Resenha: O Chamado do Cuco, Robert Galbraith

O primeiro volume da saga de Cormoran Strike

J.K. Rowling mostra em O Chamado do Cuco, que pode contar grandes histórias que não envolvam necessariamente magia. O primeiro volume da saga do veterano de guerra Cormoran Strike, que Rowling escreveu sob o pseudônimo de Robert Galbraith, não é um projeto tão ambicioso quanto o The Wizarding World, mas são nos menores frascos que podemos encontrar os melhores perfumes.

Na história, Cormoran Strike e sua secretaria Robin Ellacott são contratados por John Bristow para investigar a morte da famosa Lula Landry. Embora a polícia já tenha declarado a trágica morte da modelo como um suicídio, Bristow não acredita nisso e contrata os detetives para encontrar o assassino. Strike se vê então no meio dos mistérios envolvendo os famosos e ricos da alta sociedade, atrás de uma garota que todos viam como destrutiva. 


Rowling é mesmo a mestra da narrativa e isso está mais do que evidente aqui. Mesmo nos momentos mais parados do livros, é difícil não ficar preso à sua escrita. Ela aproveita o máximo de seu protagonista e nos faz entrar de cabeça no mistério. Cormoran Strike é um personagem fascinante e estou mais do que ansioso para ter mais dele, dos seus dramas pessoais, nos próximos livros. 

Eu me diverti muito entrando mais ao fundo da mente de Rowling e explorando esse novo mundo. Ela se consagrou escrevendo para crianças, mas ela cresceu muito e pode muito bem lidar com temas mais adultos. O Chamado do Cuco é apenas a primeira parte de uma história que pode render grandes feitos. Não vou mentir e dizer que não fiquei um pouco desapontado pelo falta de ação. Talvez eu e Rowling vejamos uma história de detetives de maneira diferente, e Strike se mostrou perfeito demais, encontrando todas as respostas quase sozinho. Isso deixa o personagem muito invencível e pouco interessante, ao contrário de um personagem vulnerável. 

No entanto, os pontos positivos dessa história superam, e muito, os negativos. Devia ter lido esse livro mais cedo.

4.4

Leia Mais
The Flash S01x17: Tricksters| Crítica da Série