Sr. Segunda-Feira As Chaves do Reino #1
Autor: Garth Nix
Ano de Lançamento: 2006
Número de Páginas: 243
Editora: Fundamento

 

“Sete dias. Sete chaves. Sete virtudes. Sete pecados.”

Sete dias. Sete chaves. Sete virtudes. Sete pecados. Ninguém espera que Artur Penhaligon seja um herói. Órfão, com a saúde debilitada e sem coragem, ele sofre com o medo de que a praga que invadiu seu país leve embora sua família adotiva. Mas, quando uma estranha chave em forma de ponteiro de relógio é entregue a ele, Artur descobre que é o Herdeiro das Chaves para o Reino. Tudo o que acha que sabe – sobre seus pais, sua cidade e sua vida – está prestes a mudar. Agora que ele herdou a Chave de uma Casa estranha e perigosa, não há como voltar atrás. Ele deve reunir toda sua coragem e arriscar aquilo que ama para desvendar os segredos do mundo que descobriu e salvar o mundo que ele conhece.

O australiano Garth Nix foi editor e agente literário em seu país, até colecionar sucessos que lhe permitiram escrever em tempo integral. É conhecido do público infanto-juvenil brasileiro pela série A Sétima Torre, publicada pela Lucas Book, editora do cineasta George Lucas, nos Estados Unidos, e pela Editora Nova Fronteira no Brasil, em 2003.

Nix usa uma linguagem simples, escreve de maneira objetiva, sabe manter o suspense, tem humor e constrói personagens tão fascinantes quanto bizarros. Só quem acompanha a literatura de gênero, sabe quanto isso é difícil. Mesmo usando todos os clichês do gênero, consegue ser original e instigante – e mais importante, mantém o interesse pela seqüência, o que talvez abrirá a possibilidade de publicações de seus livros adultos.
Roberto de Sousa Causo- Escritor e crítico

‘As Chaves do Reino’ é um conto fantástico, que narra as aventuras de Artur Penhaligon, um jovem garoto de 13 anos que foi adotado logo depois de seus pais morrerem em uma terrível epidemia que dizimou milhares de pessoas. Por conta de tal praga, Artur se tornou um menino frágil e asmático, características no entanto, que não o fizeram menos capaz de realizar suas aventuras. Depois de se mudar para um novo colégio, Artur é surpreendido por uma terrível aula de educação física. Para não ficar por baixo, o garoto decide participar da aula, mas claro, passa mal e é surpreendido por duas figuras estranhas que parecem, e realmente são, de outro mundo.

Artur logo descobre que não é um menino qualquer, ele é o herdeiro das Chaves do Reino, objetos mágicos de poder, e que vai ter de enfrentar situações de perigo para combater uma nova praga transmitida ao nosso mundo por criaturas malignas dos mundos inferiores.

A chave tem a forma de um ponteiro de relógio, e é extremamente poderosa. Dentre os vários poderes da chave, Artur descobre que quando a está segurando, seus problemas asmáticos desaparecem.

Depois que uma praga ameaça matar todos os membros da família de Artur, ele é transportado para um outro reino, onde tudo é diferente. O tempo aqui não é igual ao que vivemos, e logo Artur se mete em apuros, e é socorrido pela simpática Suzy-azul, moradora da “Casa”, que é o reino em que Artur se encontra agora.

Logo o menino percebe que nada será tão fácil como poderia parecer. Artur é perseguido pelos capangas do Sr. Segunda-feira: Meio-dia de Segunda-feira e Meia-noite de Segunda-feira. Mas com a ajuda de Suzy-azul, e do Testamento mágico ‘Will’ que protege a chave, ele irá até o fim para proteger aquilo que lhe foi dado: O poder sobre os reinos.

Trecho do livro:
“Mas os animais não eram o que havia de mais es-tranho na cidade. Ainda mais estranho era o fato de tudo se mover em torno de papel, de material semelhante a pa-pel ou da escrita: as trocas ou o que quer que as pessoas fizessem. Homens carregavam pilhas de papéis que, para não voarem, prendiam com o queixo. Alguns traziam os bol-sos do paletó abarrotados de rolos de pergaminhos, com os selos de cera pendurados. Outros empurravam carroças lotadas de blocos de pedra com inscrições gravadas. Mu-lheres trocavam pastas de couro com documentos. Garo-tas corriam com bolsas a tiracolo cheias de envelopes e papéis soltos. Garotos se esforçavam para carregar peque-nos barris onde estava escrito:

Não perca as continuações da série: O Horrível Terça-Feira,Quarta-Feira Submersa,O Furioso Quinta-Feira,Senhorita Sexta-Feira,Sábado Supremo,Lorde Domingo.

Deixe sua opinião aqui :)