Conheça dona Lourdes, 84 anos, leitora ávida e fanática por “As crônicas de gelo e fogo”!

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma das séries de livros mais famosa da atualidade. A história é uma eterna disputa pelo trono entre vários personagens e faz muito sucesso no mundo todo, principalmente com os jovens.

tumblr_n42yjfuiOg1t3ml1po1_500



Dona Lourdes é uma jovem senhora de 84 anos apaixonada por livros, e leu “As Crônicas” pela primeira vez quando seu neto emprestou, há 8 anos atrás. Ela contou que sempre adorou Monteiro Lobato, e que chegou a ler a biografia do autor.

12 segredos sobre os bastidores de ‘Game of Thrones’

Reconhece que não vê nenhuma semelhança entre os dois escritores, mas ama ambas as obras. Apaixonada por quadrinhos desde pequena, disse que na época em que ficou no Internato teve problemas, porque revistinhas assim eram proibidas lá dentro, então pedia ajuda para outras mulheres para “contrabandear” seus quadrinhos lá pra dentro.

Hoje em dia ela dá aula de Pintura e Tecido em Nova Sepetiba, e abriu uma empresa para que as meninas da comunidade ganhassem um dinheirinho extra com a arte. Ela tem sempre ótimas histórias sobre a vida, as aulas e a família.

tumblr_np9douAvAR1s5m21go2_500

– Conta um pouco sobre a história dos livros.
– Ihhh, mas aí vou ter que lembrar muito, meu filho.
– E quantos livros a senhora já leu?

– Ah, Jesus! Não sei. Eu leio desde o primário. Eu morava na roça e, desde o primário, subia num abacateiro lá em casa pra ler. Hoje eu fico pensando o quanto a árvore é fraca e como isso era perigoso. A sorte é que eu era pequenininha e magrinha. Meus irmãos nunca gostaram muito de leitura, só eu mesmo. Aí eu li Monteiro Lobato todo, que foi um presente do meu pai. Aliás, ele me deu muitos livros. Também gostava muito de ler. Aí quando eu fui pro Internato não tinha muita coisa pra fazer, então eu caí nos romances.

Li muito Agatha Christie, mas isso é mais recente. Eu gostei dessa série porque ela é moderninha, né? É coisa de jovem e ocupa a cabeça da gente. Muito legal, muito legal mesmo. Eu adoro a união da família. Apesar de terem personagens que são filhos de outros pais e outras mães, é todo mundo muito unido.

Hoje em dia eu não vejo nenhum jovem lendo Monteiro Lobato, a televisão estragou tudo. Eu nunca consegui ler a Bíblia inteirinha, mas acho engraçado que as minhas alunas estão adorando a novela dos Dez Mandamentos, mas não faziam ideia de que isso tudo estava na Bíblia, aí elas ficam me perguntando “Que praga vem agora?”. Mas vou te contar: as atuações não são boas não.

Leia Mais
Especial: Novos integrantes da equipe do Burn Book