Derren Brown: The Push | O Poder da Manipulação

O que você jamais faria? O que te impede? Seus princípios? Sua personalidade? Sua humanidade? No novo especial da Netflix, The Push, o ilusionista Derren Brown faz experimentos sociais para provar que com o empurrãozinho certo pessoas podem cometer atos chocantes.

Para isso, Brown encontrou participantes que fossem suscetíveis a manipulação a partir de uma pré-seleção. Quatro deles foram selecionados para o programa sem que soubessem, assim todas as reações fossem espontâneas. Quando o show é iniciado, os participantes recebem pequenas tarefas que lentamente o tornam mais propensos a realizar algo inimaginável.



Programas como esse inspiram-se no estudo realizado pelo psicólogo Stanley Milgram na década de 1960. O procedimento consistia em colocar alguns participantes obedecendo uma figura de autoridade que comandava aplicar “choques elétricos” cada vez mais intensos em supostas cobaias, que suplicavam para que os choques parassem. Apenas uma minoria dos participantes se recusaram a continuar com a tortura, enquanto outros aceitaram aplicar uma descarga elétrica que poderia ser fatal para outro ser humano. A experiência pretendia inicialmente explicar os crimes bárbaros do tempo do Nazismo. 

Por trás de tudo isso há celebridades como Martin Freeman e David Tennant, uma equipe completa, vários atores e o magnífico de LouDave Elsey, vencedores do Oscar na categoria “Melhor Maquiagem e Penteados”. Toda essa estrutura faz com que The Push seja ainda mais real e intenso. Em um momento os participantes estão em um leilão, no outro eles assumem uma identidade falsa para encobrir uma morte.

Apesar da pergunta “será que ele fará isso?” ser repetida inúmeras vezes ao longo do especial, a resposta não importa ao chegarmos a conclusão do experimento. A grande questão é como as pessoas traem seus princípios pelo conformismo e pela necessidade de se encaixar em um grupo ou em uma ideologia. Como Brown diz ao final, ao entender essa fraqueza é possível nos impor e dizer uma simples e forte palavra: não.




» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
News: Primeiro poster oficial de ‘A Culpa e das Estrelas