Burn Cine: Dezesseis Luas 5
Sem categoria

Burn Cine: Dezesseis Luas

Olá, leitores do Burn Book. Sabem quando vocês esperam meses pela adaptação de um livro e chega à cabine de imprensa do filme e se perguntam: Eu li o livro certo?

Pois bem, foi o que aconteceu com Dezesseis Luas. Às vezes eu penso se os roteiristas/atores ao menos tem conhecimento do livro antes de escrever o filme. A obra de Margaret Stohl e Kami Garcia foi simplesmente detonada.

Burn Cine: Dezesseis Luas 6

Não mantiveram boa parte da história e se me permitem vou comparar o estrago a bela adaptação de Percy Jackson. O ator que fez o Ethan não representou o personagem (tomou 3 socos na cara antes de atuar) e a Lena continua chata como sempre.

"Algumas paixões estão predestinadas… Outras adaptações são amaldiçoadas."

Quando eu li o livro em agosto de 2011, tive uma visão totalmente diferente da história. É padrão esperar o pior das adaptações, mas até o aniversário da protagonista mudaram (e sim, é um fato importante na série). Os personagens secundários estavam meio que perdidos no filme e o desenvolvimento da trama foram perdendo o sentido (ao ponto de não ter uma música que seria a “ponte” os personagens no livro).

Os efeitos especiais do filme estavam dignos de uma novela de mutantes da Rede Record. Vidros estilhaçados, pessoas possuídas, mesas rodopiantes, Ethan amassado e só faltou tocar Lady Gaga no filme, AI SIM seria pior que PJ.

O livro é baseado no romance de Ethan e Lena. Um romance proibido, totalmente contra a “tradição” de ambas as famílias. Ethan é um garoto normal, jogador de basquete, estudante do ensino médio, o típico adolescente que deseja curtir a vida e conhecer novas garotas. Quando Ethan começa a sonhar com uma garota de olhos verdes, que gritava por seu nome, implorando por ajuda. No sonho ele sentia-se em queda livre, caindo cada vez mais numa torrente de emoções controversas a respeito de uma garota que jamais havia visto ou tocado.

Enfim, não fui pago pela Paris Filmes e optei por fazer uma crítica sincera sobre o filme (ao contrário de algumas críticas por ai). O filme vem sendo vendido como “o novo Crepúsculo”, e por incrível que pareça eu conseguia gostar dos filmes (só Lua Nova que eu quase dormi, mas ok) e em Dezesseis Luas peguei ódio dos personagens, dos atores, dos roteiristas e afins.

Uma coisa é certa, só nos resta esperar pela adaptação de “Cidade dos Ossos”, para ver se algo ainda se salva nesse ano. 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Burn Cine: Dezesseis Luas 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

28 Comments

  1. Uau! Estou esperando ansiosamente por esse filme e estava com super medo da adaptação… Que pena que eles não foram fiéis ao livro, mas ainda quero tirar minhas conclusões.

    Abraços,
    Lucas – http://literaturalmenteliteral.blogspot.com.br/

    1. Oi Lucas o/
      Eu também estava, mas como sempre sai com raiva do cinema. Mas assista sim (só não compare com o livro).

      Obrigado pelo comentário

      Abraços

  2. Em choque! :O
    Não li o livro ainda, mas já tinha até colocado ele na lista de leitura para ler antes de ver o filme, agora fiquei sem rumo. Esperava tanto do filme!! :'(
    Mas se foi comparado a tragédia que foi Percy, realmente, as coisas estão complicadas, quase como quando eu vi e li Para Sempre. Nada a ver com nada. Lamentável!

    Laury.
    My recent post [Achados da internet] Vídeo – A menina que odiava livros

    1. Oi Laury,
      O livro é ótimo, sério mesmo *—-* Já estou indo para o 3° e tenho o 4° volume aqui em casa, mas esse filme viu ….

      Eu achei o filme de "Para Sempre" mil vezes melhor que o livro, o livro me deu sono e todo aquele relato médico já tinha passado da cota, esse foi o único que eu elogiei a adaptação (falar que o filme é melhor que o livro).

      Obrigado pelo comentário

      Bjs

  3. logo no trailer eu já soube que não ia gostar da adaptação, é só pra olhar pro ator que fez o Ethan: nada parecido! sou meio traumatiza com percy já que é uma das minhas séries favoritas e se tivessem filmes bem feitos e fiéis seria uma grande sucesso do cinema, apesar de que o filme de mar de monstros parece ser muito mais parecido e digno, vamos esperar. Cidade dos Ossos é a minha grande aposta de adaptação coerente esse ano, pelo menos me passou isso pelo trailer e pela escolha de atores, ia ser muito triste me decepcionar mais uma vez. mas a gente ainda mantêm esperança né? haha
    http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
    My recent post Resenha: Nada É Para Sempre por Ali Cronin

    1. Oi Carolina,
      Nada mesmo T_________T Eu sai quase querendo matar um de PJ, mas 16 luas nem é a minha série preferida, então sai mais calmo.
      Cidade dos Ossos é o filme que está com todas as minhas fichas, a história é brilhante e adoro a autora, já li todos os livros da série (publicados até agora) kkkk

      Sim, a esperança é a ultima que morre (mas bem que podia morrer depois da Lena).

      Obrigado pelo comentário

      Bjs

  4. Espero que a Zoey Deutch atue bem no filme do Academia de Vampiros, é meu livro preferido e eu vou odiar se for igual a esse, muito diferente do livro.

    1. Oi Leticia,
      Sério, faltou pouco pra ser pior que a adaptação de Percy Jackson. Eles tinham um universo cheio de histórias, músicas e afins pra trabalhar e fizeram um caca de filme.

      Obrigado pelo comentário

      Bjs

      1. Deveriam fazer um remaker de Percy Jackson, é uma ótima história que tinha tudo para fazer sucesso, não sei porque o diretor/roteirista quis mudar!

  5. Eu não li o livro, nem me interesso em ler. E consequentemente não entendi nada do trailer desse filme. Mas nossa, eles tão querendo fazer adaptação de todas as sagas literárias e só fazem merda né? Às vezes não dá nem vontade de ver para não ficar com raiva e pior, não estragar nossa "imaginação" sobre o livro. Exemplo: Cidade de Ossos. Só as fotos que divulgam já estam cagando com a minha imagem de Jace e Clary, o que é horrível. Eu lia Cidade dos Anjos Caídos e me vinha de vez em quando a imagem do Jamie parecendo quase um raquitíco beijando a Clary, ai eu "olhava" pra Clary e via aquela ruiva falsa Lily e tinha que "acenar" o meu "balãozinho de imaginação" para apagar essas imagens. Sério, se eu chegar a assistir a adaptação de Cidade dos Ossos vai ser só depois que eu ler o ÚLTIMO livro da série. Ou seja, o que Titia Cassie ainda não nos deu ): k

  6. que pena… estou contando os dias para assistir à esse filme!!! pelo jeito ele não tem nada a ver com o livro, tiraram até a música que era o link entre os personagens!! foi um balde de água fria, pelo menos não vou sair correndo para assistir e me decepcionar!!

  7. ah se cidade dos ossos for ruim eu nunca mais vou ver filmes adaptados.

  8. Caramba, você me desanimou bastante agora. Pelos trailers, parecia que eles estavam fazendo algo bastante fiel mas agora tenho minhas dúvidas e estou pensando seriamente em só assistir o filme quando ele for exibido na sessão promocional do Cinemark ou quando estiver disponível para download.

  9. Xii… Que tenso! A minha grande empolgação pra 2013 é A Hospedeira! Só de ter Saoirse como protagonista já é demais! <3
    My recent post Filme: A Escolha Perfeita (Pitch Perfect)

  10. Olha por isso é muito bom ler opiniões sinceras, que não foram fabricadas, por que um diz que é bom que todos vão gostar. Convenhamos a adaptação para as telonas nunca é 100% fiel ao livro. NOfilme Cidade dos Ossos imaginei um Jace muito mais bonito, mas vamos ver se ele se sai bem. Um abraço

  11. Não me animei muito com o livro mas o filme está me fazendo criar expectativas boas …

  12. Ai desanimei >< … Achei o livro legalzim… vou manter a imagem que tenho da história xc

  13. MEDOOO!
    Sempre espero o pior dos filmes também, mas já vi que esse será um "daqueles" bem bizarros. Uma pena! Desde que divulgaram o elenco, pensei que não daria certo… mas decidi dar uma chance. Acabo de confirmar, antes mesmo de assistir… tinha esperanças de que Lena, no filme, conquistasse minha simpatia, mas já vi que não.
    My recent post Resenha tripla da série Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

  14. Bem… não é de se espantar… Geralmente os filmes são adaptados de maneira idiota… Você falou que gostou de crepúsculo…. Eu detestei todos os filme, principalmente os atores principais… Acho que eles se quer leram o livro… É uma tremenda falta de respeito para com os fãs dos livros…

  15. Só pelo trailer senti que estavam forçando demais para ser o "novo crepúsculo" e acredito que não vai pra frente. (tomara!)
    As duas grandes esperas por adaptações pra mim são: A Hospedeira e Cidade dos Ossos.
    Espero que pelo menos uma das duas me agrade.
    Não gostei do livro e, só pelo trailer, já vi que não ia seguir a adaptação mas não imaginava tal estrago!

  16. Ai, que medo da adaptação de Cidade dos ossos, eu gostei muito da série e gostaria que não 'acabassem' com o livro… mas não vejo a hora de ver o que vai dar…rsrsrsrs

  17. Eu não li o livro, mas estava com vontade de ler. Tinha ouvido muitos elogios e acreditava ser bom. Quando vi o trailer, desanimei completamente. Achei que a atuação dos atores foi fraca e os efeitos não foram bons. A história também não me prendeu muito. Se o trailer já me desanimou, imagina o filme?
    Beijos!
    My recent post Atores que se transformam #2

  18. Me pareceu que o filme só foi baseado no livro..
    Eu li e detestei a adaptação! Nos trailers parecia muito parecido com o livro (apesar do Ethan ter 30 anos).
    E a Amma como dona da biblioteca… QUE? õ.O?
    Bom, não tem nada com nada o livro com o filme.
    beijos

  19. gente cidade dos ossos vai ser nada a ver mesmo.. eu não entendi muito bem o trailer, mas de inicio é totalmente diferente.

  20. Sabe porque a maioria de vocês estão frustrados ?é por causa da expectativa que vocês criam antes de assistir um filme baseado em livro, todo mundo em sã conciencia sabe que nunca vão deixar um filme ser igual ao livro e as vezes isso vem dos proprios escritores que querem mudar um pouco da historia do livro quando vira filme,com a Meyer foi desse jeito ela que quiz mudar a historia da saga Crepúsculo inteira e vocês sabem muito bem o que aconteçeu com a reação das pessoas que leram o livro e bem provavel que só vão deixar o filme fiel ao livro quando a saga estiver no fim ,pode ter certeza !

  21. Poxa, eu gostei do filme. O filme não é bom e não tem quase nada a ver com o livro a não ser o nome dos personagens e a parte da cor dos olhos dos conjuradores das trevas, mas como filme ele é divertidinho… Não achei esse lixo todo não. Mas opinião é opinião e respeito o seu desagrado pela má adaptação. Realmente como adaptação não ficou legal, e cortaram uma das melhores personagens (marian ashcroft, amiga da mãe de ethan) mas não senti ódio nenhum pelo filme rsrsrsrs. Vai entender né?

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.