“Cidade Inteligente” do Google vai ser construída em Toronto

O ousado projeto da empresa Google de construir uma cidade digital já está prestes a ser executado. A multinacional americana de serviços online e software escolheu Toronto, no Canadá, para implantar uma área de tecnologia de soluções que vai servir de modelo urbano para o século 21. O local foi apresentado como “um banco de testes para tecnologias, materiais e novos processos que visam reduzir a superpopulação, a poluição, os lixões e o tempo gasto com transportes, podendo ser replicados em outros centros urbanos pelo mundo”.

A estrutura chamada de “Quayside” será construída pela Sidewalk Labs, empresa de inovação urbana pertencente à gigante Google, em parceria com a Waterfront Toronto, corporação governamental canadense. O valor injetado na fase inicial do projeto será de US$ 50 milhões. A área escolhida tem 12 hectares e fica próxima ao Lago Ontário, no centro de Toronto.

Ao anunciar a parceria com a Google, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau declarou – “Espero que Quayside se torne um hub próspero para inovação e uma comunidade de dezenas de milhares de pessoas para viver, trabalhar e jogar”.

Em comunicado, a Sidewalk Labs e a Waterfront Toronto acreditam que as tecnologias desenvolvidas na “smartcity” darão origem também à novas formas de construção, reduzindo o custo de moradia. “No futuro previsível, isso vai ser o foco primário do que nós fazemos”, afirmou Dan Doctoroff, diretor executivo da Sidewalk Labs.

Inicialmente será implementado um projeto numa rua bem movimentada, que pretende controlar pedestres, ciclistas e tráfego de automóveis baseado em tecnologia de sensores. Segundo Doctoroff, este primeiro teste entra em funcionamento já no primeiro trimestre de 2018. O projeto conta também com um espaço verde inclusivo de lazer e cultura, com contexto semelhante ao Parque das Nações, em Lisboa.

O executivo informou ainda que antes de escolher Toronto, a empresa analisou mais de 50 áreas metropolitanas na Europa, América do Norte e Austrália. Já a Google informou que pretende transferir sua sede no Canadá e cerca de 300 funcionários para Quayside, logo que concluir o projeto.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

More Stories
Especial: Qual sera o futuro dos sebos?