Netflix contraria família real e rejeita aviso de que The Crown é ficção 3
Séries e TvNetflix

Netflix contraria família real e rejeita aviso de que The Crown é ficção

Aclamada pela crítica, The Crown não caiu no gosto da família real que a série se propõe a retratar. Mas a Netflix parece não se importar com a polêmica. A gigante do streaming rejeitou a ideia de colocar uma mensagem antes dos episódios avisando o público que se trata de uma história ficcional, e não um documentário sobre a rainha Elizabeth e seus parentes.

A proposta do alerta partiu de Oliver Dowden, secretário de Cultura do Reino Unido, que escreveu uma carta para a Netflix na semana passada na qual solicitava que a empresa avisasse seus 195 milhões de assinantes que The Crown é “parcialmente uma obra de ficção”. Não colou.

“Nós sempre apresentamos The Crown como uma série de drama, e temos confiança que nossos assinantes entendem que é uma obra de ficção largamente baseada em eventos históricos”, disse o serviço de streaming em uma nota ao site Deadline. “Por causa disso, não temos planos –nem vemos necessidade– de adicionar esse aviso.”

O conteúdo da carta de Dowden à Netflix não foi revelado. Em entrevista ao jornal The Mail de domingo passado (29), ele chegou a fazer alguns elogios a The Crown. “É uma obra de ficção muito bem produzida. E, como tantas outras atrações, a Netflix deveria deixar claro logo no início que é só isso. Sem o aviso, eu temo que uma geração de espectadores que não viveu esses eventos podem confundir a ficção com fatos reais”, alertou.

Apesar de The Crown desde o início ter se proposto a fazer uma versão romanceada da vida de Elizabeth, a quarta temporada irritou mais a realeza britânica por apresentar Diana, vivida por Emma Corrin. A princesa é aclamada pelo povo, e a apresentação de seu casamento tumultuado com Charles (Josh O’Connor) e o triângulo amoroso com Camilla (Emerald Fennell) não caiu bem entre os súditos.

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Netflix contraria família real e rejeita aviso de que The Crown é ficção 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Séries e Tv

Leave a reply