Black Lightning é uma série de televisão americana desenvolvida por Salim Akil e exibida pela emissora The CW. Ela teve sua estreia em 16 de Janeiro de 2018 e registrou 0.8 ponto na demo, mantendo a audiência do lead-in de The Flash e marcando o melhor resultado desse horário na grade da emissora nesta temporada (com exceção da transmissão do especial Crisis on Earth-X).
A história é sobre Jefferson Pierce, que se aposentou de sua personalidade de super-herói, Raio Negro, há nove anos atrás depois de ver os efeitos que isso teve em sua família. Entretanto, ele é obrigado a se tornar um vigilante novamente quando o surgimento de uma gangue local chamada The 100 leva ao aumento do crime e da corrupção em sua comunidade.
Diferente de outras séries (como The Flash, Supergirl e Arrow), Black Lightning possui um super-herói não tão conhecido pelas massas. Por isso, trouxemos um background que poderá situar o público na trajetória desse justiceiro.
Origem
Jefferson Pierce estreou nos quadrinhos em 1977, em Black Lightning#1, sendo o primeiro herói afro-americano a ter um título próprio na DC Comics. Por muito tempo, a criação do personagem foi objeto de uma briga judicial entre a DC Comics e Tony Isabella, para saber quem levaria o crédito do feito. Recentemente, as duas partes entraram em acordo e o artista Trevor Von Eeden também passou a ser creditado.
Pierce cresceu no Beco do Suicídio. Seu pai foi morto acidentalmente durante uma ação da máfia local, fazendo Jeff e a mãe passarem por maus momentos. Crescendo, ele se pós nos estudos e no atletismo, com uma aptidão para o inglês e poesia.
Aos 18 anos, Jeff conseguiu ir às Olimpíadas, ganhando fama na mídia que ressaltava sua origem humilde no Beco. Durante o período em que ficou longe do cortiço, o jovem se casou com Lynn Stewart, com quem teve duas filhas, mas se divorciou mais tarde. Lynn se desapontou com o marido por não ser o líder comunitário que ela imaginava.
Um Herói dentro da Educação
Voltando para o Beco para o funeral de sua mãe, o rapaz ficou triste ao ver que nada tinha mudado. Decidiu arrumar um emprego na sua antiga escola secundária. Entretanto, ao ver a influência dos 100 e de seu líder, Tobias Whale, ele percebeu que precisava fazer mais do que ser um professor.
O Raio Negro
Com ajuda de um Costureiro, nome dado a quem fazia os uniformes tecnológicos dos vilões, chamado Paul Gambi, Jefferson Pierce conseguiu um uniforme e poderes. Paul era apenas um ajudante de seu irmão Pete Gambi, especialista no ramo de Costura para vilões.
Paul fez um uniforme azul com raios laterais e um cinto que energizava Jeff. Daí vieram seus poderes elétricos no início. Ele também usava um capacete que simulava cabelo black power e assim isso ajudava no disfarce.
Após muitos confrontos contra Os 100 e Tobias Whale, Jeff descobre ter um meta-gene inativo que acaba se ativando quando Pete leva um tiro por ele. Raio Negro consegue ativar seus poderes mesmo sem o seu cinto e agora passa a ser um meta-humano.
Com isso ele chamou a atenção da Liga da Justiça. Mas ao tentar testar os seus poderes e habilidades, o enfrentando disfarçados de supervilões, a Liga acaba ganhando uma recusa do herói. Mais tarde, quando Batman criou o seu grupo Renegados, Raio Negro fez parte da equipe. Nesse ponto, ele foi treinado pelo Batman em artes marciais.
Super-Poderes
Os poderes meta-humanos de Jeff são baseados na eletricidade. Black Lightning pode gerar eletricidade com seu corpo, manipular a energia, controlar outras fontes, projetar raios, voar e possui, inclusive, uma “forma elétrica”, para viajar mais rápido. O único problema é que, por muito tempo, Jeff reprimiu o poder, o deixando dormente. Por isso, por algum tempo, para conseguir usá-lo novamente, ele precisa de seu cinto especial que ajuda a energia ser conduzida em seu corpo.
Família Poderosa
Como se não bastasse ser um super-herói, a responsabilidade foi passada para suas duas filhas. Anissa Pierce tem poderes de controle da densidade, usando o codinome Thunder, enquanto sua irmã, Jennifer Pierce, a Lightning, tem poderes elétricos como o pai.