10 cenários de filmes famosos para visitar na Europa

Publicado no Catraca Livre

Um hábito típico de viajantes amantes da sétima arte é sair procurando em suas viagens pelos cenários e locações dos filmes que já viu no cinema.

Alguns lugares são turísticos e fáceis de encontrar; já outros requerem uma certa dedicação e investigação na busca.

Para você que é um desses viajantes curiosos, o Airbnb — maior comunidade de acomodações alternativas do mundo — listou 10 cenários na Europa onde 10 filmes famosos foram filmados. Não perca a chance de explorar cada um desses lugares e tirar aquela foto registro reencenando memoráveis cenas do cinema.

1 – Igreja St. Etienne Du Mont, Paris – “Meia Noite em Paris”

A famosa escadaria onde Gil se senta quando vê passar o antigo carro que o transporta para a Paris da década de 20 fica em frente à igreja de St. Etienne du Mont, logo ao lado do Panthéon. Nela está a tumba com os restos mortais de Santa Genoveva, padroeira de Paris. Se passar por lá, pare para tirar uma foto sentado em suas escadas.

2 – Livraria Shakespeare and Company, Paris – “Antes do Pôr do Sol”

airbnb-cenarios-filmes2

A livraria onde Celine e Jesse se reencontram no segundo filme da trilogia (que começa com “Antes do Amanhecer”) é a Shakespeare and Company, que também aparece em uma das cenas de “Meia Noite em Paris”. Na década de 20, era local de encontro de escritores como Ernest Hemingway, Ezra Pound e James Joyce. O lugar é todo charmoso e apertadinho, com várias estantes de literatura inglesa e sofás para sentar e ler. Fica na 37 rue de la Bûcherie, perto da Catedral de Notre Dame.

3 – Café des Deux Moulains, Paris – “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

airbnb-cenarios-filmes3

O café onde a Amélie Poulain trabalha fica localizado na 15 rue Lepic, no bairro de MontMartre, Paris. O lugar funciona normalmente e você só descobre que ali foram feitas cenas do longa ao ver o cartaz do filme em uma de suas paredes. Para os fãs de Amélie, vale a passada pelo lugar. Aproveite e visite o cabaré Moulin Rouge, que fica ali perto.

4 – Bistrot La Renaissance, Paris – “Bastardos Inglórios”

airbnb-cenarios-filmes4

Se lembra da cena em que Shosanna, sentada dentro de um bistrô francês, descobre que o soldado alemão Fredrick Zoller é um heroi nacional? A cena foi gravada dentro do Bistrot La Renaissance, que fica na 112 Rue Championnet, em Paris. A atmosfera do local é aconchegante e você se sentirá dentro do filme de Tarantino.

5 – Casa da porta azul, Londres – “Um Lugar Chamado Notting Hill”

airbnb-cenarios-filmes5

A casa onde morava o personagem de Hugh Grant no charmoso bairro de Notting Hill, em Londres, ficou conhecida por sua porta azul e é caçada por turistas cinéfilos até hoje. Assim como Julia Robert, você também pode ter uma foto sua em frente à famosa porta, que fica na 280 Westbourne Park Road. A livraria que serviu de inspiração para o filme é a The Travel Bookshop, localizada na 13-15 Blenheim Crescent, em Portobello.

6 – Pub The Globe, Londres – “O Diário de Bridget Jones”

airbnb-cenarios-filmes6

Para quem quer descobrir onde morava a atrapalhada Bridget, é fácil: fica na Bedale Street, Borough Market, London, SE1. O flat fica em cima do pub The Globe e virou atração turística depois do lançamento do filme. O restaurante grego em frente ao qual Hugh Grant e Colin Firth brigam fica ali na mesma rua, mas hoje é um mercado de vinhos.

7 – Bar Vitelli, Savoca – “O Poderoso Chefão”

airbnb-cenarios-filmes7

Nessa pequena comuna italiana na região da Sicília está localizado o bar Vitelli, lugar onde Michael Corleone pede permissão para se casar com Apollonia. O famoso bar fica na Piazza Fossia 7 e reúne fotos e objetos da época de quando o filme foi filmado, em 1972.

8 – Casa de Julieta, Verona – “Cartas para Julieta”

airbnb-cenarios-filmes8

É um lugar para ser visitado não só pelos cinéfilos, mas também pelos amantes da literatura. Na cidade de Verona, na Itália, é onde está a suposta casa de Julieta, do romance de Shakespeare, “Romeu e Julieta”. A casa data do século 12 e ninguém sabe dizer ao certo se de fato Julieta viveu ali. As paredes da entrada da casa reúnem mensagens escritas por amantes do mundo todo e lá se encontra a sacada de onde Julieta viu Romeu pela primeira vez. Há também uma estátua de bronze de Julieta –dizem que tocar seu seio direito dá sorte no amor.

9 – Plaza de España, Sevilha – “Star Wars – Episódios I e II”

airbnb-cenarios-filmes9

Para os geeks fãs de Star Wars: é possível visitar a cidade de Theed, do planeta Naboo. Ela é, na verdade, a Plaza de España e fica em Sevilha, na região de Andaluzia, dentro do Parque de María Luisa.. A praça foi construída para a Exposição Ibero-americana de 1929 e seu destaque são as paredes de azulejos, que retratam cada uma das províncias do país.

10 – Casa de Anne Frank, Amsterdã – “A Culpa é das Estrelas”

airbnb-cenarios-filmes10

Outro lugar também para os amantes da literatura visitarem: a casa onde morou Anne Frank e sua família, escondidos para fugir da perseguição nazista. No filme “A Culpa é das Estrelas”, a protagonista Hazel vai até Amsterdã para conhecer seu autor predileto e acaba visitando a casa de Anne Frank, hoje um museu aberto para visitas.

via Airbbn

Leia Mais
Novidades sobre The Edge of Always no Brasil