Especial: 10 motivos pelos quais voce deveria ler todos os dias 5
Sem categoria

Especial: 10 motivos pelos quais voce deveria ler todos os dias

Olá, leitores do Burn Book. Se você acha que a leitura é uma prática entediante, talvez seja hora de rever seus conceitos. Conheça 10 bons motivos para ler todos os dias e transformar isso em um hábito.

Publicado no Universia Brasil

Especial: 10 motivos pelos quais voce deveria ler todos os dias 6
Crédito: Shutterstock.com
 

Livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama.

Uma das práticas que os jovens consideram mais entediantes é a leitura. Não é raro ouvir reclamações sobre a obrigatoriedade da leitura, mesmo que algumas histórias surpreendam por atrair o interesse. Contudo, estabelecer o hábito da leitura pode trazer diversos benefícios para a vida, tanto no mundo acadêmico quanto na carreira.

Confira a seguir 10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias:

1. Estímulo mental

O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

2. Redução do estresse

Quando você se insere em uma nova história diferente da sua, os níveis de estresse que você viveu no dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita pode transportá-lo para uma nova realidade, o que vai distraí-lo dos problemas do momento.

3. Aumento do conhecimento

Tudo o que você lê é enviado para o seu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para você agora, em algum momento elas podem ajudá-lo, como em uma entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.

4. Expansão de vocabulário

A leitura expõe você a novas palavras que inevitavelmente elas serão incluídas no seu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que você seja mais articulado em seus discursos, de maneira que até mesmo a sua confiança será impulsionada.

5. Desenvolvimento da memória

Quando você lê um livro (especialmente os grandes) precisa se lembrar de todos os personagens, seus pontos de vista, o contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que você pode utilizar isso a seu favor, fazendo dos livros um treino para a sua memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que você esteja mais apto para se lembrar de eventos cotidianos.

6. Habilidade de pensamento crítico

Já leu um livro que prometia um mistério confuso e acabou por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.

7. Aumento de foco e concentração

O mundo agitado de hoje faz com que sua atenção seja dividida em várias partes, de modo que manter-se concentrado em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama. Embora você não perceba, esse tipo de exercício ajuda você a se concentrar em outras ocasiões, como quando precisa finalizar um projeto urgente.

8. Habilidades de escrita

Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do seu vocabulário. Assim como a leitura permite a você ser alguém mais articulado na fala, também vai ajuda-lo a colocar com mais clareza os seus pensamentos no papel. Isso vai dar a você a chance de produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.

9. Tranquilidade

O fato de envolver você em uma história e livrá-lo do estresse cotidiano faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de estresse, procure se distrair do que acontece com uma história que atrai seu interesse. Isso vai acalmá-lo e ajudá-lo a melhorar seu humor.

10. Entretenimento a baixo custo

Muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado aos altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, se você encontrar um livro que chame a sua atenção, poderá viajar sem sair da sua casa. 

 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: 10 motivos pelos quais voce deveria ler todos os dias 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

5 Comments

  1. Tenho que concordar com a redução do estresse, hahaha. Sou a pessoa mais estressada da face da terra e depois que comecei a ler todos os dias, isso mudou muito. Minha vó agradece HUAHUAHAU.
    Ah, tô seguindo o blog (não sei se já falei isso, mas ok).

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.
    My recent post Você escolhe: Qual o próximo livro que devo ler?

  2. Habilidade de pensamento crítico é um motivo que muitos deveriam realmente dar a devida importância. A redução do estresse, devo concordar que é um motivo muito relevante na minha vida! Já o entretenimento a baixo custo, bom, não deixa de ser verdade né, mas que livro ainda é um negócio caro no Brasil, isso também é bem verdade.

    Bjinhos!
    My recent post Vi na Livraria: O Último Amigo, de Tahar Ben Jelloun

  3. Sempre que estou estressada, vou ler! Ajuda muito 😀
    Ler todos os dias pode ser difícil pois tenho pouco tempo entre trabalho e faculdade, mas no final de semana é sagrado!
    My recent post Nail Art: Degradê Azul – Utilizando pincel leque

  4. Simplesmente perfeito ;))
    Sem duvidas me redireciona para outro "mundo" , me livrando do loucura do dia a dia !

    Ótimas dicas :*

  5. Entediante?!
    Aprendi a ler com cinco anos, e, desde quando, bem pequeno, minha avó lia comigo, nunca deixei de viver o fascínio da boa leitura! Acho que já li mais de oito mil livros, fora outras leituras.
    Claro, tive minha época de ocupar-me predominantemente com literatura técnica ou científica, mas mesmo então curtia muito o mundo que os livros desvelam, e sou até hoje leitor até de bulas de remédios!…
    Entediantes creio serem os filmes e novelas e programas repetitivos, que nada acrescentam à inteligência do mundo ou à imaginação ativa, antes empobrecem a busca ativa de soluções, dando respostas prontas para que passivamente sintamos que há permanência no mundo, pela repetição…
    Fiquei surpreso que possam jovens, sempre tão curiosos e inovadores, achar entediante o ato de ler!
    Difícil talvez, por falta de costume de atenção ativa. Mas, entediante? – Bah!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.