Afinal, Qual a diferença entre nerd e geek? 16

Afinal, Qual a diferença entre nerd e geek?


O site da revista Mundo Estranho fez um post bem legal, diferenciando o uso dos termos: Nerd x Geek. Você sabe a diferença? Confira: 

Na prática, nenhuma. Etimologicamente, os termos são distintos: “geek” surgiu no século 19, proveniente de “geck“, uma palavra de origem alemã que significa “bobo”, enquanto “nerd” apareceu nos EUA na década de 1960 e pode ser originária da gíria em inglês “nert”, que significa “louco”. Nos dicionários de língua inglesa, porém, nerd e geek significam a mesma coisa: pessoas tímidas e inteligentes que se interessam por computadores e pesquisam sobre assuntos de que gostam. Estereótipos à parte, os adeptos dos dois títulos divergem sobre o que define cada tribo. Em 2013, o engenheiro de software Burr Settles estudou 2,6 milhões de tuítes para verificar quais palavras são mais associadas aos dois termos (confira na ilustra acima).



O resultado:nerd” é mais relacionado a estudos, enquanto “geek” aparece mais ligado à cultura pop. Ainda que a pesquisa não sirva para classificar um nerd ou um geek, ela mostra como é, em geral, a visão popular sobre os dois. 

FONTES Merriam-Webster, Oxford Dictionaries e Cambridge Dictionaries, artigo On `Geek¿ Versus `Nerd¿, de Burr Settles consultoria Deive Pazos, do site Jovem Nerd, e Jurandir Filho, do site Cinema com Rapadura


Afinal, Qual a diferença entre nerd e geek? 17

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Afinal, Qual a diferença entre nerd e geek? 27
Exibição de Crepúsculo acompanhada de orquestra estreia em agosto