Chaves deixa o SBT após 36 anos 3
Séries e Tv

Chaves deixa o SBT após 36 anos

O ciclo de Chaves na TV brasileira chegou ao fim. Depois de 36 anos, o programa mexicano mais famoso do Brasil deixará o SBT. Os últimos episódios irão ao ar nesta sexta-feira (31), às 14h15. A emissora comunicará nos próximos minutos a saída definitiva de sua série mais longeva no ar.

A informação foi obtida com exclusividade pelo NaTelinha junto à alta cúpula da emissora, que foi pega de surpresa com a mudança contratual entre a rede mexicana Televisa, detentora dos direitos das fitas, e o Grupo Chespirito, dona dos roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014).

O SBT soube que perderia Chaves na última quarta, dia em que voltou a exibir o programa em sua grade diária, às 14h15, e viu o ibope triplicar no horário. A emissora também exibia a série nas madrugadas de sábado e nas manhãs de domingo. Aos finais de semana, também ia ao ar o Clube do Chaves, com Chapolin e outros quadros de Bolaños (Chaveco, Pancada, Doutor Chapatin e Dom Caveira). O SBT ordenou na manhã desta sexta que as afiliadas não exibam mais Chaves em qualquer horário da programação.

O mesmo impasse entre Televisa e Grupo Chespirito impediu a renovação do acordo com o Grupo Globo, que exibia Chaves e Chapolin no Multishow, e com outras emissoras pelo mundo. Até o Las Estrellas, canal de entretenimento da Televisa, tirará as séries do ar. No streaming, o Amazon Prime Video também excluiu os programas mexicanos do cardápio.

O NaTelinha apurou que, desta vez, não há o que o SBT possa fazer para reverter o contrato para o prazo anterior, que venceria em 31 de dezembro, porque o problema deve ser resolvido entre Televisa e Grupo Chespirito. As novelas mexicanas, por sua vez, ficam no ar.

Nos bastidores, comenta-se que o filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, revisou o acordo com a Televisa por ter outros projetos em relação à obra do pai. Embora não seja dono das fitas originais, exibidas até hoje, ele tem os roteiros originais e pode negociar com qualquer plataforma a gravação de um remate, por exemplo.

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Chaves deixa o SBT após 36 anos 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Séries e Tv

Leave a reply