Resenha dupla: Gatos sortudos e Coracao de Pai. 6
Resenhas

Resenha dupla: Gatos sortudos e Coracao de Pai.

Olá leitores do Burn Book. Há muito tempo que não vos escrevo, e não porque não quero, mas porque ando numa onda de ler livros repetidos (e que já possuem resenha) incrível. Hoje estou aqui para fazer a resenha de dois livros que recebi da editora ‘Livros de Safra’, parceira do Burn Book. Decidi juntas as resenhas de ‘Gatos sortudos’ e ‘ Coração de pai’ não pelos livros terem algo em comum, mas pelo fato de que ambos são muito curtos, e seria um despropósito escrever resenhas gigantes mas vazias de conteúdos.

Comecemos então com Gatos sortudos. 
 

Resenha dupla: Gatos sortudos e Coracao de Pai. 7
 

Primeiramente devo dizer que nunca tinha lido um livro que contava a história de animais reais (não considero ter lido Marley e Eu pois eu chorava tanto que mal conseguia ler alguma coisa) e me emocionei. Eu não tenho gatos, mas depois de ler o livro, até que bateu uma vontade de ter um.

Gatos sortudos conta as histórias de gatos resgatados pela ONG AUG (Adote um gatinho) fundada em 2003 e que já ajudou mais de 4 mil gatos até hoje, fundada pelas próprias escritoras do livro, Juliana Bussab e Susan Yamamoto. Elas contam a história de diversos felinos que foram salvos de situações terríveis e de pessoas mais terríveis ainda.

Neste livro podemos ver até onde vai a crueldade humana e até onde vai a perseverança animal. Cheio de partes engraçadas e comoventes, até partes tristes e frustrantes. Apaixonei-me pelos gatos citados no livro, mas o meu preferido ainda é o Boludo, que me faz chorar toda vez que vejo um gato abandonado na rua agora (pequeno spoiler… boludo foi abandonado pela família e não resistiu de tanta tristeza).

Indico o livro pra todos que tenham felinos em casa, e também para aqueles que como eu, nunca tinham tido. Certeza de que como eu, vocês também se apaixonarão por essas bolas de pelo.

Quem quiser saber mais sobre a ONG Adote um gatinho, pode acessar o site.

O segundo livro é Coração de pai.

Resenha dupla: Gatos sortudos e Coracao de Pai. 8

Em Coração de pai vemos o mundo de uma perspectiva diferente da comum. Estamos sempre acostumados a pensar em amor de pais, primeiramente como amor materno. Mas se há o amor materno, existe também o amor paterno, que é tão ou mais forte que o anterior. O livro conta 45 histórias diferentes sobre alegrias de dilemas na criação dos filhos, tudo visto segundo um pai.

No começo, é muito estranhos ver as histórias pela perspectiva em que elas são contadas, pois como no meu caso por exemplo, estou sempre acostumada a ver as coisas pelo lado filha, sem na maioria das situações pensar no lado pai.

O escritor e jornalista José Ruy Gandra escreveu a história com maestria, baseado principalmente em sua própria relação com os filhos Paulo, de 28 anos, e Pedro, de 15 anos.

Estamos acostumados a ver nossos pais como pessoas fortes, determinadas, que lutam para manter os filhos. Mas nos esquecemos de que eles também podem ser pessoas frágeis e emotivas.

Gostei muito do livro, pois me fez parar para refletir sobre o outro lado. Aquele que magoamos e machucamos quando fazemos alguma coisa de errado.

Indico o livro para todos aqueles que muitas vezes esquecem-se de que nossos pais também têm sentimentos e que estes precisam ser nutridos de amor e carinho.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha dupla: Gatos sortudos e Coracao de Pai. 9


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

2 Comments

  1. Ah, eu fiquei cheia de vontade de ler o livro dos gatinhos. Tenho uma gatinha também, e peguei ela de um ONG que recolhe gatinhos abandonados. E fiquei com lágrimas nos olhos só de pensar nesse gatinho que morreu de tristeza.

    O outro livro também parece bem interessante. A gente pouco pára para pensar em como nossos pais também tem sentimentos e ficam feridos quando fazemos algo errado… Ótimas dicas!
    My recent post Lançamento: CAMINHOS DO MEDO – VOLUME II

  2. Quero ler esse "Gatos Sortudos", com certeza vou chorar horrores. Sempre quis ter um gatinho. Esse "Coração de Pai" deve ser muito bom também.

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.