Resenha: Um dia, de David Nicholls 18
Resenhas

Resenha: Um dia, de David Nicholls

Resenha: Um dia, de David Nicholls 19

 

 

 

Autor: David Nicholls
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570458
Resenha por: Carol P.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

“Um livro sensacional. Sensacional” – The Times 
 

Dexter e Emma são como água e vinho. Completamente diferentes. Ele é o típico aventureiro e despreocupado com a vida,que não tem medo de agir a qualquer custo. Já Emma é uma jovem romântica e insegura que sonha em ser escritora e encontrar o homem certo.

Mas como a física já dizia, os opostos se atraem. E isso foi o que aconteceu entre os jovens ingleses durante uma formatura em 15 de julho de 1988. Uma atração diferente, que acabou se transformando em uma amizade no mínimo estranha e que acaba se transformando em uma verdadeira história de amor. História esta, que nos é narrada por David Nicholls durante os 20 anos seguintes.

“Destinado a tornar-se um clássico moderno” – Daily Mirror 
 

Depois do primeiro encontro, o livro traz fragmentos dos 20 próximos anos, sempre no mesmo dia: 15 de julho. E a cada ano, nos surpreendemos mais. As atitudes, os pensamentos e as características dos personagens vão mudando e algo que antigamente poderia parecer um grande erro, depois pode parecer apenas um sentimento confuso. Cada ano é único, em nem todos eles se encontram, em nem todos eles se falam, mas assim a narrativa vai sendo construída de forma leve e divertida.

Com personagens muito bem construídos, não nos cansamos do romance, e podemos tirar dele, grandes lições de vida. Como deixar certas coisas para trás, e se ater aos pequenos momentos de felicidade que nos são proporcionados.

“Incrivelmente emocionante” – Marian Keyes 
 

Outra coisa que eu amei no livro (além é claro de eu ser apaixonada por qualquer britânico) são as referências ao maravilhoso, lindo, absurdo e divo Charles Dickens (você que é poser e diz que entende de literatura, mas nunca ouviu falar de Dickens, Google it and fuck you).

É impossível não se apegar aos personagens durante a história, e acabamos fazendo nossas apostas para o ano seguinte e como tudo se desenrolará. Divertido, romântico e emocionante. Faz com que nós queiramos viver uma grande história dessas (isso é claro se o amor existisse e não pertencesse a idiotas infantis que não o reconhecem-oops,controla).

Indico a todos. E também não vejo a hora de ver a adaptação para o cinema *-*

Resenha: Um dia, de David Nicholls 20

– Capas pelo Mundo

Resenha: Um dia, de David Nicholls 21Resenha: Um dia, de David Nicholls 22Resenha: Um dia, de David Nicholls 23Resenha: Um dia, de David Nicholls 24
 
Resenha: Um dia, de David Nicholls 25Resenha: Um dia, de David Nicholls 26Resenha: Um dia, de David Nicholls 27Resenha: Um dia, de David Nicholls 28
 
Resenha: Um dia, de David Nicholls 29Resenha: Um dia, de David Nicholls 30Resenha: Um dia, de David Nicholls 31Resenha: Um dia, de David Nicholls 32
 
– Trailer legendado (Um Dia)
 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Um dia, de David Nicholls 33







Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

11 Comments

  1. Bem vindo ao clube dos que amaram 'Um Dia'!
    Eu amei muiiiiiiiiiiiito, entrou para os meus favoritos.
    Morro de curiosidade e vontade de ver o filme, eu já que ia sair em uma tal data, ai parece que mudaram… Bem, pelo menos acho que sai esse ano.

    1. As falas do trailer são iguaizinhas às do livro *-* lindooo!

  2. que lgl
    gostei da historia e da quarta capa …
    vou espera sair o filme ^^

    bjos

    1. Se o filme for tão lindo quanto o livro(e eu acho que vai ser) choraremos muito no cinema T_T

  3. Não li este livro ainda, mas tudo indica que irei adorar. Bjs, Rose.
    My recent post CONSERTANDO RECEITAS – parte II

    1. Não tem como não adorar!!! É muuuuuuuuuuuuuuuito lindo *-*

  4. LCWM1I LCWM1I LCWM1I 315140 LCWM1I

  5. Estou curioso para ler o livro. Só tenho pena da resenhista…q comentários babacas. Pra que expor opiniões pessoais (ridículas por sinal) em algo q deveria ser impessoal?

    1. Oi Ivan
      Aqui é o Guilherme, admin do BB. Obrigado pelo comentário, vou passar para a Carol.

      Abraços

      Att. Guilherme
      My recent post Promo: Concorra dois pares de ingressos do filme “Solteiros com Filhos”.

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.