Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, Ransom Riggs 5
Resenhas

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, Ransom Riggs

Peculiar, divertido e com um certo toque único, Ransom Riggs faz uma grande estreia na literatura Young Adult.

Muitos de vocês devem conhecer O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares pelo filme de 2016 de Tim Burton, estrelando nossa querida Eva Green, Asa Butterfield e Ella Purnell, sobre um garoto que descobre que as fantásticas histórias de seu avô não eram tão fantasiosas assim.

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, Ransom Riggs 6

O filme é baseado na obra de Ransom Riggs e causou muito barulho quando foi lançado em 2011 nos Estados Unidos pela peculiaridade da história, com uma série de fotos bizarras ajudando a construir a narrativas, e sua originalidade.

Na trama, vemos o jovem Jacob voltando ao lugar onde seu avô passou a infância e que lhe serviu de inspiração para as histórias que ele tanto amava ouvir. Depois de sua misteriosa morte, o garoto embarca numa jornada que o leva até um orfanato misterioso onde crianças com habilidades extraordinárias habitaram há muito tempo atrás. Será que elas ainda estão vivas?

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, Ransom Riggs 7

Eu tenho que dizer que o livro me conquistou de primeira, é difícil não ser levado pela imaginação de Ransom, ainda mais com suas fotografias ajudando a dar voz ao que estamos imaginando. Parece que estamos mesmo entrando num novo mundo, com personagens que podiam muito bem ter saído dos filmes clássicos de Tim Burton. Se você gosta de coisas que poderiam ser consideradas um “tanto diferentes“, o livro cai no seu colo da melhor maneira possível.

A narrativa, que é contada através dos olhos de Jacob, ajuda a nos introduzir a todo esse mundo, embora eu tenha sentido falta de um pouco de personalidade no personagem. Parecia muito que ele estava lá apenas para ser os olhos do leitor do que um personagem de verdade. Fiquei muito feliz ao vê-lo no final tomando as rédeas da situação, algo que eu gostaria de ter visto no decorrer da história.

No entanto, foram poucas coisas que não gostei. A história é original, divertida e sabe nos deixar curiosos. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é uma boa adição a literatura Young Adult.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, Ransom Riggs 8







Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.