teoria_internas

O poker é um dos esportes que mais crescem no mundo. Com efeito, por ser um esporte onde a habilidade da mente se sobressai ante a dos músculos, o treinamento de um jogador de poker não se dá com exercícios físicos. Todavia, ocorre com a leitura de livros especializados. Embora a grande maioria trate de como jogar poker, há no mercado um livro que se supera e vai mais além.

A Teoria do Poker, escrita por David Sklansky, é considerada a bíblia do esporte. Ela discute teoria e conceitos aplicáveis a praticamente todos os tipos de poker que existem, incluindo o five card draw (um dos mais populares no Brasil, no qual recebe-se 5 cartas por rodada), o Texas Hold’em (o mais popular na internet e em campeonatos ao redor do mundo) e muitos outros. David trata, em sua obra, mormente sobre os valores inerentes a todo bom jogador. Em outras palavras, as habilidades que um profissional do esporte tem de possuir – além de conceitos que precisam ser dominados para um bom jogo – como o blefe, quando apostar, noções de psicologia humana, como mentir na mesa, cálculo de probabilidades matemáticas e etc.

A maioria dos jogadores profissionais consideram esse livro como a Wikipedia do poker porque ele trata de vários assuntos essenciais – mas não sem falar dos mesmos de uma forma densa. E essa grande maioria costuma afirmar que a leitura de tal material os ajudou a melhor seu jogo. O que se encontra no livro é justamente o que há de melhor no assunto. São as ideias que separam os jogadores típicos, de final de semana, dos profissionais da área. É, discutivelmente, o melhor livro escrito sobre o assunto, a magum opus do esporte.


O principal conceito pro trás da obra é que o poker é um jogo de habilidade. Quando um jogador mais habilidoso joga contra um jogador menos habilidoso, o único trunfo deste acaba sendo a sorte. Sklansky pontua vários erros comuns dentre os jogadores de poker, aliás. Um exemplo é a postura de alguns de querer ganhar todas as rodadas ao invés de ganhar as rodadas com mais fichas. A habilidade do poker, aliás, é mencionada quanto à questão matemática que envolve o esporte – a probabilidade de cada carta aparecer. O bom jogador tem de ter noções de probabilidade para tomar uma decisão. E essas decisões tem ser tomadas de modo rápido e eficiente.

Há, atualmente, muitos livros sobre o assunto. Mas todos eles acabam bebendo da fonte deste, que acaba sendo técnico sem ser impossível de ler para um iniciante. Muito pelo contrário: para aqueles que querem se tornar um profissional – ou jogar melhor contra os amigos – o livro é de leitura obrigatória. É muito melhor visitar a fonte de todos os materiais atuais do que ler adaptações, por óbvio. Com efeito, o livro é para, também, aqueles que querem entender um pouco de um esporte que fascina milhões de pessoas ao redor do mundo.


» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «

TÍTULO: Teoria do Poker


AUTOR: David Sklansky


EDITORA: Raise


PÁGINAS: 360


ANO: 2011

Deixe sua opinião aqui :)

No more articles