ele e continuei a leitura, e a única coisa que pensei foi: Porque abandonei esse livro? O.o Achei o livro bem legal mesmo parecendo bastante com Os Imortais da Alyson Noël, mas só espero que Devoted não seja tão parecido assim, pois os Imortais foi uma grande decepção 🙁 Enfim vou ler Devoted um dia e ver se vale a pena 🙂

  27. Pois é, não é a primeira vez q ouço falar que ficou a desejar, mas vamos ver como é! Ainda não li, mas estou anciosa! (:

    xx
    My recent post Forever 21 lança coleção da Hello Kitty

  28. Nossa, agora que li a sua resenha me desanimei um pouco para começar a ler essa série, mas ainda pretendo ler os livros pq me disseram que Elixir é muito bom, e vc disse que devoted não foi tão bom, mas é como vc disse, quem sabe ela não tenho enrolado tanto para deixar o melhor para o 3° volume da série não é? kkkk… vlw… bjs

  29. Com muita vontade de ler essa série. Parece bem legal.

  30. Bem, ainda não li nenhum livro da Hillary Duff, e confesso que essa resenha não me encorajou não. Rsrsrs
    Infelizmente, às vezes, os autores acabam se perdendo no meuo de uma série, e foi o que me pareceu aqui. O negócio é torcer pra que ela consiga se encontrar nesse 3º livro. Vou esperar as resenhas do próximo volume pra saber se lerei a série, ou não.

    @_Dom_Dom

  31. Fiquei decepcionada com essa resenha. Também esperava mais do segundo volume.
    Espero que tenhamos surpresas emocionantes no ultimo livro. =)

  32. Eu ainda não li esse livro nem o anterior Elixir. Primeiramente deverei ler os dois para ler minha própria opinião. Mas gostei da resenha.
    My recent post AMÁLIA E O ARRAIAL

  33. Nossa… Realmente muito chato quando as continuações são decepcionantes… Assisti ao vídeo da Hillary Duff, tão empolgada em falar sobre a história e tudo o mais, e realmente parecia que o livro seria legal. Não li Elixir, apesar de ter tido vontade algumas vezes de comprá-lo ele não faz parte da minha lista de desejados, e agora então, sabendo que a continuação tem uma trama fria… hum… vou deixá-los em stand by por enquanto então…
    Quem sabe se o terceiro for bom… até lá… Vou pensando… KKKK =P

  34. Eu ainda não li elixir e nem devoted mas depois das resenhas fiquei muito interessada em ler, apesar deste segundo não ter agradado tanto quanto o primeiro.

  35. Oi Gui!! É bom quando lemos uma resenha sincera, pois já temos uma base do que temos pela frente. Realmente, as vezes uma continuação de livro nem sempre segue o 1º. Mas mesmo assim, tenho curiosidade sobre a escrita da Hilary, pois não li o 1º.
    My recent post Segredos

  36. Quero muito esse livro, li o primeiro e confesso que não estava esperando tanto da Hilary, mas ela me surpreendeu demais com o primeiro!
    My recent post Novas Antologias da Andross – Participe!

  37. A Editora ID como sempre arrasando nas capas, a capa desse livro ai está linda e autora mais linda ainda, minha diva Hilary Duff estou muito ansiosa para lê-lo. Inclusive já li muitas resenhas positivas sobre ele e espero sinceramente que eu goste. Sua resenha está ótima, bem explicadinha e me deixou ainda mais curiosa para lê-lo o mais breve possível. Um Grande Abraço e Meus mais sinceros parabéns pelo blog. 🙂

  38. Li o primeiro livro e realmente me encantei. Agora fiquei até com medo do segundo, porém a curiosidade ainda está me matando. Estou louca para ler *-*

  39. Eu ainda não li livro, mas me interessei depois de ler algumas resenhas.

  40. O livro e ótimo depende muito de quem lé e do ponto de vista da pessoa,mais de toda forma ele e tipo um dejavi falando muito dos fatos do primeiro livro e e demorado a contar a historia da nova trama e de seus novos personagens.

  41. Tomara que o terceiro livro da série nos traga um final surpreendente!! Vamos esperar!!
    Bjs!

  42. o livro e ótimo depende muito do poto de vista da pessoa que lé,mais de todo modo o livro e uma especie de dejavi que conta e reconta fados do livro antecessor a devoted e demora a engatar na nova historia e nos mostrar os novos personagens.

  43. A história é até interessante,o problema é que uma série com esse mesmo enredo já tinha sido lançada antes mesmo dolivro elixir.O primeiro livro da série Os Imortais,Para Sempre (lançado em 2009), é igualzinho ao livro Elixir (lançado em 2010) com só alguns pequenos pontos diferenciados e,como já disse,como Para Sempre foi lançado um ano e pouco antes de Elixir,isso apaga muito a história.

  44. O livro parece bom, adorei sua resenha, expressou bem sua opinião 😀

  45. Essa historia parece um plagio e semelhante a serie de livros IMORTAIS…Aprecio muito a Hillary Duff mais deixou a desejar.-

  46. Eu amei o Devoted, não ouçam os comentarios que o livro deixou a desejar, pois ele está incrivel, você só tem que ter paciencia pra prestar atenção em cada palavra, pra entender o que se passa na história, o Livro está maravilhoso.

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.