Guia de Sobrevivência do Escritor #2 16

Guia de Sobrevivência do Escritor #2


Sejam bem vindos a mais um Guia de Sobrevivência do Escritor! Hoje vou falar sobre uma coisinha que a leitora Beatriz me perguntou:

Screen Shot 2015-03-31 at 11.18.44 AM



A pergunta da Bia incomoda muita gente, e certamente me incomodou muito. Aposto que se eu lançar a pergunta “quantos de vocês não escrevem por que não sabem sobre o que escrever“, vai ter tanta mão levantada que vai parecer show de rock. Nos preocupamos tanto com os “o quês” e que às vezes nem conseguimos chegar no “como”. E sabe, isso é uma droga, porque significa que você, escritor, não está escrevendo.

tWtPHXf

Eu já li em vários lugares a máxima “escreva sobre o que você conhece”. Se querem saber, essa é a maior mentira já inventada pelos escritores. Ninguém escreve sobre aquilo que conhece porque a) isso é ridiculamente limitado, e b) pode ser incrivelmente chato. Duvido que eu teria vendido algum livro na vida se tivesse escrito sobre uma garota que gosta de escrever e que passa muito tempo escrevendo e sem vida social. Se é chato pra mim na vida real, imagina na ficção. Nah, nada disso. Tenho um lema diferente, e vou mandar a real aqui pra vocês:

Escreva sobre o que você gosta.

Uau. Poderoso, né? E libertador também. Porque, sabe, foda-se o que você conhece. Você pode pesquisar e descobrir e imaginar e o único limite continuará sendo você mesmo. Escrever sobre o que gosta é infinitamente mais importante, porque se você está curtindo o que escreve, quem lê vai gostar também.

tumblr_mhgt690IRb1r2afs6o1_500

Aí entramos em uma segunda questão: começar por fanfics ou histórias originais? Isso, meu chapa, é você quem decide. Reitero: escreva sobre o que você gosta. Escreva sobre o que você quiser escrever. Se a vontade é escrever receitas de bolo declamadas em poema, escreva. Uma fanfic de Harry Potter onde todo mundo morre de câncer, escreva. Uma história super original de um zumbi que entra num reality show musical, escreva. Escreva escreva escreva. Mas escreva.

Não importa por onde você começa. Você pode nem terminar esse texto. Mas desde que você escreva, tudo vai ficar bem.

Mande suas perguntas pras próximas edições do Guia aqui nos comentários! Nos vemos na semana que vem 😉


Guia de Sobrevivência do Escritor #2 17

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Guia de Sobrevivência do Escritor #2 27
15 unhas inspiradas na série Harry Potter que vão te fazer acreditar em magia fora de Hogwarts!