Especial: Texto em blog rende a autor contrato em Hollywood 5
Sem categoria

Especial: Texto em blog rende a autor contrato em Hollywood

Em 31 de agosto de 2011, James Erwin, um americano de Iowa e escritor de livros técnicos e manuais de tecnologia, resolveu aproveitar o seu intervalo de almoço para responder a uma pergunta postada por um usuário do Reddit, um misto de rede social e blog colaborativo no qual usuários divulgam conteúdos diversos, enquanto outros podem votar favoravelmente ou contra o conteúdo compartilhado.

Bruno Garcez, na BBC

Erwin, que já havia escrito uma enciclopédia sobre o Império Romano, respondeu a uma pergunta em que um usuário indagava se um batalhão de marines dos Estados Unidos que viajasse no tempo seria capaz de destruir todo o Império Romano.

Especial: Texto em blog rende a autor contrato em Hollywood 6

A série de pequenas histórias assinadas por Erwin, intitulada Rome Sweet Rome, um relato detalhado da missão americana após sua viagem no tempo, em poucas horas havia sido avaliada favoravelmente por milhares de usuários do Reddit.

Passadas mais algumas horas, ele foi contactado por empresários de Hollywood para transformar seu post em um roteiro de cinema, um desfecho tão inusitado quanto a premissa da história assinada por ele.

“Não escrevi pensando em Hollywood. Quando criei a história, pensei: ‘bem, vou escrever isso aqui para outros nerds. E depois volto para o trabalho’. E foi assim que aconteceu.”

“Mas algumas horas depois, percebi que a coisa estava ficando extremamente popular. A cada nova postagem, era um verdadeiro frenesi. Dias mais tarde, um dos produtores de 300 de Esparta entrou em contato com meu empresário e disse: ‘Eu quero trabalhar com esse cara’.”

Um mês depois, Erwin havia assinado um acordo com a Warner Bros. para transformar sua história em um roteiro de longa-metragem.

De lá para cá, o projeto evoluiu bastante. No ano passado, ele deu início ao segundo tratamento do roteiro. Mas agora com a colaboração de um outro roteirista.

Para muitos dos “outros nerds” que inicialmente saudaram o feito de Erwin, a evolução do processo mostrou que Hollywood acabou levando a melhor.

‘Você se vendeu’

“Sempre haverá alguém apontando o dedo e dizendo que você se vendeu. Mas quando se trabalha em uma empreitada desse porte, com orçamentos de milhões de dólares, ao lado de um grande grupo de profissionais experientes, apaixonados e cheio de ideias fortes, sempre haverá a necessidade de se fazer concessões.”

“Um filme é muito mais do que um cara escrevendo em uma mesa, com pleno controle de tudo. Se você pretende fazer um filme, você terá de colaborar com outros.”

Agora, além do longa metragem, o autor também está escrevendo um livro. “Será uma obra de ficção científica, que falará de como coisas que estamos começando a ver hoje em dia, como inteligência artificial e viagens espaciais, também transformarão a nós mesmos”, comenta.

Mais uma vez, Erwin pretende se valer dos recursos da Internet para impulsionar as suas chances de mercado.

 

Os dias em que um único artista conseguia capturar a atenção de uma nação inteira, como Elvis, Michael Jackson ou Stephen King, estão encerrados. Surgirão cada vez mais canais, diferentes audiências e diferentes formas de alcançá-las”
James Erwin

“Nos próximos meses, eu pretendo financiar o livro por meio do Kickstarter”, afirma, em referência à empresa criada em 2009 que utiliza doações em seu site para financiar projetos artísticos diferentes, que vão desde filmes ou obas musicais, até projetos jornalísticos e video games.

Erwin acredita que empreitadas como a dele em breve se tornarão rotineiras. “Creio que a minha história será a primeira de muitas. Recentemente soube de algumas pessoas conseguirem se lançar como autores de livros a partir de histórias que escreveram no Reddit.”

“Os estúdios tradicionais e as editores nunca irão desaparecer, porque eles contam com grande expertise. Mas os computadores põem muito poder nas mãos de um criador individual. Estamos vendo o surgimento de um verdadeiro efeito de rede. No futuro, os caminhos do crowdsourcing e os da mídia tradicional irão se misturar mais e mais”, comenta, em referência ao modelo de produção em rede que usa ações de voluntários na Internet para criar conteúdo, financiar projetos ou desenvolver novas tecnologias.

O processo criativo, diz ele, será profundamente afetado por esses novos modelos, que farão com que os artistas do futuro tenham um perfil radicalmente diferente dos ídolos do passado.

“Acredito que os dias em que um único artista conseguia capturar a atenção de uma nação inteira, como Elvis, Michael Jackson ou Stephen King, estão encerrados. Vamos ver o surgimento de cada vez mais canais, de diferentes audiências e de diferentes formas de alcançá-las”, afirma.

Fonte

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: Texto em blog rende a autor contrato em Hollywood 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

7 Comments

  1. Olhaaaa
    Curti!
    Adoro histórias de viagens no tempo e essa realmente tem coerência! rs
    Adorei e irei conferir!

    Beijos
    Chrys Audi
    blog Todas as coisas do meu mundo

  2. Uau! Que incrível! Você responde uma pergunta de um "nerd" e, de repente, tem um produtor de Hollywood querendo te contratar e tudo mais. Mágico! É tão legal pensar que podemos postar uma coisa em um site e virar um sucesso. Ok isso, provavelmente, não irá acontecer, mas não vale sonhar, não é?
    Xxxx
    My recent post Opa! Chegou #3

  3. Isso nos faz ter esperança em ser alguém influente nessa vida…

    Vamos nos esforçar mais nos nossos posts e comentários, quem sabe né =P~
    My recent post 1ª Promoção Cabeça De Tinta

  4. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Hahaha ,
    amei o texto …
    Mt sortudo '-'
    Beijos*-*
    Território das garotas http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.c

  5. A noticia é apenas a concretização do que já andamos sentindo mesmo aqui no Brasil em que blogueiras conseguem lançar seu livros e ter um respeitável sucesso.
    Ao contrário dos que falaram que ele se vendeu, eu discordo completamente! ele aproveitou a oportunidade e, de quebra, ainda vai deixar mais uma obra nerd para nos viciarmos!

    My recent post Música que não sai da cabeça!

  6. Olã, artigo interessante que mostra que a indústria cultural tradicional não vai morrer, como muitos apregoam. O que muda é que elas estão percebendo que é preciso estar atento ao que as pessoas estão fazendo com os recursos tecnológicos que colocam produtores de conteúdo e consumidores frente a frente. É o que aconteceu com "Cinquenta tons de cinza" e outros tantos exemplos que vemos surgindo nas midias sociais, como YouTube: o conteúdo faz tanto sucesso junto ao público que a mídia tradicioal percebe o potencial que estará perdendo se não investir naquela pessoa. A mudança é nos critérios de seleção, menos autoritários e de cima para baixo.
    Abraços
    My recent post Como ilustrar livros infantis: entrevista com Bruna Assis Brasil

  7. Deve ser um sonho .Imagina ,você faz um post ,ele ganha essa repercussão toda e, ainda vira filme !?
    Vou entrar nessa rede social rs,poderia ter algo semelhante aqui no Brasil,se tem eu ainda não conheço.

    My recent post Playlist > Poemas em forma de músicas

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.