Cristiane Rogerio e Marina Vidigal, na Revista Época
 
(Foto: Gabriel Rinaldi/Crescer) 
 

Chegar à livraria e escolher um título infantil diante de centenas de opções é um desafio para adultos e crianças. É uma boa hora para as famílias estimularem as crianças a fazer suas escolhas – orientando quando for preciso. Há sete anos, a revista Crescer, da Editora Globo (que publica ÉPOCA), oferece uma ajuda fundamental: a eleição dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano.

Todo ano, o trabalho começa no mês de março, quando a equipe inicia uma votação com 42 pessoas, entre educadores, críticos literários, donos de escola e coordenadores de bibliotecas. Cada um envia uma lista com seus 15 títulos preferidos lançados em 2011. A partir daí, a redação dá seu aval para uma relação de obras para crianças de até 8 anos. Ela engloba os melhores lançamentos. Varia o tipo de história e ilustrações, entre obras brasileiras e estrangeiras.



» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «

Neste ano, a revista criou o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil, uma parceria entre a Editora Globo e a família Monteiro Lobato. O objetivo é apontar um escritor ou ilustrador brasileiro que tenha se destacado na área de publicações infantis. O escolhido foi o artista plástico Fernando Vilela, um dos mais importantes nomes da literatura infantil do Brasil, autor de 15 livros e ilustrador de mais de 50. O homenageado recebeu o troféu das mãos da trineta de Monteiro Lobato, Fernanda, de 13 anos. O tema do mais novo livro de Vilela, Os heróis do tsunami, é a compaixão. O livro trata o assunto com delicadeza ao contar a história dos animais que escaparam ao se refugiar em lugares distantes muito antes de a grande onda chegar. Vilela já participara da seleção de Crescer com Lampião e Lancelote (2006) e Olemac e Melô (2007). Selecionamos cinco dos 30 livros da lista, que está na edição de junho da revista Crescer.

Deixe sua opinião aqui :)

No more articles