Resenha: Limiar, da autora Jessica Warman 3
Resenhas

Resenha: Limiar, da autora Jessica Warman

ARTE_limiar.indd

 

 

 

Limiar
Autora: Jessica Warman
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Classificação: 4/5  estrelas

 

 

 

 

A escrita de Jessica Warman é intrigante, e por escolher não ler a sinopse de Limiar antes de começar o livro, eu não tinha ideia do que me aguardava entre as páginas desse livro. (tirando o fato que uma garota morreria afogada )

Limiar narra a história de Liz Valchar, uma adolescente mimada que sempre teve tudo e não podia reclamar da vida. Junto com seus cinco melhores amigos, a protagonista resolve comemorar seu aniversário no iate particular da sua família, mas ao acordar, tem uma grande surpresa.

Como já indica a capa do livro, Liz acorda e vê nada mais nada menos que o seu corpo boiando, mas não se recorda como foi parar ali e pior ainda, agora ela se tornou um fantasma.

"No primeiro dia depois que morri, tive que me concentrar muito para me levar a uma lembrança. E, quando estava assistindo a uma delas, ela parecia muito distanciada da minha consciência no presente". (p. 65)

Jessica Warman colocou em Limiar uma espécie de jornada espiritual, e para comprovar este argumento apresento o personagem Alex, um menino que morreu um ano antes em um acidente de carro, e junto com Liz eles vão tentar solucionar o mistério da morte dela e tentar descobrir o que realmente aconteceu naquela noite.

Liz me incomodou (e muito), por ser egocêntrica e em algumas passagens se preocupar mais com o estado da sua roupa e cabelo, do que com o próprio corpo boiando na sua frente. Já Alex era o ponto de equilíbrio da história, aquele personagem que você se identifica e quer saber mais sobre ele.

A autora soube levar bem a história com discussões sobre bullying e suas consequências, também mostrou que mesmo as pessoas mais ‘perdidas’ podem ver um outro lado da vida e acabar mudando seu ponto de vista.

"Desde a minha morte, as pessoas comentam com frequência sobre o que ia querer para elas. Muitas dessas vezes se enganaram. … Tudo o que eu quero é que vivam. Que sigam em frente com a compreensão de que cada momento é precioso, cada dia é uma bênção. Que vejam a vida pelo que ela realmente é: uma série de possibilidades infinitas, não só de grandes sofrimentos, mas também de grandes alegrias". (p. 388)

Limiar é um livro que meche com o psicológico, e ao mesmo tempo que é um livro de entretenimento, faz você pensar em várias questões da vida. Recomendo para os leitores que buscam um livro diferente, principalmente se você gosta de livros que misturam suspense e um pouco de romance adolescente.

Resenha escrita por Guilherme Cepeda – Burn Book ©

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Limiar, da autora Jessica Warman 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

1 Comment

  1. gosto desses livros fortes assim, e que possuem grande carga psicológica nas páginas. este parece ser ótimo, e envolve vários assuntos bem pesados…
    estou bem curiosa para ler *-*

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.