Resenha: Sombra e Ossos (Grisha #1), de Leigh Bardugo 3
Resenhas

Resenha: Sombra e Ossos (Grisha #1), de Leigh Bardugo

sombraeossosleighbardugo

 

 

Sombra e Ossos (Grisha #1)

Autora: Leigh Bardugo

Editora: Gutenberg

Ano: 2013

Páginas: 288

Resenha por: Guilherme Koch

Nota: 5/5

 

 

 

Sinopse:

Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.

A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.

Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

 

Resenha: 

O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Alina. Uma órfã de guerra e cartógrafa de seu regimento militar. Ela e seu amigo Maly foram criados juntos, praticamente como irmãos. Mas logo de cara já percebemos que existe um sentimento maior entre os dois.

O acampamento de Alina terá que atravessar a Dobra das Sombras junto com alguns membros do primeiro exército, chamados também de Grishas  a Dobra, também chamada de Não Mar é uma área obscura e perigosa que divide o país de Ravka.

Mas nessa ‘’ expedição’’ na dobra das sombras, as coisas dão errado e Alina descobre um grande poder Grisha… Ela é uma Conjuradora do Sol. A única pessoa capas de destruir a dobra das sombras e salvar Ravka. Mas Alina deverá se separar de Maly, seu melhor amigo e treinar como uma grisha junto com Darkling, um poderoso Grisha bastante misterioso, intrigante e enigmático, que está apenas abaixo do rei em poder, ele irá acompanha-la para Os Alta onde ela aprenderá a usar seus poderes e também a controla-los.

A autora cria um mundo novo, se baseando em raízes Russas o que eu achei muito interessante, depois de algum tempo você se acostuma com os termos e com os lugares com nomes, um pouco complicados no começo.

Alina é uma personagem forte e confiante que você simpatiza logo de início, e eu admiro muito ela, assim como Maly, que é um ótimo amigo e companheiro Mas eu tive bastante raiva dele na primeira parte da história.

O livro tem um toque de romance, mas não é isso o tema central do livro, ele é mais concentrado na fantasia e na aventura, a autora explora muito bem o mundo que ela criou, permitindo o leitor entender esse mundo.

O trabalho gráfico da editora ficou impecável, podemos ver o quanto eles se preocupam em apresentar um bom material para os leitores, com uma capa cheia de texturas, mapas e detalhes nas páginas, Sombra e Ossos é um dos livros mais bonitos da minha estante.

Estou muito ansioso pelo segundo volume que nos Estados Unidos se chama Siege and Storm e deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2014 pela Editora Gutenberg

No final do primeiro livro a autora nos deixa curiosos, em um final com bastante pontas soltas que com certeza serão fechadas nos próximos livros.

Dou 5 estrelas pela criatividade da autora e de fazer um diálogo tão bem construído, Um dos melhores livros de fantasia que já li. Leigh está de parabéns e espero muito em breve ler outros trabalhos dela.

Os direitos autorais da série foram vendidos para a DreamWorks então teremos filme em breve o/

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Sombra e Ossos (Grisha #1), de Leigh Bardugo 4


O que você achou desse Post?

LOL
0
GOSTEI
0
AMEI
0
CONFUSO
0
Engraçado
0
Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

2 Comments

  1. Ainda não conhecia essa série. Parece ser bem legal. A sinopse me pareceu bem estranha misturando romance com fantasia e guera enfim mas que bom que vc gostou sua resenha mudou minha opiniao da sinopse. Que bom que teremos filme em breve!

Leave a reply