Especial: 10 profissoes para quem gosta de escrever 3
Sem categoria

Especial: 10 profissoes para quem gosta de escrever

Você gosta de escrever? Conheça mais sobre as profissões a seguir e veja se alguma delas se encaixa no seu perfil.
1
CIÊNCIAS SOCIAIS – É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Com toda a bagagem teórica adquirida com o passar do tempo, é natural que esse profissional queira compartilhar seu conhecimento escrevendo textos.
1
CINEMA E AUDIOVISUAL – É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos para veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, tv aberta e a cabo e circuitos fechados de programação. Como toda produção tem um roteiro, esta profissão é ideal para quem gosta de escrevê-los.
1
HISTÓRIA – É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O profissional naturalmente, pode compartilhar o seu dia a dia e suas experiências em textos.
1
JORNALISMO – O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam.
1
LETRAS – É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional pode se dedicar à escrita profissional, trabalhando para editoras.
1
PRODUÇÃO EDITORIAL – É o conjunto de atividades envolvidas na edição e na publicação de obras impressas ou eletrônicas. Por ser responsável pela produção de conteúdo, este profissional pode se dedicar à redação e edição de textos.
1
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Como comunicador, este profissional tem autonomia para redigir peças publicitárias, como roteiros de comerciais de TV, por exemplo.
1
RÁDIO E TV – São as atividades ligadas à criação, à produção, à edição e à direção de programas de rádio e TV. Esse profissional se envolve na elaboração e na veiculação de programas jornalísticos, esportivos ou de variedades, exceto nas atividades reservadas a jornalistas e atores, como reportagem e dublagem. Ele monta a programação da emissora, redige roteiros, produz e edita programas.
1
TEATRO – É o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional usa os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias e sentimentos. Está habilitado ainda a dirigir e escrever peças teatrais, novelas e filmes, bem como fazer críticas em veículos de comunicação e elaborar obras didáticas.
1
TRADUTOR E INTÉRPRETE – É a transposição do significado de textos e de falas de um idioma para outro. O tradutor faz a versão escrita de livros, documentos e textos em geral de uma língua para outra.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: 10 profissoes para quem gosta de escrever 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

11 Comments

  1. Eu faço Ciências Sociais o
    Que bom que me enquadro nesse meio.
    Bjos…

  2. As profissões são excelentes! Eu amo escrever, mas também amo exatas, então segui pela área de engenharia, hehehe. Mas uma hora ou outra, me pego escrevendo algumas coisas. A paixão pela escrita e pelos livros é eterna! Muito bacana esse post, gostei!

  3. Eu adoro escrever, mas no meu caso é mais um hobbie mesmo kk Escrevo histórias, textos, meus amigos dizem que são bons e que eu deveria pública-los, mas não concordo! :/ Mas quem sabe um dia né kkk Adorei o post e parabéns pelo blog! *-*

  4. Adorei as profissões, ainda não sei o que vou fazer, mas muito obrigada pelas dicas, amei!

  5. Eu amo escrever, mas acho que essas profissões não combinam comigo. Tenho um sério problema, crio as histórias em minha mente mas apesar de amar escrever não consigo colocar as ideias no papel. Legal a ideia do post, gostei bastante.

  6. Eu adoro escrever e gostaria de poder usar minhas habilidades em escrever como minha profissão,porém no Brasil,os escritores são tão desvalorizados

  7. Eu pretendo fazer teatro na faculdade, estou indo para o 3º ano do ensino médio, e já estou decidido! Ama atuar e etc.
    Beijos, Gengiscan Pereira, http://www.booksformenow.com
    My recent post Promoção: Maquiagens e livros!

  8. Eu faço ciencias sociais também hahaha! 😀

  9. Adorei o post,pensei muito em fazer historia mais acabei adiando para mais tarde.

  10. Quero cursar Cinema e audiovisual, mas não consegui vaga esse ano =(
    Por enquanto faço um curso de roteiro.
    My recent post Serie | The Carrie Diaries

  11. Ótimo post Guilherme. E o blog continua super legal. Só lembrando, você tá devendo uma visita lá no meu! Aguardando…

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.