Especial: 8 Beneficios da Leitura 6
Sem categoria

Especial: 8 Beneficios da Leitura

Especial: 8 Beneficios da Leitura 7
 

Publicado originalmente no Cantinho da Educação

1. Vocabulário: a leitura nos permite enriquecer o nosso vocabulário, com a freqüência da leitura tendemos a ter mais facilidade no uso das palavras, passamos a falar, e, naturalmente, a escrever melhor, podendo lançar mão de uma maior gama de recursos no momento em que estivermos conversando e/ou redigindo algum texto. Esse elemento se evidencia numa simples conversa. Pessoas que não possuem o hábito da leitura, quando conversam, tende, com mais freqüência, a usar “muletas” no diálogo, tais como “né”, “tipo assim”, e outras mais, como essa pessoa tem pouca leitura, ela possui mais dificuldade na formulação de frases, lançando mão assim dessas “muletas”;
2. Conhecimento: a leitura exercita o cérebro e a capacidade de memorização, tanto mais leitura, tanto maior é a nossa capacidade de guardar informações, e, por extensão, mais fazemos uso desta capacidade de guardar informações. Aqui vale uma advertência: quando falamos em leitura, não estamos falando em qualquer leitura, antes disso, ela deve ser qualificada, naturalmente, quem lê apenas gibis, provavelmente não vai ter mais conhecimento do que qualquer outra pessoa que não lê gibis;
3. Entendimento: o costume da leitura nos permite entender as coisas com mais facilidades. Para tanto podemos dar uma pequena prova, pegue duas pessoas, uma que tem o costume da leitura e outra que não o tem, e dê-lhes um texto de filosofia –e sendo de filosofia, naturalmente é um texto difícil-, feito isso, peça que leiam e ao final da leitura, digam o que entenderam. Neste breve exercício, perceberemos que aquele que tem o hábito da leitura, talvez não entenda o texto em seu todo, mais irá falar sobre o texto com muito mais propriedade, já aquele que não tem o hábito da leitura, se posicionará de forma confusa e imprecisa;
4. Reflexivos: o hábito da leitura nos permite refletir melhor o texto, percebendo as variáveis interpretativas, não se perdendo em elementos secundários no texto, antes disso, atendo-se ao que é determinante;
5. Leitura dinâmica: quem lê, faz as sinapses e ligações dos acontecimentos de forma mais ágil. Se insistirmos com o exemplo do ponto dois perceberemos, o leitor não só terá mais propriedade e segurança no que diz, como também, irá dizer mais rapidamente, já o não-leitor, terá menos propriedade, menos segurança, e irá demorar muito mais tempo para fazer as sinapses e ligações no texto de filosofia;
6. Escrita: esse ponto é “mamão com açúcar”, se tem mais conhecimento, mais capacidade de reflexão e mais vocabulário, é dispensável dizer que tem mais facilidade com a escrita. Para tanto, basta dizer que a leitura e a escrita caminham juntas;
7. Informação: as pessoas que lêem possuem mais informações, mas não porque tem mais acesso a informações, porque isso, com o advento da internet, todos, em maior ou menor medida possuem, as pessoas que lêem possuem mais informações porque sabem filtrá-las melhor, porque distinguem com mais facilidade o que é importante do que é firula, o que é determinando do que é secundário e desnecessário;
8. Emoção: tem necessidade de falar sobre isso? Alguém duvida que a leitura nos permita momentos emocionantes? Mas façamos o exercício da dúvida, vamos partir do pressuposto que um cursista duvide que possa se emocionar ao ler um trecho de um livro. Para tanto, peço a sua contribuição e honestidade caro cursista, primeiro vamos ler esse breve trecho da obra Germinal do autor Émile Zola, onde Etienne, um mineiro e revolucionário socialista, resignado após o seu fracasso no comando da tentativa da revolução socialista decide ir embora, e pegando o seu rumo vai andando, lembrando-se dos seus companheiros, mas sem deixar de sonhar com a revolução que um dia rebentaria a terra:

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: 8 Beneficios da Leitura 8


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

11 Comments

  1. Já é o segundo post desse que eu leio hoje, e assim como eu comentei no outro, digo nesse que eu consigo sentir os beneficios da leitura no meu dia-a-dia, na minha vida escolar, no meu entendimento, na minha facilidade de leitura e de interpretar textos etc.
    Adoro esse post, independente de onde os vejo, acho muito legal divulgar tais benefícios. A viagem literária é a melhor de todas!

  2. Reflexivos e Emoção são coisas que sempre sinto lendo um livro.

  3. Para ser sincera, achei o texto meio arrogante, mas gostei. Foi bem interessante…

  4. Eu vivo tentando convencer todos ao meu redor de todos esses benefícios!!! Eu sinceramente não consigo entender como alguém que tenha tempo livre pra ler não faça isso!!!
    Eu pude comprovar por mim mesma muitos desse benefícios citados no post, por exemplo, vocabulário, conhecimento, entendimento e reflexão foram coisas que eu desenvolvi muito com a leitura. eu não comecei a ler muito nova, na verdade até os meus 18 anos eu detestava ler!! só então foi que tomei gosto. e tenho que confessar que depois que comecei a ler me sinto até mais inteligente!!!

  5. todos os benefícios são com certeza, sentidos e vivenciados por aqueles que lêem… é uma pena que ainda existam aqueles que se negam a tal prazer…

  6. Eu cresci aprendo que ler é a melhor escola que se possa ter. Assim, leio desde que me entendo por gente e que aprendi a ler alguma coisa. Faz parte do meu dia-a-dia. então fico sem entender como ainda tem pessoas que se negam a ler. quando você lê, aprende ortografia, geografia, história, ciência, etc… e ainda desperta sentimentos dos mais variados. você se emociona, chora, ri, fica indignada, faz reflexões e às vezes auto-análise. Então concordo com todos os itens citados no post. Abç.
    My recent post Um olhar sobre o Rio

  7. E há quem não goste de ler *-*
    Ler é a melhor coisa do mundo!

  8. Sim, são incontáveis os benefícios. Quem diz que ler é chato é porque nunca se entregou realmente a uma leitura, não se permitiu ser tocado ou levado por ela… se esses o fizerem apenas uma vez tenho certeza que vão querer ler sempre. É maravilhoso, que bom que nós sabemos disso.

  9. Umhum, ler é tudo de bom. Mas como assim "muletas"? Eu já vi muita gente que lê bastante, escreve super bem e ainda fala "tipo" e outras gírias. Acho que isso não tem nada a ver, você pode sim usar esse tipo de "muleta", mas tem que saber separar a linguagem formal e deixar esse tipo de vício apenas para a informal!
    My recent post Promoção: Anjos e Demônios

  10. E a grande maioria das pessoas me perguntam como eu consigo ler tantos livros com tantas páginas… é algo tão prazeroso e tão benéfico!

  11. Para mim Ler é a maior diversão.

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.