5 dicas para que você REALMENTE APRENDA a matéria antes das provas 3
Top

5 dicas para que você REALMENTE APRENDA a matéria antes das provas

Decorar e aprender são atividades bastante diferentes, sobretudo para o estudante que, com os vestibulares e as provas se aproximando, tem que estar com os conteúdos na ponta da língua. Por isso, para que você tenha certeza de que está absorvendo as matérias e não meramente guardando-as por um breve período, a Universia Brasil separou algumas dicas valiosas. São elas:

1 – Teste seus conhecimentos diariamente
Testar se você compreendeu a matéria fazendo exercícios ou simplesmente discorrendo sobre a matéria sozinho, ajuda você não apenas a simplesmente memorizar os conteúdos, mas também a fazer com que sua absorção seja ainda mais profunda.

2 – Largue seu celular um pouco
É verdade que, se utilizados de uma maneira saudável, os celulares podem até te ajudar nesse processo de aprendizagem. No entanto, estudos recentes apontaram uma relação entre uso exagerado dos celulares e ansiedade, um dos fatores que mais afeta o desempenho dos alunos na sala de aula. Não bastasse isso, passar muito tempo em digitando no seu smartphone geralmente coíbe o estudante de praticar esportes, atividade comprovadamente ligada à melhora da memória a longo prazo.

3 – Esqueça dessa mania de tentar memorizar tudo
Embora essa seja uma técnica usada pelos alunos como preparo para aquela prova que ele não tem muito interesse, na hora do vestibular pode atrapalhar. Ao memorizar um conteúdo, sua capacidade de se lembrar de detalhes, por incrível que pareça, é afetada, algo bastante importante nas questões de múltipla escolha, por exemplo. Para de fato aprender, você deve lidar com a matéria por algumas semanas, praticando o máximo possível.

4 – Use a música como aliada
Quando você está aprendendo um novo idioma, ouvir músicas pode ajudá-lo não apenas a melhorar sua capacidade de compreensão, como também a expandir seu vocabulário com expressões usadas rotineiramente nos países falantes dessa língua. Além disso, você deve conhecer os benefícios que as músicas podem trazer quando o assunto é lembrar as fórmulas de física, certo? Portanto, não perca tempo. Seja escutando músicas já existentes ou criando suas próprias, use-as a seu favor para estudar.

5 – Durma
Você já deve ter ouvido da sua mãe que, para ter um bom desempenho na escola, você deve dormir bastante. Bem, por mais que seja ótimo usar essa desculpa para cochilar durante a tarde, pesquisas mostram que a relação entre o sono e o aprendizado é outra. O mais apropriado a se dizer é que a hora em que você vai dormir influencia na sua compreensão da matéria, ou seja, se você dormir logo depois que você ler a matéria, as chances de você absorver os conteúdos a longo prazo são muito maiores.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


5 dicas para que você REALMENTE APRENDA a matéria antes das provas 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Top

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.