Séries tornam você uma pessoa melhor, revela pesquisa 12
Top

Séries tornam você uma pessoa melhor, revela pesquisa

Publicado no brasilpost

Pode se jogar no sofá e ver seus seriados favoritos sem culpa. Uma pesquisa feita por psicólogos revelou que as séries de TV aumentam seu poder de empatia – e tornam você uma pessoa melhor.

U4QlcZ4

Para chegar à conclusão, os pesquisadores pediram a um grupo de voluntários para assistir a alguns episódios de uma série prestigiada (Lost, Mad Men, The Good Wife ou The West Wing) ou a algum documentário (Como o universo funciona, NOVA Colosseum, ou Shark Week). Uma terceira turma não precisou ver nenhum desses programas, apareceram apenas para a etapa seguinte da pesquisa.

Todos, então, fizeram um teste para “ler a mente dos outros através dos olhos”. Avaliaram 36 pares de olhos e tiveram de adivinhar as emoções sentidas no momento da foto (raiva, inveja, arrogância ou pânico). E quem havia visto os seriados acertou bem mais do que os outros – o grupo de controle (os que não viram qualquer programa) teve o pior desempenho.

tumblr_md1boruVx31qi6m23o1_500

É que prestar atenção em uma história ajuda a entender melhor o que se passa na cabeça dos outros. Como se você conseguisse, por meio dos personagens da ficção, captar mais pistas sociais e prever o que os outros sentem ou vão dizer a seguir.

Basta parar para analisar: quantas vezes você não adivinhou como Don Draper ia reagir na cena seguinte? Até que faz sentido, não?

9228013

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Séries tornam você uma pessoa melhor, revela pesquisa 13


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Top

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.