Resenha: O Futuro de Nos Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler 6
Resenhas

Resenha: O Futuro de Nos Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler

Resenha: O Futuro de Nos Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler 7

 

 

 

 

 

 

Título: O Futuro de Nós Dois

Autores: Jay Asher, Carolyn Mackler

Editora: Galera Record

Ano: 2013

Páginas: 384

Resenha por: Guilherme Cepeda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

”O futuro de nós dois” é quase uma crítica à sociedade moderna, para ser mais especifico, ao modo de vida “dentro do Facebook”.

 

Imaginem se em pleno ano 1996, dois adolescentes acessassem acidentalmente o Facebook? O livro narra boa parte desse conflito onde Emma e Josh tem acesso a uma tecnologia a frente de sua época.

 

A partir dessa descoberta, os protagonistas entram em diversas questões de como seria a vida deles daqui a 15 anos. Você compartilharia esse segredo com os outros? Iria atrás de mais informações? Tentaria mudar o seu futuro? Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir…

 

O que você está pensando agora?

 

Vivemos em uma sociedade onde o Status do Facebook é mais importante do que compartilhar sua opinião com os outros. Quando eu digo status, me refiro a pensamentos e até o seu “status de relacionamento”. As pessoas levam em conta as suas vidas “dentro do Facebook”, às vezes se tornando algo fictício só para montar uma “vitrine” ao que elas querem passar para as outras no meio online.

 

“Mesmo que eu tente fazer tudo certo, o efeito de reverberação é inevitável. Tudo mudou no momento em que Emma descobriu o Facebook."

 

Emma retrata bem esse quadro, passa boa parte do livro buscando um “novo status no Facebook”, mostrando ser uma personagem um tanto quanto fútil. Josh é o melhor amigo de Emma e leva a vida a sua maneira, me identifiquei com o personagem, pois se tivesse acesso ao “futuro” teria boa parte de suas reações e atitudes.

 

“O futuro de nós dois” pode parecer um livro meio vazio, mas durante a leitura parei para refletir sobre várias coisas e como já relatei os hábitos das pessoas no Facebook. Não queria transformar essa resenha em uma crítica, mas me senti no direito de fazer essa relação do livro com o mundo real.

 

Quando vi que Jay Asher estava no meio desse livro e recebi o meu exemplar não pensei duas vezes e comecei a ler. A escrita do autor, atrelada à narrativa de Carolyn Mackler (pretendo procurar outros livros dela) deu ao livro um ar de nostalgia, já que a trama se passa na década de 90, o auge da internet discada.

 

A narrativa do livro flui muito bem, mas apresenta alguns defeitos nos últimos capítulos. Já tinha uma ideia da escrita de Jay Asher, e acredito que o autor poderia ter desenvolvido um pouco mais a história e aproveitado esse tema um tanto quanto polêmico e atual que tinha em mãos.

 

Resenha: O Futuro de Nos Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler 8

 

Recomendo o livro para leitores que buscam histórias rápidas com uma mensagem para refletir. Antes de terminar a resenha, recomendo mais ainda a leitura do primeiro romance de Jay Asher, 'Os 13 porquês' (Thirteen reasons why), traduzido para mais de 30 países e com milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos. Mas se “O Futuro de nós dois” foi o seu primeiro contato com o autor, então não deixe de ler 'Os 13 porquês'.

 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: O Futuro de Nos Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler 9


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

23 Comments

  1. Também recebi este livro e confesso que estou um pouco com receio de começar a leitura. Muitas resenhas tem sido um pouco negativas, acho que não estou num momento bom pra essa leitura e não quero arriscar ter que abandonar-lo, vou dar um tempinho. rs Ótima resenha!

    Beijos.

  2. O livro é bem diferente do que eu imaginei que seria. (pelo título e a capa) mas, mesmo assim ainda não perdi o interesse na leitura. Excelente resenha, contém dados importantes sem liberar aqueles terríveis Spoilers, parabéns 🙂

  3. Achei muito bacana a intenção e o tema do livro. Espero que realmente seja uma leitura agradável!

  4. Me fez ficar interessada no livro, vamos ver se consigo adquiri-lo, abraços

  5. Estou quase certa que esse será minha próxima leitura.
    Gosto da premissa do livro e gostei dos temas que você abordou na resenha e que estão dentro do livro,claro.

    abraços.
    My recent post Lançamento 215#: Bruxos e Bruxas; Indomável

  6. Esse livro estpa me conquistando aos poucos, estou louca pra ler ele.

  7. Li uma outra resenha desse livro, que trazia uma abordagem diferente da sua, mas diferenças a parte, estou super curiosa para ler esse livro, o tema é bem interessante…

  8. As poucas resenhas que li desse livro foram animadoras, então estou super curiosa com esse livro!!

  9. Parece que O Futuro de Nós Dois é muito bom. Espero que sim. Tomara que eu ganhe a promoção para poder descobrir isso.
    My recent post Editora Buriti e Clube do Livro de Pernambuco lançam Concurso de Contos

  10. Curti demais esse livro! Primeiramente só por ser do Jay Asher, gosto dele, apesar de o livro 1º dele ser um pouco fraco, mas ainda nao terminei de ler: O13P Esse livro é uma otima critica para a sociedade ver como é. Adorei.

  11. Oi, Guilherme.
    Esse livro me lembra muito "Um dia" (até o nome da moça é igual o_o'). Claro que lendo a sinopse e algumas resenhas, deixei um pouco essa ideia de lado… Achei que era mais um romance e, de fato, chega a ser, mas parece que há uma pequena crítica dentro dele. Sobre o modo como algumas pessoas vivem agora, agarrados a status das redes sociais e tal… Um livro que fala um pouco sobre isso é Esposa 22, livro que eu adorei. Talvez O futuro de nós dois siga esse mesmo caminho (que eu vá gostar haha), porém essa escrita nostálgica e o tempo em que a história se passa, seja o diferencial.

  12. Li algumas resenhas sobre este livro , e espero que eu ganhe , quero mt ler 🙂

  13. É um dos meus desejados da vez 🙂 Conheci o Jay Asher com Os 13 Porquês e adorei a sensibilidade e criatividade dele em retratar um tema tão delicado de forma tão linda, como pode ver estou bem ansiosa para ver a escrita de Jay em O Futuro de Nós dois, sem falar que a sinopse já é original por si só ^^ Gostei da sua resenha 🙂
    Beijos,
    Jhey
    My recent post Carimbo: Irresistível

  14. Eu nessa época do livro achava que computador era uma grande besteira e hoje nem consigo viver sem, ainda lembro desse tipo de computador e celular que só os vizinhos tinham.
    Gostei muito dessa história, quem não queria mudar o passado se pudesse ou o futuro no caso dela, vou gostar muito dessa leitura.

  15. Acho essa história linda.Sua resenha me deixa muito feliz,pois já estava pensando em ler,e depois dela fiquei com mais vontade ainda.Beijos.

  16. Estou loucaaaa pra ler esse livro,comento as unhas até chegar nos cotocos.
    Um máximo parece ser essa história,sem contar essa capa lindona.

  17. Adoreei a Resenha.
    O Livro tinha me conquistado a um tempo atras, e apesar das criticas negativas, nao me faz nao querer ler. estou ansiosa para ler este livro.

  18. Achei o enredo desse livro totalmente inovador pra atualidade. Por se tratar de uma crítica da rede mais usada no mundo. Quero muito ler, e acho que vou amar o enredo.

  19. Já li algumas resenhas desse livro, e cada vez fico com mais vontade de ler! Nem tinha me interessado pela capa, mas agora mau posso esperar para tê-lo em mãos!

  20. Esse livro é diferente de tudo que eu já li, ele trás uma premissa incrível que eu to louca pra ler, imagina como deve ser você ganhar seu primeiro computador e de repente descobri uma ferramenta incrível de 15 anos no futuro, que é o facebook que todo mundo é praticamente viciado, e ver como anda sua vida nesse tempo, isso é demais gente, eu como uma viciada nata no face to muito ansiosa pra ler esse livro.

  21. Eu fiquei 1 mês sem facebook pois realmente essa nossa vida atual de "não conseguirmos" ficar sem entrar nesse rede social é muito estranha, acabamos vivendo em volta disso, de conversarmos e compartilharmos coisas tudo através da internet e não mais na vida real.
    Com certeza a vida era melhor lá nos anos 90 sem o vício de redes sociais, lembro vagamente, pois assim que entrei na adolescência comecei a usar internet mais e mais, e invejo quem não tem perfil no facebook .

  22. impressão minha ou 2 promoções estão ativas no facebook sendo que já era para terem sido finalizadas? são elas o sorteio desse livro e do livro entre o agora e o nunca!

    espero que resolvam isso pois sacanagem com centenas de pessoas que compartilharam a imagem e nenhuma ganhou, enganação!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.