5 autores que Hypados que podem dominar o mundo 3
Sem categoria

5 autores que Hypados que podem dominar o mundo

Publicado no Buzzfeed

Esses nomes fizeram com que muitas pessoas voltassem a ler – ou descobrissem que livros ainda existem como forma de entretenimento – e criaram sectos de fãs quase tão leais quanto leitores de quadrinhos e tão chatos quanto adoradoras do One Direction.

Para avaliar cada um dos autores, criei a escala de um a cinco “Sparks”, inspirada por Nicholas Sparks, indubitavelmente o autor contemporâneo mais hypado. Que consegue transformar qualquer relacionamento pueril, romântico e pretensiosamente profundo em uma história produtora de milhões de dólares. Recentemente ele veio ao brasil para promover seu novo romance, “Uma Longa Jornada” – pausa para aguentar o título.

Vale lembrar que não estou querendo julgar a qualidade dos romances em si, mas mostrar como os autores conquistaram muitos fãs. Divirtam-se.

1. Chris Cleave

chris-cleave-2

Autor e jornalista britânico, ele ficou conhecido pelo livro “Incendiário”, mas aumentou sua popularidade consideravelmente com “Pequena Abelha” e “Ouro”. Dica: você sabe que o autor está ficando hypado quando as capas dos seus romances têm um padrão de arte que ligam todos, para que o leitor possa identificá-lo mesmo sem lembrar do seu nome. “Olha o livro novo daquele cara que me vez chorar HORRORES com aquela história da refugiada africana…” Isso é exatamente o que está acontecendo com as obras de Cleave, que são ilustradas com essas silhuetas de rostos em preto. 

Escala Sparks : 3. Apesar de ser hypado, os textos de Cleave ainda não ganharam aquela massificação digna de Sparks. Mas suas histórias humanas, estilo fácil de acompanhar prometem um futuro grandioso para o autor em toda e qualquer lista de mais vendidos.

2. John Green

john-green-banner

Depois de “A Culpa é Das Estrelas”, não há nada que Green possa escrever que não vire ouro. Hoje quase toda adolescente – e qualquer pessoa com um coração – acredita e quer ter um amor como o de Augustus e Hazel. Depois desse estouro, livros como “O Teorema Katherine” e, o mais recente, “Cidades de Papel”, se tornaram blockbusters literários. Sem falar que “A Culpa…” já já virará um blockbuster cinematográfico também.

Escala Sparks: 5. Prepare-se, querido Nicholas, você encontrou um sucessor.

3. Matthew Quick

matthew-q_2489383b

Depois do sucesso estrondoso do filme inspirado em seu livro “O Lado Bom da Vida”, Quick foi projetado a autor queridinho de quem gosta de uma leitura fácil, divertida mas que toca alguns assuntos mais sérios e profundos. O cara até chegou a vir ao Brasil para lançar seu novo romance, “Perdão, Leonard Peacok”.

Escala Sparks: 3. Quatro para o público masculino. Ele foge um pouco da linha Sparks e envereda mais para escola Nick Hornby de fazer bestseller. Ainda assim, bem hypado.

4. David Nicholls

David_Nicholls_9160_200547c

Com seu livro “Um Dia”, Nicholls conquistou todo mundo com um romance que tinha todas as probabilidades para nunca acontecer, mas que finalmente acontece. E aquele final – sem spoilers – mata até os mais desalmados dos leitores. Seu segundo livro lançado no Brasil, “A Resposta Certa”, também cativou muitos fãs, mas não acompanhou o sucesso do primeiro, apesar de ter sido publicado lá fora antes. Dica: as primeiras obras de um autor hypado só são lançadas no Brasil depois que sua obra mais hypada faz sucesso por aqui. Percebam. 

Escala Sparks: 3. Tinha potencial de roubar o trono de Sparks, mas faltou uma obra que seguisse o sucesso de “Um Dia”.

5. Gillian Flynn

To be captioned by Picture Desk

Essa é a moça que está dominando na área de romances. A escritora americana não sai da lista dos mais lidos com suas obras “Na Própria Carne”, “Dark Places” e principalmente “Garota Exemplar”. Com personagens femininos fortes e narrativa persuasiva, Gillian com certeza revigorou o hall de autoras contemporâneas.

Escala Sparks: 5. Girl power all the way. Sua popularidade com o publico feminino e outros é inegável e seus livros estão prontos para versões cinematográficas.

Fonte

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


5 autores que Hypados que podem dominar o mundo 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

2 Comments

  1. Ótima lista.
    Desses só li um do John Green, e não foi o mais famoso.
    Os outros autores devem ser ótimos e prometo que um dia lerei algum livro deles.

  2. Não tem livro para homem aí não?

Leave a reply