Sombra e Ossos (Grisha #1)
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Ano: 2013
Páginas: 288
Resenha por: Guilherme Koch
Nota: 5/5
Sinopse:
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
Resenha:
O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Alina. Uma órfã de guerra e cartógrafa de seu regimento militar. Ela e seu amigo Maly foram criados juntos, praticamente como irmãos. Mas logo de cara já percebemos que existe um sentimento maior entre os dois.
O acampamento de Alina terá que atravessar a Dobra das Sombras junto com alguns membros do primeiro exército, chamados também de Grishas a Dobra, também chamada de Não Mar é uma área obscura e perigosa que divide o país de Ravka.
Mas nessa ‘’ expedição’’ na dobra das sombras, as coisas dão errado e Alina descobre um grande poder Grisha… Ela é uma Conjuradora do Sol. A única pessoa capas de destruir a dobra das sombras e salvar Ravka. Mas Alina deverá se separar de Maly, seu melhor amigo e treinar como uma grisha junto com Darkling, um poderoso Grisha bastante misterioso, intrigante e enigmático, que está apenas abaixo do rei em poder, ele irá acompanha-la para Os Alta onde ela aprenderá a usar seus poderes e também a controla-los.
A autora cria um mundo novo, se baseando em raízes Russas o que eu achei muito interessante, depois de algum tempo você se acostuma com os termos e com os lugares com nomes, um pouco complicados no começo.
Alina é uma personagem forte e confiante que você simpatiza logo de início, e eu admiro muito ela, assim como Maly, que é um ótimo amigo e companheiro Mas eu tive bastante raiva dele na primeira parte da história.
O livro tem um toque de romance, mas não é isso o tema central do livro, ele é mais concentrado na fantasia e na aventura, a autora explora muito bem o mundo que ela criou, permitindo o leitor entender esse mundo.
O trabalho gráfico da editora ficou impecável, podemos ver o quanto eles se preocupam em apresentar um bom material para os leitores, com uma capa cheia de texturas, mapas e detalhes nas páginas, Sombra e Ossos é um dos livros mais bonitos da minha estante.
Estou muito ansioso pelo segundo volume que nos Estados Unidos se chama Siege and Storm e deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2014 pela Editora Gutenberg
No final do primeiro livro a autora nos deixa curiosos, em um final com bastante pontas soltas que com certeza serão fechadas nos próximos livros.
Dou 5 estrelas pela criatividade da autora e de fazer um diálogo tão bem construído, Um dos melhores livros de fantasia que já li. Leigh está de parabéns e espero muito em breve ler outros trabalhos dela.
Os direitos autorais da série foram vendidos para a DreamWorks então teremos filme em breve o/