Nas Sombras (Shade #1)
Autora: Jeri Smith-Ready
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas: 336 
Resenha por: Guilherme Cepeda
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição.

Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose… E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.

“Nas Sombras” de Jeri Smith-Ready é um livro que tem de tudo um pouco, por se tratar de um romance adolescente, a narrativa é desenvolvida com base na agitada vida dos adolescentes, incluindo muita música, álcool e o cotidiano escolar.

Apesar da sinopse do livro ser um pouco confusa, essa parte “No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição”, passa uma ideia do que vamos encontrar no decorrerr do livro.
 
O mundo em que Aura vive é exatamente como nosso, mas está cheio de fantasmas, ou por definição, as almas das pessoas que deixaram alguma questão por resolver nesse mundo e não conseguiram ou não querem passar para o outro lado. A autora construiu uma linha de pensamento muito interessante, mostrando que os fantasmas podem ser amigáveis, ou seja, não interferem na vida dos outros a não ser que sejam “chamados”, entrando em contato com os humanos pelo que conhecemos como “médiuns”, ou podem ser “malignos”, assim sendo conhecidos como sombras, espíritos malignos que assombram e fazem parte do “lado negro da força” (não podia deixar de citar Star Wars nessa hora, quando a autora citou as “sombras” não me veio outra coisa na cabeça).


Aura é engraçada, inteligente e um pouco enérgica demais em suas decisões. Por conta de sua habilidade, ela aprendeu a lidar e conviver com o mundo dos vivos e dos mortos ao mesmo tempo, mas com a morte de seu namorado, ela começa a ver a vida por um outro lado, compreendendo que mesmo amando o seu namorado (ou ex namorado, entendam do jeito que quiser) ela nunca mais poderá ficar realmente com ele em seu estado fantasmagórico, agora Logan não passa de uma sombra do que foi no passado, passando ao estado de um “espectador”, assistindo a vida de Aura e não podendo interferir em nada.

É claro que não podia faltar o famoso triangulo amoroso, no decorrer da historia somos apresentados a Zach, um colega de Aura que tem sotaque escocês, que aparentemente funciona da mesma forma que o sotaque britânico, que encanta os representantes do sexo oposto. Zach esconde muitos segredos, e sua amizade com Aura não foi acidental, é inegável a química que existe entre os dois, e no virar das páginas vemos que mesmo Logan estando “morto” ainda pode interferir de alguma forma na vida e nos relacionamentos de Aura.
 
O livro foge um pouco do clichê dos YA’s sobrenaturais , pois inova no sentido de a protagonista não estar apaixonada por um vampiro, um lobisomem ou um zumbi, e sim por um morto (ou mais especificamente pela alma dele). É um livro para ser devorado, Jeri Smith Ready construiu uma narrativa envolvente, Sombras é um livro para ser consumido em algumas horas, e o triângulo amoroso é muito mais do que eu esperava, pois não tinha ideia de como a autora iria fazer para interligar os 3 personagens, mas além do romance em si, Jeri abusou dos sentimentos e questões morais, tornando o livro divertido e profundo ao mesmo tempo. Posso arriscar a dizer que sou Team Zach?
 
Nas Sombras é um livro obscuro, com personagens bem desenvolvidos e inseridos perfeitamente na trama. A autora colocou muitas referencias musicais na trama, o que da todo um ritmo e leva o leitor a se familiarizar e se sentir parte da história. Aura esta dividida entre desenvolver o seu dom, salvar Logan das sombras e resolver seu relacionamento conturbado com Zach. Recomendo o livro para os amantes de YA sobrenatural, e para aqueles que estejam atrás de um livro diferente e que quando você menos esperar já vai virar a ultima pagina e pedir mais, e “Para nossa alegria”, Shift (Shades # 2) já foi lançado nos Estados Unidos, e Shine (# Shades #3) está previsto para maio desse ano.
 
Confira o primeiro capítulo do livro aqui.

» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «

– Outras Capas: 

 

Deixe sua opinião aqui :)