A Teoria do Poker 4
Sem categoria

A Teoria do Poker

teoria_internas

O poker é um dos esportes que mais crescem no mundo. Com efeito, por ser um esporte onde a habilidade da mente se sobressai ante a dos músculos, o treinamento de um jogador de poker não se dá com exercícios físicos. Todavia, ocorre com a leitura de livros especializados. Embora a grande maioria trate de como jogar poker, há no mercado um livro que se supera e vai mais além.

A Teoria do Poker, escrita por David Sklansky, é considerada a bíblia do esporte. Ela discute teoria e conceitos aplicáveis a praticamente todos os tipos de poker que existem, incluindo o five card draw (um dos mais populares no Brasil, no qual recebe-se 5 cartas por rodada), o Texas Hold’em (o mais popular na internet e em campeonatos ao redor do mundo) e muitos outros. David trata, em sua obra, mormente sobre os valores inerentes a todo bom jogador. Em outras palavras, as habilidades que um profissional do esporte tem de possuir – além de conceitos que precisam ser dominados para um bom jogo – como o blefe, quando apostar, noções de psicologia humana, como mentir na mesa, cálculo de probabilidades matemáticas e etc.

A maioria dos jogadores profissionais consideram esse livro como a Wikipedia do poker porque ele trata de vários assuntos essenciais – mas não sem falar dos mesmos de uma forma densa. E essa grande maioria costuma afirmar que a leitura de tal material os ajudou a melhor seu jogo. O que se encontra no livro é justamente o que há de melhor no assunto. São as ideias que separam os jogadores típicos, de final de semana, dos profissionais da área. É, discutivelmente, o melhor livro escrito sobre o assunto, a magum opus do esporte.

O principal conceito pro trás da obra é que o poker é um jogo de habilidade. Quando um jogador mais habilidoso joga contra um jogador menos habilidoso, o único trunfo deste acaba sendo a sorte. Sklansky pontua vários erros comuns dentre os jogadores de poker, aliás. Um exemplo é a postura de alguns de querer ganhar todas as rodadas ao invés de ganhar as rodadas com mais fichas. A habilidade do poker, aliás, é mencionada quanto à questão matemática que envolve o esporte – a probabilidade de cada carta aparecer. O bom jogador tem de ter noções de probabilidade para tomar uma decisão. E essas decisões tem ser tomadas de modo rápido e eficiente.

Há, atualmente, muitos livros sobre o assunto. Mas todos eles acabam bebendo da fonte deste, que acaba sendo técnico sem ser impossível de ler para um iniciante. Muito pelo contrário: para aqueles que querem se tornar um profissional – ou jogar melhor contra os amigos – o livro é de leitura obrigatória. É muito melhor visitar a fonte de todos os materiais atuais do que ler adaptações, por óbvio. Com efeito, o livro é para, também, aqueles que querem entender um pouco de um esporte que fascina milhões de pessoas ao redor do mundo.

TÍTULO: Teoria do Poker


AUTOR: David Sklansky


EDITORA: Raise


PÁGINAS: 360


ANO: 2011

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


A Teoria do Poker 5


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.