Pesquisa brasileira sobre queimaduras é assunto em Grey’s Anatomy 4
Séries e Tv

Pesquisa brasileira sobre queimaduras é assunto em Grey’s Anatomy

Um tratamento para queimaduras desenvolvido por pesquisadores brasileiros foi assunto do episódio 17 da 15ª temporada de Grey’s Anatomy, que foi ao ar na semana passada. A proposta de utilização da pele de tilápia para tratar vítimas de queimaduras foi desenvolvida no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e vem sendo aplicada em pacientes desde 2016.

No episódio, intitulado “And Dream of Sheep”, o médico Jackson Avery (Jesse Williams) revoluciona o tratamento de queimaduras ao substituir a pele humana queimada por pele de peixe. Em uma das cenas, os personagens estão conversando e deixam claro que a descoberta é brasileira, além de mencionar que os custos e efeitos colaterais são menores que os de tratamentos-padrão.

Pesquisa brasileira sobre queimaduras é assunto em Grey’s Anatomy 5

A informação passada pela ficção condiz com a realidade. Os estudos realizados para analisar os efeitos de curativos biológicos feitos com a pele de tilápia mostram que uma das vantagens é a redução de dores e desconfortos nos pacientes, já que eles precisam ser trocados menos vezes que os curativos tradicionais. Além disso, o tratamento desenvolvido pelos pesquisadores cearenses produz melhores efeitos de cicatrização.

De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, o médico Edmar Maciel, a utilização da pele de tilápia diminui os custos do atendimento. Ele explica que o procedimento, utilizado em queimaduras de 2° grau profundo e de 3° grau, consiste em um curativo biológico temporário para fechar a ferida, evitando contaminação, desidratação e trocas diárias de curativos.

A tilápia foi escolhida porque as primeiras fases do estudo mostraram que sua utilização clínica era adequada, já que mantinha semelhanças com a pele humana, como grau de umidade, alta qualidade de colágeno e resistência. Até 2017, o tratamento já havia sido aplicado em mais de 60 pessoas. No ano passado, foi exportado para os Estados Unidos, para tratar ursos, pumas e leões vítimas de um incêndio na Califórnia.

Esta não é a primeira vez que o tratamento com pele de tilápia foi assunto em séries médicas. Em 2017, o sexto episódio de The Good Doctor também tratou da pesquisa.

Este texto foi escrito por Camila Pessoa via nexperts  / minhaserie

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Pesquisa brasileira sobre queimaduras é assunto em Grey’s Anatomy 6







Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Séries e Tv

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.