Resenha: O Teorema Katherine, de John Green 3
Resenhas

Resenha: O Teorema Katherine, de John Green

Quando se trata de John Green eu não penso duas vezes antes de começar a ler os livros dele, e com O Teorema Katherine não foi diferente.

Em O Teorema Katherine, conhecemos Colin Singleton, um garoto prodígio viciado em anagramas e que tem um carma com Katherines, pois seus relacionamentos (19 no total), foram todos com garotas com o mesmo nome e acabaram mal (ou quase isso).

Colin conhece Katherine. Katherine gosta de Colin. Colin e Katherine namoram. Katherine termina com Colin. É sempre assim.

Então, depois de todos esses foras e uma desilusão amorosa, Colin parte com Hassan, seu melhor amigo, para uma viagem e acabam no Tennessee onde conhecem Lindsey e a vida dos dois começa a mudar. 

 “Quando se trata de garotas (e, no caso de Colin, quase sempre se tratava), todo mundo tem seu tipo. O de Colin Singleton não é físico, mas linguístico: ele gosta de Katherines. E não de Katies, nem Kats, nem Kitties, nem Cathys, nem Rynns, nem Trinas, nem Kays, nem – Deus o livre – Catherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E. Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas – cada uma, individualmente falando – terminaram com ele.”

Colin é um personagem interessante, com seus pensamentos de “gênio matemático” e teoria diverte o leitor e traz traços de outros personagens do John Green, mas prefiro não comparar os livros dele, já que não tem ligação nenhuma.

Colin adotou a missão de elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever com pura matemática o desfecho de qualquer relacionamento.

19

Ao longo do caminho, Colin percebe que talvez seja a hora de deixar um pouco os fatos e teorias de lado e se entregar aos prazeres da vida dando chances ao destino.

O livro é cheio de gráficos e fatos aleatórios, que podem confundir o leitor num primeiro instante, mas logo a narrativa de John Green se sobrepõe aos fatores matemáticos e torna a leitura de O Teorema Katherine uma experiência com momentos engraçados e pensativos, assim como em A Culpa é das Estrelas (sem a parte triste).

A narrativa do John Green continua sensacional e tanto a tradução, quanto a capa, está muito bem feita. Esse livro exigiu um cuidado especial na hora da tradução, já que boa parte dos anagramas apresentados no livro perderia o sentido se fossem traduzidos sem fundamentos matemáticos e rítmicos, dando uma identidade para o livro.

Recomendo para os leitores fãs de John Green, e também para aqueles que gostam de histórias inusitadas e divertidas. Não se preocupe com os fatores matemáticos do livro, pois o próprio autor confessou nas notas finais do livro que nunca foi fã de matemática e pediu ajuda de um especialista para desenvolver os teoremas e derivados do livro.

Garanta o seu exemplar de O Teorema Katherine pelo link.

E um último comentário:  Don’t Forget To Be Awesome!

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: O Teorema Katherine, de John Green 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

34 Comments

  1. Nunca li nada do John, mas depois do sucesso de A Culpa é das Estrelas fiquei muito animada e curiosa.

    Beijos,
    Mands – Outbreaks.
    My recent post Branca de Neve e o Caçador

  2. Não li nenhum dos livros dele, mas vejo várias vídeo-resenhas e resenhas escritas e dizem que ele é um bom autor. Não sei a história de ACEDE, achei esse livro interessante para se ler.

  3. Bom, a resenha me deixou curioso rsrs Nunca li nada inteiro do John Green, mas tenho vários colegas que leram – e gostaram. Talvez comece por esse, que parece menos forçado que A Culpa é das Estrelas 😛

  4. Namorar 19 Katherines?? Santo Carma você tem ai Colin.
    Não li A Culpa é das Estrelas e não predendo ler, nunca me dei bem com livros onde um dos personagens tem uma doença e em seguida morre. Eu ouvi falar do John Green a pouco tempo, e com o sucesso de A Culpa é das Estrelas então… Mas eu leria numa boa O Teorema Katherine, parece divertido.

  5. Já está na hora de eu conhecer esse tal de John Green, rs. e essa história parece no mínimo divertida! !9 Katherine? Uau! Freud deve explicar, rs.

  6. É um ótimo Livro, bem divertido.
    John Green como sempre arrasa nos seus livros.
    Beijos, Taty Assis.
    My recent post Culpalist – Filmes para morrer de medo

  7. Como todos os livros do John, O Teorema Katherine tem uma leitura agradável, estimulante e divertida. Foi um prazer ler esta obra 🙂

  8. Me deixou mais curiosa ainda para ler Teorema Katherine *ooo* Já li A culpa é das estrelas e cidades de papel do john e ambos me encantaram tenho certeza que vou amar esse também, louca para lê-lo.

  9. Amo John Green. Quero muito ler

  10. Sempre brilhante esse John Green!! Louca pra ler esse livro, até agora dele só li a culpa é das estrelas.
    Beijos

  11. A verdade sobre o John Green é que eu sempre quis lê-lo, mas um livro em especial. E não é surpresa alguma se eu disser que esse "livro em especial" é A Culpa é das Estrelas, certo? rs
    Eu comprei Paper Towns há algum tempo, e quero, definitivamente, fazer a coleção do autor. Pessoalmente, gosto do estilo do autor. Já li partes de seus livros – inclusive deste, O Teorema de Katherine – e achei, além de cativante, extremamente original. Ele tem um jeito, Green, próprio de narrar. Um lindo jeito nerd – palavra esta, "nerd", que parece repetir-se bastante em seus livros, não? Já que, na maioria das vezes, são pessoas nerds que o protagonizam. *-* E eu simplesmente AMO isso! Amo, mesmo. Sair dessa mesmice protagonista de meninos e meninas com problemas pessoais para serem resolvidos e tratar das pessoas e dos problemas com um pouco mais de graça e profundidade não exagerada.
    Adorei a resenha, moço! Beijão. ^^
    My recent post Do roteirista: Roteiros – crônica.

  12. Quero muito ler esse livro, parece ser uma gracinha.

  13. Tenho um pouco de dó dele, mais ter bastante Ketherines não é para os fracos!

  14. O livro do John que estou mais curiosa pra ler é esse. Agora com a resenha então… hahaha

  15. Nossa, namorar 19 Katherines? Onde ele achava essas moças? kkkkk Primeiro pergunta o nome, soletra ele pra ver se é o tipo certo e depois pensa em namorá-la? Meio doido assim pela resenha, mas parece ser bem divertido. Já tá na minha listinha de leituras. Espero gostar bastante pois John Green escreve muito bem!

  16. Me deixou com muuuuuita vontade de ler!
    O John Green é ótimo escritor!!

  17. Já li A Culpa É das Estrelas e sou apaixonada pelo jeitinho do John Green de escrever *-*
    Ele tem uma forma tão sincera de descrever tantas coisas que chega a ser poético e filosófico. Por isso tenho tanta vontade de ter tudo dele, até a lista de compras do supermercado rsrsrs
    O Teorema Katherine parece seguir o mesmo ritmo. Gosto da história só pela sinopse. Sempre tive quedas por protagonistas com tendências geniais rsrsrs Preciso desse livro e sei que vou gostar já que o Green é um excelente escritor e um cara super engraçado (pelo menos no Twitter)

  18. Depois de ler A Culpa É das Estrelas, condenei totalmente John Green e seus livros entraram na minha lista negra sem dúvida. Mas, a cada resenha que eu leio do livro O teorema Katherine, mais fico tentada a ler mais um de seus livros e mudar de opinião!!
    My recent post Photo

  19. Esse livro está na minha lista de leitura, quero muito ler os livros desse autor ainda infelizmente não li nenhum. Gostei da resenha, parece ser uma historia bem legal.

    My recent post White Christmas

  20. UOOOOOOOOOOU *——* adorei sua resenha! Tenho curiosidade em ler pois metade acha o livro muito bom e a outra metade não acha tão bom assim. Adorei a história e acho que estarei na primeira metade que eu comentei rs
    My recent post Leituras do mês de outubro

  21. Eu vi tanta gente falando mal desse livro que estava um pouco desanimada, mas quando li aqui que tem gráficos no livro me apaixonei. Tem como nao amar?
    Geente, leitura + matematica num livro só! Sonho de vida *—–*
    Amei, quero muito ler, me cativou!

  22. Já li A Culpa é das Estrelas, e Quem é você. Alasca?
    Estou muito ansiosa para ler outros livros de John Green! São maravilhosos *—*

  23. Quero muito ler, tio verde encantando tds com seus maravilhosos livros!

  24. A resenha me deixou curiosaaa!!!
    hahahaha

  25. Gente!!! Eu estou louca para comprar esse livro,quase me arrependi quando decidi comprar Cidades de Papel envés do Teorema de Caterinete. Eu acho o Colin tão fofo e parecido comigo.

    My recent post E se as marcas fosses escritas do jeito que a gente fala?

  26. Resenha muito boa, nos dando uma boa noção sobre o livro, criando uma boa expectativa nos leitores.

  27. Será possível que John Green consegue escrever algo que não seja triste? Porque eu não paro de pensar em A Culpa é das Estrelas. =(
    Mas ele escreve muito bem e sabe criar uma história como ninguém, portanto pretendo sim algum dia ler O Teorema Katherine.

  28. Estou ansiosa pra ler este livro, Gui! Até agora só li elogios e colocações interessantes sobre a maneira como a história é escrita. Não tenho parceria com a Rocco, mas espero conseguir em breve! Beijos e parabéns, adorei sua resenha.
    My recent post Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

  29. Comprei o livro ontem estou ansiosa para ler ele, adorei o seu resumo .

  30. Gosto muito de matemática e esse livro parece ser muito interessante, estou doida pra ler!

  31. Eu preciso ler esse livro.. Muito

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.