Resenha: Ender's Game - O Jogo do Exterminador, Orson Scott Card 16

Resenha: Ender’s Game – O Jogo do Exterminador, Orson Scott Card


Uma das maiores obras de ficção científica.

O primeiro volume da saga de Ender Wiggin foi considerado uma obra prima na época em que foi lançado, na década de 80, ganhando prêmios como o Nebula Award e o Hugo Award e criticando o governo. O livro nos conta o crescimento do jovem Ender na Escola de Combate, uma estação espacial que prepara jovens para um confronto iminente contra uma raça alienígena que quase destruiu a terra.



Trabalhando mais elementos humanos do que científicos, Orson Scott Card consegue nos mostrar todo o sofrimento de Ender, num lugar onde poucos mostram amor ou solidariedade, enquanto o transforma no grande líder que a humanidade estava esperando. O livro mostra os anos de evolução do personagem e é difícil não nos apegar a sua dor, as suas dúvidas ou a seu crescimento no meio de todos os outros jovens gênios. Cada um dos personagens são únicos em sua maneira, e de diferentes regiões do mundo, trazendo uma boa dinâmica.

Mas a melhor parte do livro está com a família Wiggin, com Peter e Valentine, irmãos de Ender, ficando mais poderosos na terra com seus alter egos começando a dividir as opinião políticas. É interessante ver como o autor previu a importância que blogs teriam no futuro na formação de opinião pessoais e como as pessoas podem ser facilmente manipuladas através de suas opiniões.

Ender se mostra uma mistura dos seus irmãos, podendo ser cruel e sádico como Peter ou generoso e bondoso como Valentine. Logo vemos que esse foi o principal motivo dele ter sido levado até a escola e o impacto que isso teve na batalha final.

Para mim é um pouco difícil imaginar alguém como Orson conseguindo escrever um livro desse. O Jogo do Exterminador é cheio de compaixão, entendimento e aprendizado. Algo que alguém com o tipo de opinião que ele tem não demonstra ter, mas acho que importante ás vezes saber separar o artista de sua obra. Algo que é um tanto difícil de se fazer. Eu pretendo avaliar aqui apenas o livro em si e não dar minha opinião pessoal sobre o autor. 

O livro lida com questões de certo e errado e sabe nos conduzir por essa montanha russa de emoções até o fim.

Em termos de colocar jovens em situações cruéis para algo muito maior, ele o fez antes de Jogos Vorazes, Maze Runner ou outro Young Adult do gênero.

Confira o trailer da adaptação do livro que foi lançado em 2013:

 [[youtube http://www.youtube.com/watch?v=cXqDvWFwmYU]]

Capa
70
Enredo
85
Narrativa
90
Personagens
80
Nota dos Leitores:2 Votes
86
81


Resenha: Ender's Game - O Jogo do Exterminador, Orson Scott Card 17

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Resenha: Ender's Game - O Jogo do Exterminador, Orson Scott Card 27
Frozen 2 – Elsa não terá um interesse amoroso no filme!