Resenha: O Futuro de Nos Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler

 




 

 

 

 

 

Título: O Futuro de Nós Dois

Autores: Jay Asher, Carolyn Mackler

Editora: Galera Record

Ano: 2013

Páginas: 384

Resenha por: Guilherme Cepeda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

”O futuro de nós dois” é quase uma crítica à sociedade moderna, para ser mais especifico, ao modo de vida “dentro do Facebook”.

 

Imaginem se em pleno ano 1996, dois adolescentes acessassem acidentalmente o Facebook? O livro narra boa parte desse conflito onde Emma e Josh tem acesso a uma tecnologia a frente de sua época.

 

A partir dessa descoberta, os protagonistas entram em diversas questões de como seria a vida deles daqui a 15 anos. Você compartilharia esse segredo com os outros? Iria atrás de mais informações? Tentaria mudar o seu futuro? Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir…

 

O que você está pensando agora?

 

Vivemos em uma sociedade onde o Status do Facebook é mais importante do que compartilhar sua opinião com os outros. Quando eu digo status, me refiro a pensamentos e até o seu “status de relacionamento”. As pessoas levam em conta as suas vidas “dentro do Facebook”, às vezes se tornando algo fictício só para montar uma “vitrine” ao que elas querem passar para as outras no meio online.

 

“Mesmo que eu tente fazer tudo certo, o efeito de reverberação é inevitável. Tudo mudou no momento em que Emma descobriu o Facebook."

 

Emma retrata bem esse quadro, passa boa parte do livro buscando um “novo status no Facebook”, mostrando ser uma personagem um tanto quanto fútil. Josh é o melhor amigo de Emma e leva a vida a sua maneira, me identifiquei com o personagem, pois se tivesse acesso ao “futuro” teria boa parte de suas reações e atitudes.

 

“O futuro de nós dois” pode parecer um livro meio vazio, mas durante a leitura parei para refletir sobre várias coisas e como já relatei os hábitos das pessoas no Facebook. Não queria transformar essa resenha em uma crítica, mas me senti no direito de fazer essa relação do livro com o mundo real.

 

Quando vi que Jay Asher estava no meio desse livro e recebi o meu exemplar não pensei duas vezes e comecei a ler. A escrita do autor, atrelada à narrativa de Carolyn Mackler (pretendo procurar outros livros dela) deu ao livro um ar de nostalgia, já que a trama se passa na década de 90, o auge da internet discada.

 

A narrativa do livro flui muito bem, mas apresenta alguns defeitos nos últimos capítulos. Já tinha uma ideia da escrita de Jay Asher, e acredito que o autor poderia ter desenvolvido um pouco mais a história e aproveitado esse tema um tanto quanto polêmico e atual que tinha em mãos.

 

 

Recomendo o livro para leitores que buscam histórias rápidas com uma mensagem para refletir. Antes de terminar a resenha, recomendo mais ainda a leitura do primeiro romance de Jay Asher, 'Os 13 porquês' (Thirteen reasons why), traduzido para mais de 30 países e com milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos. Mas se “O Futuro de nós dois” foi o seu primeiro contato com o autor, então não deixe de ler 'Os 13 porquês'.

 

Leia Mais
News: Capa do livro Invisiveis, de Stef Penney.