Just Listen

Autora: Sarah Dessen
Editora: Farol
ISBN: 9788536809007
Ano: 2010
Páginas: 307

 

 

 

 

Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer. Ele tem uma missão quase impossível: fazer com que Annabel “Não pense nem julgue. Apenas ouça”.

“Don´t think or judge. Just listen”
 
Annabel Green é o exemplo de garota modelo, literalmente. A ‘Garota dos Sonhos’, que tem tudo o que qualquer outra menina da sua idade desejaria: dinheiro, uma casa perfeita, um trabalho de modelo, um corpo e cabelos perfeitos…
Mas por trás de tudo isso, a bela garota esconde um grande segredo. Segredo este, que se for revelado trará consequências não apenas para si, como para todos a seu redor.
 
Annabel passou o verão inteiro tentando esquecer aquilo que havia acontecido entre ela e sua melhor amiga, Sophie, no fim das aulas. Mas agora, com o retorno das atividades escolares, aquilo tudo pareceu inútil. Se antes ela cumprimentava todos, e era super popular, agora não tinha se quer alguém para conversar durante o almoço.
 
“Eu não tinha uma história com Owen. Com Sophie e Clarke era diferente. Havia um padrão nisso, alguma conexão, mesmo que eu não quisesse enxergá-la. Não parecia justo nem correto, mas eu sempre imaginava que talvez não estivesse nessa situação por acaso e que ela talvez fosse exatamente o que eu merecia.”
 
Sem ter com quem falar, Annabel acaba meio que por acaso se aproximando do misterioso Owen. Um garoto que sempre teve fama de briguento, e assim como ela, sentava-se sozinho durante os intervalos de aulas. No entanto Owen acaba se revelando uma grande surpresa, por trás de seus óculos de sol e de seus fones de ouvido sempre presentes, ele acaba se revelando um apaixonado por música e uma pessoa realmente agradável.
 
Owen é responsável por um programa em uma rádio comunitária, onde os locutores são responsáveis por escolher as músicas que serão tocadas. Além de cuidar da rádio, Owen tem outra função: fazer com que Annabel conheça música de qualidade e realmente boa. Claro que aquilo que Owen classifica como sendo boa ou ruim pode ser considerado bem relativo, já que ele tem um gosto um tanto exótico (na maioria das vezes Annabel acha que aquilo que está ouvindo é apenas barulho) e específico.
 
“Eu peguei a pilha e olhei os outros títulos. Havia um para música country, Invasão Britânica, músicas folk. Mas quando cheguei ao último, vi que a capa estava quase toda em branco, com apenas duas palavras: JUST LISTEN.”
 
Com sua nova amizade, Annabel acaba encontrando uma forma de fugir um pouco de sua situação presente. Na escola todos a ignoram, e em casa algo parecido com isso acontece. Sua mãe sempre foi fascinada pela carreira de modelo das 3 filhas, e quando as duas mais velhas desistiram da profissão, toda a responsabilidade acabou caindo sobre a caçula, Annabel. No entanto modelar não é mais o grande sonho dela, se é que algum dia foi, mas ela não consegue encontrar uma maneira de dizer isso à mãe.
 
 
Sua mãe já havia sofrido demais com os distúrbios alimentares de Whitney, sua irmã do meio, e Annabel acredita que seria um peso caso a família tivesse que lidar com mais um problema.
 
 
Problema este que acaba sufocando-a. Ela não pode contar seu segredo pra ninguém, mas segurá-lo por mais tempo acaba se tornando algo insuportável. Mas nada pode ficar escondido por muito tempo, mesmo quando se tenta.
 
“Era o seguinte: antes, a diferença entre luz e escuridão era muito simples. Uma era boa e a outra má. Porém, de repente isso deixou de ser tão óbvio.”
 
No meio de tudo isso, outro sentimento atinge Annabel repentinamente: ela sente-se atraída pelo sempre misterioso Owen.
Entretanto, ninguém pode viver carregando um grande segredo, e decisões precisam ser tomadas para que tudo acabe bem.
 
Misterioso, romântico emocionante.
 
Foram as 3 melhores palavras que eu encontrei para descrever o livro.
A leitura faz parte do Book Tour organizado pela editora Farol (parabéns a Bárbara pela organização) eu fui a primeira do grupo a receber o livro e logo mais o enviarei ao próximo blog da lista.
 
Eu achei o livro realmente muito fofo. A narração em primeira pessoa nos mostra a visão da protagonista com relação aos fatos ocorridos (e eu adoro essa parcialidade). A leitura é bem leve e em muitas partes eu vi a semelhança com os livros da Meg Cabot.
 
O romance em si acaba ficando em segundo plano, dando lugar ao mistério e às aflições de Annabel. Acho que pelo público alvo a que o livro é destinado.
 
A única coisa de ‘ruim’ que eu vi no livro, é que o graaaaaaande segredo em si acaba não se revelando tudo aquilo. Fica meio que óbvio lá pela metade do livro o que realmente aconteceu. Mas mesmo assim ainda é bem fofinho (livro pra menina ler).
Acho que foi o primeiro livro da editora Farol que eu li, e não tenho reclamações quanto a tradução nem nada do gênero, aliás, muito interessante as breves porém esclarecedoras notas do tradutor.
 
“Música é uma constante total. É por isso que temos uma forte conexão visceral, sabe? Porque uma canção te leva de volta imediatamente para um momento, ou um lugar, ou até mesmo uma pessoa. Não importa o que mudou no seu mundo, aquela canção diz o mesmo, exatamente como naquele momento.”
Owen (Just Listen)
 
Quem é fã de Meg Cabot com certeza será fã de Sarah Dessen também. Indico a todos.
 

– Playlist
Algumas músicas que são citadas no livro.

  1. “Thank You” – Led Zeppelin
  2. “Rebel Waltz” – The Clash
  3. “This is Radio Clash” – The Clash
  4. <3 “Story of My Life” – Social Distortion
  5. “The Joker” – Fatboy Slim
  6. “Fight Test” – The Flaming Lips

Capas no Mundo

Just Listen - USA Just Listen - Inglaterra Just Listen - Turquia Just Listen - Alemanha Just Listen - França Just Listen - França 
Passe o mouse sobre a capa para saber de onde é. 
 
 
 
 
 
 

Deixe sua opinião aqui :)