Conheci a Fernanda no wattpad pouco antes de entrar para os destaques da mesma. Ela é brasileira e mora no Canadá, onde fica o escritório da plataforma. Ela me deu os parabéns pela história que estava escrevendo (Poder Extra G), a minha primeira por lá, que timidamente conquistava leitores e avançava gradativamente. Ela gostou dos temas que eu estava abordando e da forma como eu conduzia a trama e me deu a oportunidade de entrar para os destaques, onde eu teria mais visibilidade e divulgação. Esse momento, sem dúvidas, foi um divisor de águas na minha jornada. Pouco a pouco, a história da Nina crescia e ganhava cada vez mais leituras, comentários e estrelinhas. 
Na última Bienal, tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, como mostra a foto dessa postagem. Eu estava finalmente lançando Poder Extra G por uma grande editora tradicional. Na feira, um banner gigante do livro não passava despercebido. A editora realmente resolveu acreditar e investir na história que conquistou tantos leitores na plataforma digital. Resolvi convidar a Fernanda para essa entrevista, pois sei que vocês têm suas dúvidas e, bem, quem melhor do que ela para saná-las? 
img_3775

*As respostas são de Marc Shewchun, “Head of Community”

 

1) No que consiste o seu trabalho no wattpad?
Conheci o Allen e Ivan, nossos co-fundadores, em 2013 e fiquei encantado com a visão que tinha de criar a maior comunidade de contadores de histórias do mundo. Hoje, lidero nossa equipe de Comunidade, que é o elo entre o Wattpad enquanto empresa e usuários. Nossa comunidade tem crescido rápido internacionalmente e o Brasil é um dos países que se destacam neste sentido.
2) Como nasceu o Wattpad e como a plataforma chegou ao Brasil?
O Wattpad é um aplicativo gratuito para que todos possam descobrir, compartilhar e socializar em torno de histórias que adoram. Hoje, 45 milhões de pessoas gastam 15 milhões de minutos por mês imersos em conteúdo original diponível no Wattpad e 90% desse tráfico vem de dispositivos móveis.

» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «

A comunidade brasileira no Wattpad surgiu de maneira 100% orgânica em meados de 2011. Autores descobriram a plataforma e começaram a usá-la, trazendo consigo seu legado de fãs. Até hoje 5.3 milhões de histórias foram escritas em português.


A comunidade brasileira no Wattpad leu por 400 milhões de minutos só no mês passado. No Brasil, desenvolvemos fortes comunidades principalmente nos gêneros Romance, Fantasia, Ficção Científica e Terror.
3) Como você acredita que a plataforma pode ajudar na carreira de escritores iniciantes e veteranos?
A maioria dos escritores hoje em dia não recebe o suficiente para viver disso e encaramos essa realidade como muito injusta. Estamos dedicados a mudar isto. Já lançamos maneiras com as quais nossos autores podem ganhar dinheiro através do Wattpad e estamos constantemente estudando outras formas de expandir neste sentido. O Wattpad Stars é um programa que conecta os autores mais lidos do Wattpad a oportunidades provenientes de grandes marcas, que trabalham juntos para criar campanhas publicitárias dentro da nossa plataforma.  As estrelas do Wattpad dão visibilidade à grandes marcas e em troca são remunerados por fazer exatamente aquilo que amam: contar boas histórias.
4) Quais recursos do Wattpad são incríveis e pouco utilizados ainda?
Eu diria que a comunidade brasileira entende bem o funcionamento do Wattpad, mas acredito que saber utilizar os rótulos/tags da sua história, bem como pesquisar através deste mesmo sistema é fundamental para ter a sua história descoberta pelo máximo de leitores possível.
5) Todo escritor quer saber: o que é necessário para se tornar popular e conquistar milhões de leituras na plataforma? Para você, existe algum segredo?
Não é nenhum segredo que os autores de mais sucesso no Wattpad são aqueles que mantém uma relação de amizade e de respeito por seus leitores. E isso se reflete em diversas atitudes, como a de responder comentários com carinho, seguir um cronograma consistente de postagens e até de manter a obra completa na plataforma. Pode parecer contra-intuitivo, mas quando alguém é fã de verdade, compra o livro físico mesmo depois de já ter lido. Esta aproximação entre leitor e autor é justamente o grande diferencial da comunidade do Wattpad e o que vem mudando como se consome literatura no mundo inteiro.
6) No que consiste o trabalho dos embaixadores e como eles são escolhidos?
Os embaixadores do Wattpad são o coração da nossa comunidade global. Nós treinamos e gerenciamos os times de voluntários que demonstraram um entendimento e carinho maior pela comunidade. Estamos constantemente impressionados com a quantidade de usuários que demonstram interesse em participar do programa e é isto que torna o Wattpad tão especial.
7) Quais critérios uma história deve atender para entrar para os destaques da plataforma?
O autor precisa disponibilizar a história completa por pelo menos 6 meses na plataforma. Este não é um contrato de exclusividade, mas apenas um pedido para que os leitores tenham tempo de terminar de ler a obra sugerida por nós antes de ser retirada pelo autor. Estamos sempre buscando novas histórias com conteúdo interessante, uma boa capa, boa frequência de postagens, e de preferência que ainda não esteja no topo do ranking. É uma espécie de curadoria feita por nós.
8) Qual é o objetivo das premiações Wattys e como as histórias são escolhidas?
Este ano com participação de mais de 22 línguas e o Brasil é o segundo país mais participativo.

Temos um sistema que avalia votos, comentários e tempo de leitura para encontrar os livros mais amados da comunidade, mas também temos categorias curadas por nossos funcionários. Também já tivemos patrocinadores para o The Wattys em diversos países, iniciativa tal que pretendemos reproduzir no Brasil.

Deixe sua opinião aqui :)