Especial: 10 Motivos para nao emprestar seus livros de jeito nenhum…

 

Sim, esta não é uma lista politicamente correta. Que dane-se o bonito discurso de se multiplicar os leitores, pois para um apaixonado por seus livros, um dos momento mais dolorosos e angustiante é quando justamente uma alma que talvez até seja boa, chega com a seguinte frase: Nossa que legal. Queria tanto ler… Me Empresta? E eis nesta lista algumas razões para dizer não:

1 – Eles não voltam: Pois é meus amigos, segundo o Literary Institute List, of Big Swanp City, 98,7% dos livros que você empresta, tendem a sumir misteriosamente sem explicações convincentes, em que o responsável pela abdução interplanetária de seu livro também sequer sabe onde foi parar;
 
2 – Maldita Roda: Parte dos desparecidos some no buraco negro da Roda de Empréstimo, em que naturalmente aquele que lhe tomou emprestado, empresta a outro, e para outro… Aí já viu né…
 
3 – Eles nunca mais são os mesmos: E quando alguns conseguem voltar, esteja preparado, pois grande parte dos heróis que são emprestados voltam com as escoriações de guerra, pois quem dificilmente terceiros tratam livros como o próprio, dono, ou como o dono gostaria, com suas manias peculiares…

 
4 – Evita hipertensão: Sim, todo fanático por seus livros não consegue dormir, pensando em como estará seu filhote fora de casa. A agonia de imaginar ele regressando com orelhas e amassados eleva a pressão… Aliás, o pensamento na simples possibilidade que ele não volte é para quase dar um infarto…

5 – Mantém amizades: Confessa aí, você não manteria a mesma cara de felicidade ao reencontrar aquele amigo que te pediu Guerra dos Tronos para ler, e nunca mais devolveu? Pois é, se você não tivesse emprestado, não teria esse clima;

6 – De certa forma você está seguindo preceitos católicos: Sim, quem não lembra que a própria igreja é uma das que mais cometeu usuras quanto aos livros, relegando-os a uma meia dúzia de sábios o acesso a leitura. Sei que não é o melhor exemplo, mas que serve de desculpa, a isso serve;

7 – Não deixar sua estante feia: Tem coisa mais nervosa e triste que olhar para estante e ver o vazio causado pela falta do livro emprestado. Ele nasceu para estar ali. Então não há porque tirá-lo de lá;

8 – Aquecer o mercado editorial: Vejamos a coisa toda por um lado macroeconômico. Se não emprestarmos livros, mais gente acaba comprando. Com mais gente comprando, mais os preços podem reduzir. Além disso, um volume maior de livros vendidos, certamente acarreta em mais necessidades de trabalhadores no mercado editorial…

9 – É bonzinho: Se você não emprestar será poupado de desdenhadores que além de tudo não pagaram para ler o livro, ou será que ninguém ai emprestou o livros, e quando de a sorte de receber de volta escutou: "é bonzinho!"

10 – Proteja seus filhos: Você emprestaria seus filhos? Eu também não. O fato que para muitos apaixonados por livros, estes são como um filho, e deste modo sabemos que a melhore forma de proteção é tendo-os sob nossos olhos…

Post originalmente no site Listas Literárias
 

* Obviamente este texto é fruto de uma brincadeira e deve ser visto como tal. Números daqui são mentirosos (ou não)… E para sermos imparciais, em breve teremos uma lista com os motivos para emprestar seus livros…

 


» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «
Content Director
  1. Ah, eu concordo em número , gênero e grau, com todos as palavras, já emprestei livros no inicio da minha paixão por eles, na minha pré-adolescência, 🙂 e nunca mais os vi, ah, e os últimos, emprestei pra um tal professor, que a mulher dele com a doença súbita de ciúmes os rasgou, e ele teve apenas a cara de cinismo para apenas dizer desculpa. Deu vontade de quebrar a cara dele, mas chorei muito quando cheguei em casa. Então lembrei que como fazíamos rappel junto e o material de rappel dele, havia ficado no meu carro, cadeirinha, oito e mosquetão que não são baratos. E os dele eram francês ainda por cima. Num certo dia me ligou pedindo por eles, ai eu tive a cara de pau também de dizer desculpa-me, mas eles são meus, pelos meus 3 livros que a doente da sua mulher rasgou 🙂
    Então, eu nunca mais empresto meus livros a ninguém. 🙂

    1. oi danny
      caramba, que coragem! isso aí, nao pode deixar barato, parabens!
      o pai de uma amiga tbm rasgou uma revista que emprestei pra ela, quando eramos adolescentes. era uma Capricho e tinha alguma chamada bem grande na frente sobre namorados e tal.. aí o cara pirou! mas a menina me comprou uma nova… até pq era bem mais baratinho neh! kk

  2. Curti a lista. Ri bastante aqui. Mas ainda assim continuarei emprestando livros, mas apenas para pessoas previamente selecionadas. rs
    O pior é saber que por ter emprestado livro eu já passei por momentos de dor no coração por meus livros não terem voltado os mesmos. Um pegou chuva e o outro voltou com a capa amassada e desde então tal pessoa saiu da lista de membros seletos a quem empresto meus livros.
    Hoje meus livros só saem de casa para serem compartilhados com almas irmãs que são tão loucas por livros quanto eu.
    No entanto vou guardar as dicas para não emprestar um livro, por que vai que eu preciso né? Já treinando : "Eu não vou te emprestar o livro, mas só porque eu quero aquecer o mercado editorial e indiretamente aumentar as vagas de emprego nesta área." rs Ficou bom? rs
    Beijos.

    1. Oi Danny
      Nossa, não voltar é uma coisa, agora … a mulher dele rasgar por ciúmes de um LIVRO é ridículo D:
      Fez bem, eu teria feito pagar outro, JURO. Justa a troca, eu até empresto, mas pra pessoas que conheço a muito tempo e que eu sei que tem como fazer aquela pergunta "E ai, já leu? … meio que jogando um verde pra ver se a pessoa se toca e devolve o livro.

      Obrigado por compartilhar sua história, com certeza muita gente já passou pelo mesmo que a gente, no meu caso foi os 3 livros do ciclo da Herança, mas faz parte.

      Bjs

      Att. Guilherme

    2. Oi Sa, digo o mesmo. Só para pessoas selecionadas kkkk
      Gostei mais da que você usou no twitter: Mas é tudo por uma boa causa! Apenas para aquecer o mercado editorial e aumentar as vagas de emprego!
      Eu falo não e pronto, ou que eu tenho que ler ainda (que na maioria das vezes é verdade) ou que está lacrado (os de coleção) e por ai vai. Tem gente que fala: Ah, é um livro, muita frescura pra pouca coisa, mas investimos dinheiro e pelo menos eu não me sinto bem com os livros espalhados por ai.

      Obrigado pelo comentário

      Bjs

      Att. Guilherme
      My recent post Especial: 10 Motivos para nao emprestar seus livros de jeito nenhum…

  3. Você emprestaria seus filhos? shahushhauhsua
    a melhor desculpa.
    Olha, eu morro de medo de emprestar, pois já fui vítima da 1° desculpa. Emprestei um livro e um DVD e nunca mais vi!!!! Que ódio que fiquei da minha amiga, hoje em dia até evito falar com ela, porque se eu perguntar sobre o livro sei que ela nem irá lembrar.
    Como diz minha mãe: quem empresta, não presta!!!
    Mas é claro que tem exceções.
    My recent post [Resenha] Nascida à meia-noite – C.C.Hunter

  4. Nunca me esqueço de um livro sobre gravidez que emprestei a uma pessoa, e nunca mais o vi. Era uma relíquia, um livro do final dos anos 70, capa dura, figuras coloridas, que foi da minha mãe. Tinha um valor sentimental, e eu o tinha lido quando bem novinha e quando tava grávida, mas a trouxa aqui foi emprestar. Agora, só empresto pro meu pai e pro meu fiote (que mora comigo mesmo rs), e meu pai só empresta pra mim e pro meu irmão.

  5. Eu não consigo emprestar meus livros também :S da aquela agonia!
    Só para pessoas que da pra confiar, que também ama livros e que é muito próxima de mim.
    Eu já fui buscar uma vez 2 livros que estavam na casa de uma amiga e ela morava longe, fui lá cobrar e pegar meu livro de volta.
    Meu livro voltou um caos e ela compro outro, se não ia ter briga kkkkk
    Agora oq eu não deixo nem encostarem é nos meus MANGAS, pode ver e tudo, pegar na mão só com a minha autorização msm.
    se não eu surto husauhhuashusa
    Tenho mt xodo por mangas e livros, então n é qualquer um que pega mesmo.
    Ameiiii esse post, realmente está bem explicado ai o porque não queremos emprestar o livro xP
    e pior q ainda tem gente q insiste ai ai….

  6. hhahahah "Evita hipertensão" e "proteja seus filhos" foi ótimo! kk
    me posicionando, eu sou a favor de emprestar, mas talvez seja pq nunca tive uma experiencia ruim relacionada.
    e sobre fomentar o mercado editorial, eu sou um caso de pessoa que compra os livros que gosta, então se eu li e curti, compro mesmo assim. mas acho q nao sao todos que fazem isso.
    ao mesmo tempo entendo quem nao empresta, até pq a gente pode ter aquela surpresa horrivel (imagina se me devolvem um dos meus xuxus com.. sei lá.. uma baita risco de caneta na capa? ai meu Deus…)kk

  7. Isso mesmo. Concordo com o post. Se quer fazer gentilezas não peçam livros emprestados. Se fazem milhares de cópias é para que cada um tenha o seu e cada um cuide do seu. Quer algo emprestado vá a biblioteca! kkkkk rs

  8. Fato uma vez emprestado "ele",jamis te retorna….
    Eu estou aguardando a 1 ano quase o retorno do meu Amanhecer,Fallen e Estrelas da noite.
    Tô pensando até em comprar um novo prq tô meio perdendo que ás esperanças!

    Aiai que isso sirva de experiencia para nunca mais errar novamente.

  9. Pra mim não interessa se essa lista foi brincadeira ou não. Eu nunca que vou emprestar meus bebês pros meus amigos, porque do jeito que conheço eles… já até vejo o que aonteceria. Uma vez emprestei um livro pra minha amiga, dois na verdade, e ela dobrava a capa pra ler!Dobrava!!!!!!!Eu fiquei louca quando eu vi ela fazendo isso, mas não falei nem fiz nada.Por essas e outras razões eu não empresto pra mais ninguém.

  10. Só empresto meus livros para amigos que também tem vários livros, porque sei que eles vão cuidar. A única vez que emprestei um livro para outra pessoa, ela não me devolveu. Desde então, só empresto para pessoas de confiança. Afinal, sou apegada aos meus "filhos", e não quero ficar sem eles, ou que eles voltem machucados!!! rsrs

  11. Eu procuro evitar meus livros (com exceção de familiares e amigos próximos) mas, por outro lado, até gosto pois vira motivo de conversa depois e também incentivo a leitura sabe? Na época que fazia curso técnico, tinha épocas que tinha uns 4, 5 livros meus rolando entre os alunos e me devolveram todos. Para falar que teve "algum problema", um dos meninos estava com "Percy Jackson & Os Olimpianos – O Ladrão de Raios" na mochila em um dia de chuva e acabou estragando-o mas o próprio agiu de boa fé e me comprou um livro novo.

    1. Esqueci de falar mas, sempre que empresto, dou um marcador junto ou falo para arranjarem algo para usar no meio das páginas e que não é para usarem as abas do livro ou fazer anotações nele e coisas do gênero. Ou seja, explico direitinho o que pode e o que não pode fazer com eles.

      Nunca tive problemas mas, se tiver, simplesmente não empresto mais.

      Posso até acabar perdendo algum livro ou outro por conta disso mas, pelo lado positivo, conhecerei o caráter da pessoa e me livrarei dela. Em relação ao livro em si, quando tiver oportunidade, o compro novamente.

  12. Eu acabo emprestando meus livros e sempre me arrependo. Emprestei um livro para meu amigo estudar para o vestibular e nunca mais vi ele (e ele jura que já me devolveu)… Emprestei outro livro para minha irmã ler (MINHA IRMÃ)… Ela já ia emprestar para uma amiga e, ainda, quando voltou (eu descobri previamente que ela ia emprestar e peguei de volta, ufa) estava todo amassado (ela deixou o livro cair no chão de lado, era um pocket book frágil e lindo)…
    Sempre me arrependo!
    My recent post Olha só como sou legal!

  13. Adorei esse post kkkk …. nossa tenho que partilhar, a ultima vez que emprestei eu recebi de volta, mas demorou 6 meses pra eu ver o meu precioso de novo! Fiquei muito nervosa, nossa. E toda vez que eu tentava cobrar a pessoa ela falava "Ai eu to com preguiça de ler, ai eu esqueci de ler esse fim de semana." ….. Toda vez que olhava para a estante me dava uma tristeza. Exatamente como foi descrito ai! 😀 A única pessoa pra quem eu empresto livros é minha prima, pois ela mora na mesma casa que eu e cuida muito bem dos meus livros, assim como eu cuido dos delas kkkkk Enfim, eu também concordo em número, gênero e grau com essa lista 🙂

  14. Cara tô com vc.Eu emprestou o meu livro para uma amiga que ama ler e ela praticamente destruiu os meus livros!!!
    Mas como ela é minha amiga eu fico sem jeito de falar que não.Bem…depois que ela destruiu os meus livros favoritos(A Maldição do Tigre, O Resgate do Tigre e o livro Sereia) eu desenvolvi uma tecnica em que eu não conto para que eu ganhei um livro ou comprei ,aí ela não vaí me pedir nenhum livro porque sabe que não sabe tenho nenhum livro a não ser aqueles que eu emprestei .Bem… até agora ela não sabe que eu tenho 10 livros que eu ganhei e comprei que ela nunca vai ler:-)

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

More Stories
A Bela e A Fera comemora 25 anos com edição especial em Blu-ray