Dez Anos atrás os Garde (aqueles que desenvolvem os Legados ou “poderes”) fogem para a Terra com os seus respectivos Cêpans, uma espécie de “Protetores” que tentam mantê-los a salvo, e ajudá-los a desenvolver seus poderes. Os Garde tem poderes (Legados) que se desenvolvem de diferentes formas, podem voar, outros controlar os elementos, alguns se tornarem invisíveis (assim como o Vô do número 4) e falar com os animais.
Não vou falar muito aqui pra não acabar com a graça da historia, mas a base do livro é isso. A Narrativa é muito bem elaborada, e mesmo em inglês, o autor Pittacus Lore nos coloca em uma “montanha russa” de emoções, de momentos trágicos a situações hilárias que fazem o leitor ( no caso eu) rir sozinho.
O Numero Quartro, ou John para os íntimos, é o personagem principal da trama (duh, é o nome do livro também neh) . Vive mudando de cidade para não atrair a atenção Mogadorians , é cheio de duvidas e ao mesmo tempo decidido , e a única certeza que ele tem é que Um, Dois e Três já foram mortos , ele é o próximo. Sarah, a mocinha indefesa, ex líder de torcida e par romântico de John, se vê em um triangulo amoroso entre John e Mark, Quarterback do time de futebol Americano da escolar de Paradise, no estado de Ohio. Mark tem seus momentos, e mostra que não se pode julgar o livro pela capa, é o típico valentão arrependido, vo acabar dando mais spoilers aqui, enfim.
O personagem tem suas características marcantes, mas em algumas passagens do livro chegam a ser meio vazios, e deixam uma pergunta no ar “ Ta,e ai”? Coisas acontecem meio sem sentido, e vários, muitos e muitos clichês já consagrados em historias de Aliens estão presentes em “I Am Number Four”, mas nada que estrague a leitura e acabe com as expectativas de um dos lançamentos mais esperados do ano.
Ame ou odeie, é a definição mais próxima que encontrei pra descrever o livro. Particularmente eu esperava mais ação dos personagens e mais lutas durante a historia, mas você leitor, não vai se decepcionar comprando o livro, pois vale a conferir a história de John Smith.
O Final do livro é meio chocante, deixa com um gostinho de quero mais, e só nos resta esperar pelo lançamento de The Power of Six, a sequência de Eu Sou o Número Quatro será lançado nos Estados Unidos no dia 11 de agosto. Aqui no Brasil, o primeiro livro Eu sou o número quatro (ed. Intrínseca) está previsto para chegar às livrarias no primeiro semestre desse ano.
Outras Capas:
*The Power of Six, a sequência de Eu Sou o Número Quatro será lançado nos Estados Unidos no dia 23 de agosto.