Olá, leitores do Burn Book. Não é de hoje que vocês sabem que sou viciado nos livros do Scott Westerfeld, e dessa vez resolvi fazer uma resenha especial da série Vampiros de Nova York. Confira a resenha dos livros “Os Primeiros Dias” e “Os Últimos Dias”, publicados pela Editora Galera Record no Brasil.
Resenha por: Guilherme Cepeda
Se você está acostumado com os livros de Scott Westerfeld, já sabe que o autor sempre inova nas temáticas dos seus livros. Dessa vez, o autor escolheu nada mais nada menos que os Vampiros em New York.
Mas os vampiros de Scott Westerfeld são humanos portadores de uma espécie de parasita que os deixa com sintomas e hábitos semelhantes às criaturas da noite.
A história é narrada por Cal Thompson, um jovem de 19 anos portador do parasita, mas com algumas diferenças, ele é “imune” a boa parte dos sintomas e o parasita modificou seu metabolismo e o transformou em um “mutante” se é que posso assim dizer.
Cal trabalha para uma organização secreta que tenta conter a praga caçando os infectados e tentando trata-los para tornar os infectados semelhantes a ele. A narrativa de Scott Westerfeld é cativante e mostra New York habitada por seres noturnos. Não pense que esse é mais um livro sobre vampiros.
Em “Os Primeiros Dias” e “Os Últimos dias” o autor da uma verdadeira aula sobre parasitologia e se concentra na ciência do vampirismo (em sua própria versão) ao invés de focar em um romance adolescente envolvendo protagonistas sobrenaturais.