Falta menos de um mês para o Netflix lançar a primeira temporada da série Desventuras em Série, baseada na famosa série de livros de Lemony Snicket (nome usado pelo norte americano Daniel Handler), que conta as desaventuras tragédias que acompanham a jornada dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são três jovens extraordinários que, devido a um incêndio, se vem presos nas mãos do temível Conde Olaf e precisam usar suas habilidades especiais para por um fim nas suas armadilhas e disfarces.

Sei que vocês devem se lembrar dessa história pelo filme de 2004 estrelando Jim Carrey, Meryl Streep, Emily Browning Liam Aiken. O filme não foi um grande sucesso, mas atraiu muitos leitores a livraria para explorar os livros. Mas será que você terminou a jornada dos Baudelaire? Vamos falar aqui um pouquinho dela e depois quero que você decida por si mesmo se deve entrar de cabeça nessa desaventurada história gótica.

Desventuras em Série é uma série de 13 livros, além de algumas histórias paralelas e uma prequel focada na juventude de Lemony, eu sei, parece muito. Quem é que vai querer começar uma jornada de 13 livros? Você só pode estar maluco!

Mas acredite quando digo que os livros são bem curtinhos e tem uma narrativa bem gostosa e bem divertida de se acompanhar, com um humor um tanto negro e ideal para jovens leitores se divertirem e adquirirem o gosto pela leitura.

Ao longo dos livros nós acompanhamos nossos três heróis tendo que fugir dos planos malignos do Conde Olaf, que está de olho na herança de seus pais. É divertido ver como esse mundo gótico e Steampunk está cheio de personagens caricatos. Os adultos podem ser mais malucos e infantis que as crianças, que aprecem ser as úncias com bom senso e inteligente o bastante para desvendar os mistérios. E sim, existem muitos mistérios. Ao longos dos livros os Baudelaire se vêm diante de uma organização secreta chamada C.S.C, que parece estar presa as suas vidas bem antes deles nascerem.

C.S.C é muito discutida nos livros, além de temas como nobreza e vilania, que são colocados de modos muito interessantes através desses personagens caricatos. 

Uma história com mistério, personagens malucos e uma narrativa bem diferente do normal, foi tudo que o Netflix precisou para querer transformar essa obra na sua mais nova atração. Desventuras em Série estréia 13 de janeiro no mundo todo e algo me diz que você não vai perder esse lançamento, do mesmo jeito que vai querer dar uma chance aos livros que inspirou os produtores e Neil Patrick Harris (nosso novo Conde Olaf).

Mas se você for mesmo atrás dos livros, deixe sua imaginação vagar e não espere ter todas as respostas na sua cara. Como Lemony disse, certas os mistérios são melhores deixados escondidos – acredito que foi algo assim.

Deixe sua opinião aqui :)