Resenha: Os Primeiros Dias e Os Ultimos Dias, de Scott Westerfeld 7
Resenhas

Resenha: Os Primeiros Dias e Os Ultimos Dias, de Scott Westerfeld

Olá, leitores do Burn Book. Não é de hoje que vocês sabem que sou viciado nos livros do Scott Westerfeld, e dessa vez resolvi fazer uma resenha especial da série Vampiros de Nova York. Confira a resenha dos livros “Os Primeiros Dias” e “Os Últimos Dias”, publicados pela Editora Galera Record no Brasil.

Resenha por: Guilherme Cepeda

Se você está acostumado com os livros de Scott Westerfeld, já sabe que o autor sempre inova nas temáticas dos seus livros. Dessa vez, o autor escolheu nada mais nada menos que os Vampiros em New York. 

Resenha: Os Primeiros Dias e Os Ultimos Dias, de Scott Westerfeld 8
 

Mas os vampiros de Scott Westerfeld são humanos portadores de uma espécie de parasita que os deixa com sintomas e hábitos semelhantes às criaturas da noite. 

A história é narrada por Cal Thompson, um jovem de 19 anos portador do parasita, mas com algumas diferenças, ele é “imune” a boa parte dos sintomas e o parasita modificou seu metabolismo e o transformou em um “mutante” se é que posso assim dizer.

"Esse é o problema em relação aos parasitas: Não dá pra saber quem são a galinha ou o ovo."

Cal trabalha para uma organização secreta que tenta conter a praga caçando os infectados e tentando trata-los para tornar os infectados semelhantes a ele. A narrativa de Scott Westerfeld é cativante e mostra New York habitada por seres noturnos. Não pense que esse é mais um livro sobre vampiros.

Em “Os Primeiros Dias” e “Os Últimos dias” o autor da uma verdadeira aula sobre parasitologia e se concentra na ciência do vampirismo (em sua própria versão) ao invés de focar em um romance adolescente envolvendo protagonistas sobrenaturais. 

Considero os dois livros como uma espécie de livro para jovens-adultos com uma pitada de romance e ficção-cientifica, já que o conceito de vampirismo é algo muito distante de nossa realidade. 
 
Resenha: Os Primeiros Dias e Os Ultimos Dias, de Scott Westerfeld 9
 
Um ponto interessante do livro é que Scott Westerfeld alternou os capítulos com introduções a diversos tipos de parasitas reais, suas formas de contagio e prevenções dos mesmos. A sacada do autor mostra que por trás do tema de vampirismo o livro também serve como um guia para alertar os jovens dos perigos do mundo, pois os parasitas estão onde nem imaginamos.
 
Recomendo a série para os leitores fãs de Scott Westerfeld e para aqueles que buscam um livro inteligente com um ritmo de narrativa rápida com doses de humor negro. Não li muitos livros sobre vampiros, mas posso afirmar que o Scott foi revolucionário em “Os Primeiros Dias” e “Os Últimos dias”.

 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Os Primeiros Dias e Os Ultimos Dias, de Scott Westerfeld 10


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

3 Comments

  1. Estou com Os Primeiros Dias aqui quero muito ler, só que como Os Ultimos Dias está a caminho, eu prefiro esperar. http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

  2. Emocionadíssimo com alguém que concorda exatamente comigo quanto a essa série!!!!! Ela é MARAVILHOSA MESMO!!! O Scott é maravilhoso, eu fico me perguntando de onde vem essas ideias dele!!!!! Essa série pra mim é mais legal até que Feios, amei amei amei. Mas sei tbm que não são todos que vão gostar :/

    Já até fiz resenha lá no canal ^^ : http://www.youtube.com/watch?v=v-h15dBKjkU

  3. Ótima resenha. Sinto que preciso comprar esses livros já. hehe

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.