“Cidade Inteligente” do Google vai ser construída em Toronto 3
Sem categoria

“Cidade Inteligente” do Google vai ser construída em Toronto

O ousado projeto da empresa Google de construir uma cidade digital já está prestes a ser executado. A multinacional americana de serviços online e software escolheu Toronto, no Canadá, para implantar uma área de tecnologia de soluções que vai servir de modelo urbano para o século 21. O local foi apresentado como “um banco de testes para tecnologias, materiais e novos processos que visam reduzir a superpopulação, a poluição, os lixões e o tempo gasto com transportes, podendo ser replicados em outros centros urbanos pelo mundo”.

A estrutura chamada de “Quayside” será construída pela Sidewalk Labs, empresa de inovação urbana pertencente à gigante Google, em parceria com a Waterfront Toronto, corporação governamental canadense. O valor injetado na fase inicial do projeto será de US$ 50 milhões. A área escolhida tem 12 hectares e fica próxima ao Lago Ontário, no centro de Toronto.

Ao anunciar a parceria com a Google, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau declarou – “Espero que Quayside se torne um hub próspero para inovação e uma comunidade de dezenas de milhares de pessoas para viver, trabalhar e jogar”.

Em comunicado, a Sidewalk Labs e a Waterfront Toronto acreditam que as tecnologias desenvolvidas na “smartcity” darão origem também à novas formas de construção, reduzindo o custo de moradia. “No futuro previsível, isso vai ser o foco primário do que nós fazemos”, afirmou Dan Doctoroff, diretor executivo da Sidewalk Labs.

Inicialmente será implementado um projeto numa rua bem movimentada, que pretende controlar pedestres, ciclistas e tráfego de automóveis baseado em tecnologia de sensores. Segundo Doctoroff, este primeiro teste entra em funcionamento já no primeiro trimestre de 2018. O projeto conta também com um espaço verde inclusivo de lazer e cultura, com contexto semelhante ao Parque das Nações, em Lisboa.

O executivo informou ainda que antes de escolher Toronto, a empresa analisou mais de 50 áreas metropolitanas na Europa, América do Norte e Austrália. Já a Google informou que pretende transferir sua sede no Canadá e cerca de 300 funcionários para Quayside, logo que concluir o projeto.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


“Cidade Inteligente” do Google vai ser construída em Toronto 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.