One Day at a Time | A cultura latina além dos esteriótipos 7
Séries e TvNetflix

One Day at a Time | A cultura latina além dos esteriótipos

Para a alegria dos fãs, a Netflix traz a segunda temporada de One Day at a Time esse mês. Para você que nunca ouviu falar da série, não se preocupe. Sente, relaxe porque vamos te ajudar a se situar.

Bom, em 1975 a versão original foi ao ar pela primeira vez e teve seu último episódio em 1983. A história é sobre Ann Romano (Bonnie Franklin), uma mãe solteira que, além das responsabilidades no trabalho, ela ainda precisa cuidar das duas filhas adolescentes, Julie (Mackenzie Phillips) e Barbara (Valerie Bertinelli), que apesar de jovens, já têm muita opinião formada.

Na versão escrita por Gloria Calderon Kellett e Mike Royce, a série centra-se em uma família cubana-americana liderada pela mãe, Penélope (Justina Machado), uma militar separada que cria um filho adolescente e cheio de energia e uma filha ativista. A mãe de Penélope, Lydia (Rita Morero), a ajuda a cuidar das crianças e nas tarefas da casa. Não podemos esquecer do proprietário do prédio e amigo da família, Schneider (Todd Grinnell) e o chefe de Penélope, Dr. Leslie Berkwoitz (Stephen Tobolowisk).

O que faz essa série ser tão especial? Seus personagens e suas histórias. Quando pensamos em latinos em séries americanas logo nos vem a cabeça personagens sexualizados, criminosos, escandalosos e com uma aparência física única. Em One Day at a Time, com um intenso cubano, os personagens vão além dos esteriótipos e mostram como são complexos.

Penélope é uma veterana que atuou no Afeganistão e até hoje sofre com os pesadelos na guerra, fisicamente e psicologicamente. Ela é interpretada por Justina Machado que sabe equilibrar muito bem os momentos de comédia e leva a audiência as lágrimas facilmente. Com essa personagem assuntos como depressão e tratamento de veteranos de guerra são trazidos à tona. 

Lydia é uma senhora religiosa, devota à família e cheia de vida. Apesar de exalar alegria, sua saída de Cuba carrega uma triste e rica história sobre imigração. Ela tem inúmeros preconceitos e uma visão um tanto limitada mas, ao longo da série, ela aprende com sua família novas formas de pensar. O carisma de Rita Morero faz com que todos queiram uma abuelita como ela.

One Day at a Time | A cultura latina além dos esteriótipos 8

Os filhos da família Alvarez não desapontam. Elena é uma garota que tem convicções muito fortes sobre o mundo. Isabella Gomez faz você se apaixonar por Elena e querer ser amiga dela por sua autenticidade. Ela traz questões como sexismo, homofobia e consciência política para dentro de casa; Alex, vivido pelo ator Marcel Ruiz, é um garoto que está descobrindo o mundo e carrega uma divertida inocência. 

Schneider é uma divertida surpresa. A princípio ele parece ser apenas um homem que se relaciona com várias mulheres e tem um ar de superioridade por isso mas, depois descobrimos, na verdade ele se mostra um real amigo dessa família. Ele passa a ser uma figura paterna para Elena e Alex, mesmo sem ter segundas intenções com Penélope. A atuação natural de Todd Grinnel faz com que ele seja visto como parte dos Alvarez, o que é interessante.

Dr. Leslie Berkwoitz teve um crescimento progressivo em tela a partir do momento em que desenvolveu uma amizade com Lydia. Stephen Tobolowisk  constrói um homem deprimido e abandonado pela filha, enquanto ela é uma mulher ativa que tenta trazê-lo para uma realidade nova. Ele vê, então, a oportunidade de abraçar essa família como sua. 

One Day at a Time é uma série que te faz rir em uma cena e chorar na próxima. Ela aborda assuntos polêmicos sem medo de quem atingirá e como. Ela quer apontar quem está certo ou errado? Não, tanto que os personagens discordam o tempo todo e são cheios de falhas. O objetivo dela é dar voz a quem ficou calado por muito tempo e foi definido por pessoas que não as entendiam.

É isso, sua vez de tirar suas conclusões. Corre já para assistir porque a segunda temporada de One Day at a Time estreia dia 26 de Janeiro na Netflix.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


One Day at a Time | A cultura latina além dos esteriótipos 9


Viviane Oliveira
Tecnóloga em Projetos Mecânicos desde 2017, estudante de Jornalismo, cosplayer, cosmaker, redatora freelancer desde 2016, amante da Mulher Maravilha e de Star Wars.

    Você pode gostar de:

    Mais Posts em:Séries e Tv

    Leave a reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.