News: Mulheres leem mais livros que homens no Brasil. 5
Sem categoria

News: Mulheres leem mais livros que homens no Brasil.

Matéria publicada no site O Globo
 

O brasileiro lê em média quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos. Deste total, ele lê 2,1 livros inteiros por ano e dois em partes. Hoje, o Brasil é composto por 50% de leitores ou cerca de 88,2 milhões de pessoas. Neste conceito, foram considerados leitores apenas as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Há também cerca de 50% de não-leitores. As mulheres (53%) lêem mais que os homens (43%). Para 64% das pessoas ouvidas, "ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua condição
socioeconômica". 

News: Mulheres leem mais livros que homens no Brasil. 6
 
Esses são os principais dados da pesquisa feita ano passado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio das entidades fundadoras Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros); Câmara Brasileira do Livro (CBL); e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). É considerado o maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro em todas as regiões do país.

— Muitos fatores têm contribuído para conscientizar a população sobre a importância do hábito da
leitura, como a queda constante nos preços, o aumento do poder aquisitivo, principalmente da chamada nova classe média – que reflete na melhora do percentual de aquisições de obras registrado pela pesquisa, de 45% em 2007 para 48% em 2011 –, e o crescimento das novas tecnologias, como os e-books, que apresentam mais familiaridade com os jovens — afirmou a a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa, que também presidente o IPL.

Agora a pesquisa virou livro que será lançado nesta quarta-feira na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, intitulado "Retratos da Leitura no Brasil 3", da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O livro terá informações, tabelas e textos sobre diversos temas analisados por especialistas, baseado na 3ª Edição da pesquisa e na comparação desses resultados com o das duas edições anteriores. 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


News: Mulheres leem mais livros que homens no Brasil. 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Sem categoria

12 Comments

  1. Gostei do post. Só vi essa matéria, nesse blog! Em relação aos e-books, acho que sou a única que não gosta muito. Aliás, nunca li nenhum livro pelo e-book! Prefiro livros físicos, acho que pelo costume mesmo.

  2. Estou tentando subir minha média de livros lidos durante o ano.
    Parei com o mau costume de abandonar leituras pela metade.
    Estou numa nova empreitada, onde cada livro tem o "prazo" de
    uma semana para ser finalizado.
    Coloco marca páginas com os dias da semana, e vou lendo até
    que a semana encerre, e eu comece a leitura do próximo livro.
    Geralmente divido o livro por número de páginas dividido por
    sete e me esforço para não perder o ritmo, pois com tantas coisas
    para fazer durante o dia, ainda tenho que achar tempo para não
    abandonar os livros.

    My recent post Manual do noivo

  3. Acho super verdade!!! rsrsrs

  4. Como disse Jeni Viana, somente neste blog é que encontrei essa matéria. A média de livros do brasileiro é extremamente baixa, quem sabe esses índices não aumentam com o surgimento de novos leitores… em relação ao e-book, é algo que não me fascina, mas trata-se de algo que pode seduzir o público mais jovem.

  5. Que as mulheres leem mais, já sabia, hehehe.

    Temos que aumentar essa média anual.

  6. Já sabia dessa média, mas eles deveriam divulgar de que parte do Brasil a amostra foi coletada, pois acredito que varia bastante de região para região.
    My recent post O furo do barco

  7. Realmente é o que assisto na internet e vejo hoje em dia. E em termos de blog também. As mulheres imperam nas resenhas etc.

  8. Só 4 livros por ano? NOSSA! Precisamos mudar essa realidade, hein? (Laura S).

  9. Isso não é novidade nenhuma para mim. A maior parte dos meus amigos leitores são mulheres, mas também conheço vários homens leitores e vou torcer para que esse número aumente, uma pessoa que lê nunca fica sem assunto e eu adoro conversar sobre assuntos variados.
    Cris Aragão

  10. Infelizmente o brasileiro ainda não possui o (maravilhoso) hábito de ler,, mas pelo menos a realidade vem mudando. Quanto ao E-book, particularmente não gosto, prefiro ter o livro em minhas mãos, a sensação é completamente diferente, mas não podemos esquecer que acaba sendo mais viável.
    Ótimo post.

    Beijos

  11. Os leitores no Brasil, de modo geral, são escassos. Vendo pela internet e tal, sempre ficou claro que as mulheres leem mais. Ou ao menos, os homens que tem esse hábito são mais reservados.
    Agora, por exemplo o meu caso, moro numa cidade litorânea de São Paulo, e eu só conheço duas pessoas que leem por realmente gostar (não por obrigação da escola/faculdade). Homens.
    Aliás, até mesmo na época da escola os meninos aceitavam -digamos assim- muito melhor o fato de eu ser amante da leitura, do que as meninas, que me viam por "a esquisitinha dos livros."

  12. Não me surpreende o fato das mulheres lerem mais do que os homens, tenho prova disso no meu ciclo de amizade, minhas amigas leem mais do que os meus amigos. Mas seria ótimo se todos aderisse o hábito de ler . Agora a média de livros por ano é muito deprimente, deveria aumentar. Eu particularmente leio mais de 04 livros no mês. {: . Sou amante dos livros, não vivo sem e muita das vezes tenho costume de ler dois livros ao mesmo tempo, e ainda se passar uns tempo, tenho a capacidade de memoria muito bom e sempre recordo dos livros anteriores que li.

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.