Resenha: Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi. 7
Resenhas

Resenha: Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi.

Resenha: Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi. 8
 
 
 
 
 
 
 
 
Em Busca de WondLa
Série WondLa (Vol. 1)

Autor: Tony DiTerlizzi
Número de Páginas: 400

Resenha por: Guilherme Cepeda

 

 

 

 

 

Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície — um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”. A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego do leitor e inspirar muitos sonhos.

Tony DiTerlizzi criou em “Em busca de WondLa” uma história cheia de aventura, onde a protagonista vive uma espécie de “Alice no País das Maravilhas” ao contrário, na sua busca auto reconhecimento e descobrir onde realmente é o seu lugar no mundo.

Eva Nine viveu toda a sua vida em um santuário subterrâneo, onde ficou protegida de todos os perigos da superfície e não tem nem ideia de como é o mundo “fora da bolha” que representa o santuário. Durante os seus 12 anos de vida, ela foi instruída por Marter – uma robô azul-clara que foi a única companhia “viva” e sua única amiga, ou o mais próximo disso nas horas que ela mais precisou. Marter treinou Eva para diversas situações que ela pudesse vir a encarar quando estivesse pronta para ir para a superfície, e o contato mais próximo que ela tem com o outro ambiente é a ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto da estranha palavra "WondLa" que ela guarda como o bem mais precioso de sua vida.

Eva anseia por deixar o santuário, e um dia após o mesmo ser atacado por uma criatura desconhecida, ela se vê obrigada a deixar o ambiente que chamava de casa e se aventurar no mundo exterior a fim de sobreviver da melhor maneira que puder. Em certo ponto Marter estava certa, Eva não estava nem um pouco preparada para o que iria encontrar na superfície, tanto pela sua total dependência as tecnologias oferecidas pelo santuário, quanto pelas estranhas criaturas que habitam a vastidão do “novo mundo”.

Na busca pela sobrevivência, Eva parte em uma jornada rumo ao desconhecido, munida de coragem e determinação para tentar encontrar o seu propósito no mundo e provar para si mesma que não está sozinha nesse mundo.

Li o livro em menos de 3 horas, não sei que mágica Tony DiTerlizzi fez para eu ler um livro de quase 400 páginas nesse tempo, seja pela ilustrações com um toque de Star Wars, ou pelas referências sutis a Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz, a narrativa me prendeu de um jeito que eu não conseguia largar o livro até chegar a ultima página.

“Uma aventura irresístivel. Mal posso esperar para ler os próximos.” -Rick Riordan
 

O autor é conhecido por sua colaboração para a série As Crônicas de Spiderwick, mas não deixou nem um pouco a desejar em seu novo trabalho, transformando “Em Busca de WondLa” em um livro que, embora seja voltado para o publico infanto-juvenil, pode entreter todas as idades por sua ponte entre o passado e o presente, seja nas ações de Eva ou nos elementos da história que foram muito bem explorados.

Em Busca de WondLa” é uma mistura vários gêneros e gerações diferentes. Tem um pouco de ficção científica balanceado com fantasia e aventura, mas em suma é uma história de sobrevivência. Para os leitores mais velhos, o livro acaba por ser um pouco previsível, mas os mistérios criados pelo autor podem ser um tanto quanto intrigantes.

Usando o recurso das ilustrações, desenvolveu o livro em torno de um pouco mais de 70 ilustrações, dando a jornada de Eva um aspecto todo visual, com inúmeras paisagens e duas cidades cheias de criaturas fantásticas. O livro vem com um “Easter egg”, onde os leitores podem acompanhar a jornada de Eva Nine pelo chamado "WondLaVision", um recuso de realidade aumentada onde por meio de um software, os leitores podem posicionar algumas ilustrações do livro em frente WebCam e desbloquear um mapa de WondLa, que exibe recortes animados dos personagens que viajam através do mapa.

Quando eu vi essa informação no site da Intrínseca esperava que ele fosse um pouco mais interativo, mas como sou um pouco exigente, soube reconhecer que o "WondLaVision" foi um grande investimento e uma inovação no ramo que veio para contribuir com a divulgação e relacionamento dos personagens do livro com o leitor.

Em Busca de WondLa” é um livro que pode agradar todas as idades, vai atrair os mais jovens pela grande quantidade de ilustrações que complementam a leitura, e os mais velhos pelo enredo e referencias a clássicos como Star Wars, Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz,e como eu me enquadro nessa gama de leitores mais “velhos”, mal posso esperar para ler os outros dois volumes dessa até então trilogia, que conta com comentários de ninguém menos que Suzanne Collins (autora da trilogia Jogos Vorazes) e Rick Riordan (autor da série Percy Jackson e os olimpianos).

Resenha: Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi. 9
 
"Tenso e cheio de perseguições, com surpresas suficientes para prender os leitores mais jovens, e reviravoltas para os adultos fãs de Além da imaginação (Twilight Zone). (…) As ilustrações de DiTerlizzi, detalhadas e nostálgicas, têm o clima retrô de Star Wars." Publisher’s Weekly 
 
Resenha: Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi. 10

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi. 11


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

68 Comments

  1. Guilherme, achei incrível a resenha, fiquei muito curiosa em ler Wondla, parece que vai ser uma aventura e tanto que Eva vai descobrir nesta Jornada. Fico aqui na Torcida.
    Um grande Abraço. bjs

  2. Não vejo a hora de poder ler esse livro, estou louco para lê-lo, desde que vi a capa e o vídeo do autor explicando sobre o WondlaVision, aí fui na livraria e vi as ilustrações, delirei, muito lindas, não vejo a hora de poder ler e ver o que acho desta história, acho legal quando o próprio autor escreve e ilustra, acho mais original ainda…

    Passa lá no Simbolista também: http://www.osimbolista.blogspot.com
    My recent post No Meu Cubículo #21

  3. Sou muito fã tanto da Alice quanto de O Mágico de Oz, e só por essas duas referencias já fiquei doido pra ler o livro! Parabéns pela resenha!

  4. Eu simplesmente adoro livros de aventura, meu tema favorito, ainda mais se comparado com meus clássicos lindos do Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz. Ah, preciso ler esse livro!!! Adorei a resenha!

  5. Cara o que me chamou a atenção nesse livro nem é tanto a estória, apesar de fantasia ser meu tema favorito, mas sim a diagramação que posso dizer ficou linda demais. Ótima Resenha

  6. Gostei tanto da resenha, e só reforçou minha vontade de ler este livro. E o que me mais me faz querer ler o livro é a opinião do Tio Rick, uahsas. Achei a história bem interessante, e como já dei uma olhada no primeiro capítulo, percebi que a obra/série deve ser fantástica!

    Abraços, Joshua
    My recent post Crítica de Filme: Battlheship – A Batalha dos Mares

  7. A principio eu não queria ler o livro mas depois foi lançado o site que tem aquele mapa e fiquei louca para ler.

    s2mightygirl.blogspot.com.br
    My recent post Citação do Dia #27

  8. <div class="idc-message" id="idc-comment-msg-div-365161124"><a class="idc-close" title="Click to Close Message" href="javascript: IDC.ui.close_message(365161124)"><span>Close Message</span> Comment posted. <p class="idc-nomargin"><a class="idc-share-facebook" target="_new" href="http://www.facebook.com/sharer.php?u=http%3A%2F%2 Fwww.burnbook.com.br%2F2012%2F05%2F22%2Fresenha-em-busca-de-wondla-de-tony-diterlizzi%2F#IDComment365161124&t=I%20just%20commented%20on%20Resenha%3A%20Em%20Busca%20de%20WondLa%2C%20de%20Tony%20DiTerlizzi.%20%C2%AB%20Burn%20Book" style="text-decoration: none;"><span class="idc-share-inner"><span>Share on Facebook</span></span> or <a href="javascript: IDC.ui.close_message(365161124)">Close MessageQuero ler esse livro , vi as ilustrações em duas cores e gostei bastante e parece mesmo com as outras histórias citadas, gosto muito de livros de aventura.
    A sua resenha é muito boa , veio complementar uma que já tinha lido, parabéns.
    Cristiane de oliveira

  9. Nunca li nada desse autor,mas o livro parece ser muito bom,adoro livros desse estilo

  10. Ainda não tinha ouvido falar do livro. Parece ser bem divertido, com todas essa referências! E se a Suzanne Collins indicoou né? rs Caraca 3 hora??

  11. Nossa, eu não fazia ideia de que a história era tão bacana assim e cheia de referências!
    Muito curiosa pra pegar na mão e ver as ilustrações!

    Adorei, foi pra listinha!

  12. Todo mundo ta adorando o livro!
    Fiquei super curiosa com a resenha, tem uma mistura que parece ser muito legal!
    As ilustrações devem ser o máximo! *-*
    Quero ler já, ainda mais que vc disse que nem viu a hora passar! hehehe

  13. Eu li 4 das 5 Crônicas de Spiderwick e achei incrível. Adorei saber desse novo trabalho do Tony Di Terlizzi e sua resenha me deixou super empolgada para conhecer esse livro 'solo' dele.
    Gosto muito de Star Wars e Alice, então sabendo que tem elementos dessas obras e ainda mais de O Mágico de Oz, acho que é obrigatório ler. Deve ser realmente incrível para vc ter lido 400 páginas em 3 horas! Uau! Nem imaginava que tinha esse recurso de realidade aumentada. Foi ótimo saber!
    Parabéns pela empolgante resenha!
    Bjs

  14. Guilherme!
    Livros de ficção e ainda mais infantil, são sempre bons, eu acho.
    Sua resenha me deixou bem curiosa e gostaria muito de apreciar a leitura. Eva deve ter passado por muitas experiências.
    cheirinhos
    Rudy
    My recent post DIVULGAÇÃO ALEGRE E AMIGA #122 – TARDE DE AUTÓGRAFO DO LIVRO REDENÇÃO

  15. Adorei a resenha, muito bem explicado, me deu muita vontade de ler e saber a história por completo.
    Ainda não li obras deste autor, mas o enredo é muito bom!
    A capa é bem fofa também! Amei!

  16. Quando comecei a ler arregalei os olhos: Que história doida! HAHA! Uma história diferente, (apesar de ser aparentemente infantil pra mim) mas que chama muito a atenção do público justamente por ser diferente. Gosta da aventura, da fantasia e das emoçoes que este livro traz e por isso quero le-lo, muito em breve! =D

  17. Depois da sua indicação, a da Suzanne Collins e do Rick Riordan é bem difícil não querer esse livro desesperadamente. A história é bastante interessante, gosto muito de livros de aventura e esse livro parecer muito bom.

  18. Estou louca para ler Em Busca de WondLa, ainda mais depois dessa resenha!
    Achei a história muito bacana, e conheci o livro aqui na Bienal da minha cidade: a arte é simplesmente perfeita, adorei as ilustrações e a edição é super caprichada. A Intrínseca está de parabéns, mais uma vez! 🙂
     

  19. O livro parece excelente! Robôs e humanos *-* Fiquei doida para ler 🙂

    Beijo grande :*
    My recent post Eu li: A janela de Overton – Glenn beck

  20. Nossa o livro parece ser muito interessante, como vc disse um "alice no país das maravilhas" ao contrário rs
    Estou super curiosa se Eva vai conseguir, em sua jornada, encontrar outro humano e descobrir que raios é Wondla rsrs
    Ah e parabéns pela renha ter sido publicada no site da intrínseca!

    bjs

  21. A história parece ser realmente boa, uma aventura muito interessante. Adorei a resenha.
    Achei a capa muito bonita.

    Beijinhos

  22. Eu já estava querendo ler esse livro, mas fiquei com receio, achei que iria ser muito infantil, mas depois dessa resenha eu estou LOUCA para ler!

  23. Não li nada desse autor ainda , mas me interessei por esse livro ! vou ler em breve.

  24. Esse livro deve ser muito interessante e muito gostoso de ler, com certeza é diversão garantida. Quero ler!!
    Marquinho

  25. Folhei esse livro na livraria e achei lindoooo…o fato de ser fantasia + o fato de trazer referências aos clássicos já me ganhou….quero mto ler!!

    Boa Resenha!

    Miquilis

  26. Nunca fui apaixonada por livros desse tipo, mas pela resenha tende tudo a me surpreender, ótima resenha!

  27. Fiquei curiosa sobre o livro. Também não tinha ouvido falar desse escritor , mas pelas recomendações e pelos comentários dos meus autores preferidos, Collins e Riordan parece ser um livro que valha a pena.
    Tenho que admitir que parece um pouco infantil, entretanto Alice também é classificado assim, o que não faz com que eu goste menos do livro.

  28. parece ótimo,e já que tem coisa do tio Rick e da Suzanne é obrigação ler,pelo menos pra conferir se é isso tudo!!

  29. Admito que não conhecia o autor, mas pela resenha o livro parece ótimo. Já está na minha lista de próximas leituras! 😀

  30. Já tinha lido algo a respeito do livro, mas sua resenha foi super esclarecedora! O tempo que você levou para terminar de ler o livro me deixou pensando que o texto só pode ser mesmo excelente e envolvente. É um tipo de enredo que eu gosto muito e pretendo ler o mais breve possível. Essa mistura de aventura, fantasia me agrada muito!

  31. Adorei demais a resenha. estou com muita vontade de ler o livro. Adorei tudo o que contou sobre ele: o escritor, os autores que cometaram sobre o livro, a ligação com Alice, Magico de Oz, e Star Wars (que foi a primeira coisa que me passou pela mente ao ver na imagem as tranças de Eva). Parece ser incrivel, e eu adoro esse tipo de história, pois é como se eu estivesse vivendo minha infância novamente.
    Adorei realmente a resenha, tudo o que você escreveu nela me deu mais e mais vontade de ler Em Busca de WondLa.
    Parabéns pela resenha e pelo sucesso do blog!
    My recent post Anime – Angel Beats

  32. Quero muito ler o livro e sua resenha só me deixou com mais vontade, afinal ler o livro em menos de três horas, só quando é bom mesmo!
    Eu amei as ilustrações, fiquei apaixonada enquanto foliava o livro na livraria! Quero muito, muito, muito. Com certeza adicionado a miha wishlist

    Beijos,
    Gabi ~ Bookaholic WOlrd
    My recent post [PROMOÇÃO] Estilhaça-Me

  33. Realmente parece ser um livro escrito para jovens, mas também é verdade que um livro bem escrito e com uma história bem estruturada pode ser lido em qualquer idade. Só não me anima muito o fato de não ser um livro só, não gosto de ler um livro e ter que esperar pela continuação.

  34. Bom, como nunca li nada deste autor não tenho um parâmetro de comparação, mas pela sua resenha ele consegue desenvolver muito bem o tema proposto para a trilogia.
    Assim que olhei para a capa do livro me lembre de "O Mágico de Oz" e achei muito interessante a referência que você fez ao livro.
    Gosto de livros ilustrados e que carregam uma impressão meio futurista e este me parece ser um destes casos.
    Espero poder ter o prazer desta maravilhosa leitura em breve.
    Bela resenha!
    Um beijo ;*

  35. Que história maluca! Adoro histórias malucas, então provavelmente gostarei, rs. Faz tempo que não leio uma ficção juvenil com robôs. Um Alice no País das Maravilhas ao inverso? Eu topo! Estou muito curiosa. 🙂
    My recent post Lançamentos #5: Harlequin

  36. Fiquei curiosa sobre esse livro, mas não tinha visto nada que tivesse chamado a minha atenção ainda, confesso que quando você citou O Mágico de Oz, me conquistou, afinal eu adoro a história, mas ainda estou receosa por causa de Alice que você também citou, que eu não gosto nem um pouco. Estou bem dividida quanto a ler ou não esse livro.

    beijos, Lu

  37. Boa resenha, interessante a ideia desse livro e as referências a Alice.

  38. Oi ..

    Eu estou doido com este livro. Já que você o leu em 3 horas mais ou menos, deve ser realmente uma obra e tanto. A capa é muito bonita e as indicações dos autores já consagrados no mundo literário só aguçam a minha curiosidade.

    Ótima resenha.

  39. EU simplesmente ADOREI! A sua resenha me fez ter muita vontade de lê-lo, as referências à minha querida Alice, então nem se fala! *.* A propósito, realmente a primeira coisa que me veio a mente quando vi essa capa foi O mágico de OZ, total me lembrou… Adoro ilustrados, este é com certeza um que vale a pena ser lido. Estou muito curiosa! Amei a resenha!

  40. Quero ler este livroo!!muito boom!

  41. Eu amo livros de Fantasia *_* E só pelo comentário do tio Rick eu já compraria o livro xD (sim, eu sou influenciada facilmente u.u) mas o que realmente me chamou atenção foi o fato de ter ilustraçoes *O* Faz tanto tempo que eu não leio um livro assim, cheio de aventura/ficção cientifica/fantasia que com certeza, Em Busca de Wondla,está na minha lista de Vou Ler *_*

    Beijoos

    PS: Adorei a resenha =D

  42. Já tô doido pelo livro! Tomara que eu consiga ganhá-lo na promoção!

  43. Confesso que à primeira vista achei o livro um tanto quanto infantil demais, mas, depois de ler a sua resenha percebi que a história é bem interessante!!! Parabéns pela resenha!!

  44. Não sirvo de base. Esse não é meu estilo favorito. Também não gostei da capa, terrivelmente infantil e feia esteticamente. A sinopse também me parece tão pobre… Aparentemente, o que salva é sua resenha. Me faz ter uma curiosidade, um pouco pequena, principalmente pela referência a Star Wars. Enfim. Sua resenha ficou muito boa.

  45. Não lembro agora onde foi que vi alguém falando sobre esse livro, e falava muito bem! Nunca li nada desse autor, mas agora tô curiosa…

    Brunna Carolinne – My Favorite Book
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br
    My recent post É divulgada a capa de The Mark of Athena

  46. Se eu visse esse livro numa prateleira, pela capa, eu não o iria ler. Não sei, não me agradou tanto assim… mas quando li a resenha, pensei: NOSSA! :O
    My recent post Poema sujo

  47. Bem a capa não me chamou atenção, mais como não devemos julgar somente por isso li seu post e descobri que tenho interesse sim em conhecer melhor essa obra, pq sou apaixonada por Alice no pais das maravilhas!!

  48. Sempre tive curiosidade em ler Spiderwick.
    Achei a história muito cativante, creio que colocarei o livro na minha lista de próxima leituras.Já faz algum tempo que estou sem um infanto-juvenil na prateleira, sempre gosto de lê-los de vez em quando.
    "Wondla" parece ser uma boa pedida =]
    Ótima Resenha!
    Abraços.

  49. Eu adoro livros que contenham Aventuras. Tipo, a garota foge dos inimigos e mesmo assim consegue superar seu medo. Eu amei a resenha, e espero que algum dia eu leia o livro! A capa é linda também!

  50. Adorei a resenha, nunca li nenhum livro desse autor, mas fiquei muito interessada nesse, parece ser muiiito legal mesmo. beijos

  51. ótima resenha, expicou bem os principais fatos da historia em dar spoilers, me deixou bastante curiosa e ansiosa pra começar a ler, e enfim descobrir o que é WondLa! Quero muito ler essa historia parece ser bem divertida, e original!

  52. Nem achei a sinopse lá muito interessante,mas só pelas ilustrações,as mais belas que eu já vi em um livro,e o criativo design dos personagens e objetos já me fez ter vontade de ler.

  53. Mais uma trilogia?
    O enredo parece ser tudo de bom… mas não sei se estou querendo ler algo que tenha continuação…
    Essa gama de influência tem de ser muito bem trabalhada mesmo, senão as comparações (negativas) acontecem…
    Quem sabe em outra hora eu leia 🙂

    My recent post &quot;E sempre a mesma dor…
    As mesmas palavras…
    pelos mesmos motivos…&quot;

  54. Nossa em que mundo eu vivia que nunca tinha ouvido falar nesse livro? o.O
    kkkk

  55. Caraca! Eu sou um pouco fã dos clichês – essa coisa de previsível me dá uma certa segurança na leitura rs.

    Adorei saber que tem um conteúdo além do livro, as ilustrações servem muito de base para nossa imaginação, né?

    Um beijo!
    My recent post O Que Há Por Trás – Bárbara Lorentz

  56. A resenha é muito boa, deu muita vontade de ler!

  57. A resenha é muito boa. Gosto de livros que contenham ilustrações que tenha relação com a estória. Como no livro Camundo – O Desenho e a Sombra. As referência a 2 ótimos livros (Alice no País das Maravilhas e o Mágico de Oz, se bem trabalhadas, pode ser uma grata surpresa

  58. Amo literatura infanto-juvenil, O Mágico de Oz e Alice são estandartes do gênero, e fiquei mega curiosa para ler as aventuras de Eva. Parabéns pela resenha!!

  59. Muito bom! Originalidade, criatividade… INOVAÇÃO! A chave é essa… É disso que as atuais obras necessitam.

  60. Alice e O Mágico de Oz *-* adoroo
    ser for bom que nem eles ,então eu vou adorar…*-*

  61. Parabéns pela resenha ficou muito boa. Eu sou um grande fã de Alice no País da Maravilhas, acho que vou gostar do livro, a sinopse me animou para a leitura.

  62. Olá Guilherme, achei super interessante a proposta do livro e a intrínseca ter feito esse soft =D. Parabéns pela resenha, fiquei doida pra ler!
    My recent post Super novidades de Nanuka, autor de Camundo

  63. O livro parece ser muito legal 😉
    Adorei a resenha.

    My recent post Nanda Meireles

  64. Eu vi o pessoal da Intrinseca falando do lviro n a turnê. É muito legal isso da realidade aumentad que eu já tive oportunidade de ver como funciona ao vivo mas para mim não iria fazer diferença já que não tenho web cam. Já a história logo que falou do robô e da garota lembrei logo de Luke e R2-D2, haha
    Acho que vou gostar de ler.

    —-Leituras & Fofuras—- http://www.leiturasefofuras.com.br

  65. Esse me parece ser um ótimo livro. Como assim você leu ele em três horas ??? Deve ser bom mesmo.
    Adoro livros que tenham bastante ilustrações, acho demais. Também gosto do comentário do Tio Rick.
    Parabéns pela ótima resenha, ficou incrível mesmo 😀 Abraços, até mais !!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.